JBC anuncia os Vencedores do 1º Brazil Manga Awards!

vencedores_2014_

Olha só que Bacana, acabamos de receber um e-mail da JBC, com o resultado do Brazil Manga Awards. Como foi de surpresa, copiei ele na integra e repassando a vocês, confira ai:

Brazil Manga Awards – Primeira edição do concurso chega ao fim.


No Henshin+ de 2013, a Editora JBC anunciou seu primeiro concurso nacional de mangás, o Brazil Manga Awards. Em uma atitude inovadora, a JBC decidiu dar um incentivo ao mercado nacional de quadrinhos, dando uma chance para novos talentos mostrarem seus trabalhos e, no caso dos vencedores, até serem publicados.
Ao longo dos meses que se seguiram ao evento, a editora liberou aos poucos as informações e detalhes do concurso: seriam aceitas histórias de 24 a 32 páginas, de tema livre e em português, com prazo de inscrição até 31 de janeiro de 2014. Também foi criado o site oficial do evento: http://brazilmangaawards.com.br/, que contém o regulamento completo desta edição do concurso.
Um outro diferencial do BMA foi uma parceria firmada entre a JBC e o Consulado Japonês, permitindo que todos que se inscrevessem no BMA pudessem optar por também terem seus trabalhos enviados para o International Manga Award, prêmio realizado anualmente pelo governo japonês.
Ao todo, a editora teve 185 inscrições válidas, sendo que 113 deles optaram também pela pré-inscrição no concurso japonês. Apesar dos competidores serem majoritariamente da região sudeste, com pouco mais de 60% do total, os inscritos das regiões sul, centro-oeste e nordeste, atingiram certa paridade, se alinhando na faixa dos 10%, com 15,1% para nordeste, 12,41% para o sul e 8,1% no centro-oeste. A região norte aparece um tanto abaixo das demais, com apenas 2,2%.
Um dado interessante é que a maior parte dos participantes é do sexo masculino e tem uma idade média de 25 anos. Apesar do tema livre, grande parte das histórias recebidas foi voltada para temas de ação e aventura. Ao mesmo tempo, isso não impediu a chegada de muitas histórias de comédia, romance e alguns trabalhos de drama.
As obras foram separadas e avaliadas pela redação de conteúdo e o pessoal da comunicação da JBC, que selecionaram as 24 melhores. As avaliações foram pautadas em três critérios: arte, roteiro e originalidade, com notas de 0 a 10.
O corpo de jurados do concurso, composto por Fábio Yabu (autor de Combo Rangers), Cassius Medauar (Gerente de Conteúdo da Editora JBC), Arnaldo Oka (tradutor de mangá e ex-chefe de tradução da Editora JBC) e pela Profª Drª Sônia Luyten (maior especialista em mangá da academia brasileira) fez a avaliação final. Os jurados escolheram os cinco melhores trabalhos, baseados nos mesmos critérios da avaliação anterior.
Os vencedores da primeira edição do Brazil Mangá Awards foram anunciados no Henshin+ de 2014, que foi realizado no último sábado. Confira abaixo:

Starmind – de Daniel Guimarães Assunção Bretas Ferreira e Ricardo Yoshio Okama Tokumoto;
Entre monstros e deuses – de Pedro Leonelli e Dharílya Sales Rodrigues;

fabula – de Ivys Danillo Jayme Portela e Breno Fonseca;
Quack – de Carlos Antunes Siqueira Júnior;

Crishno: O Escolhido – de Francis Angelo Sbalqueiro Ortolan e Lielson Zeni.

As cinco histórias escolhidas serão publicadas em um mix especial, que deve ser lançado até o final de 2014.
Mas a votação foi apertada entre os doze primeiros, e os trabalhos classificados do 6o ao 12o lugares receberão uma menção honrosa no site do concurso. E, se tudo der certo, todas as histórias recebidas serão disponibilizadas em formato digital no site do concurso.
A Editora JBC agradece e parabeniza todos os inscritos na edição 2013/14 do Brazil Manga Awards. A ideia é que o concurso seja anual, e a JBC também aproveitou o Henshin+ para anunciar que a segunda edição está confirmada para este ano, o BMA 2014/15.

Excelente Iniciativa, ótimos trabalhos e artistas foram reconhecidos e divulgados, agora é só esperar chegar em nossas mãos!

bma-abre

Um VIVA para a JBC!