Nintendo encerra suas atividades no Brasil

Nintendo LogoE quando acreditávamos que 2015 poderia ser um ano de muitos avanços para o nosso país, eis que surge a notícia triste do dia para os gamers brasileiros. A Nintendo anunciou nesta sexta-feira (09/01) a interrupção no Brasil da venda de seus produtos, como os videogames 3DS e os games de famosas franquias como Super Smash Bros e “The Legend of Zelda.

The Legend of Zelda

A suspensão ocorre porque a distribuidora Gaming do Brasil, que nos últimos quatro anos foi o canal oficial de venda de games e consoles da desenvolvedora japonesa, encerrou suas operações no país. A Gaming do Brasil é subsidiária da Juegos de Video Latinoamérica, GmbH, que representa a Nintendo em toda a América Latina. A atuação na região, porém, vai continuar.

Em nota, o diretor e gerente geral para a América Latina da Nintendo of America, Bill van Zyll, atribuiu ao ambiente de negócios brasileiro a decisão de sair do país:

“O Brasil é um mercado importante para a Nintendo e lar de muitos fãs apaixonados mas, infelizmente, desafios no ambiente local de negócios fizeram nosso modelo de distribuição atual no país insustentável ”.

“Estes desafios incluem as altas tarifas sobre importação que se aplicam ao nosso setor e a nossa decisão de não ter uma operação de fabricação local. Trabalhando junto com a Juegos de Video Latinoamérica, iremos monitorar a evolução do ambiente de negócios e avaliar a melhor maneira de servir nossos fãs brasileiros no futuro”.

Super Smash Bros Wii U

Segundo a Nintendo, a venda física de jogos (cartuchos e CDs) e consoles continuará somente enquanto houver itens nos estoques da distribuidora e das lojas de varejo. Os games em formato digital continuarão a ser comercializados no país. Mas a venda de videogames está com os dias contados.

A notícia vêm repercutindo em diversos sites e também nas redes sociais. Muitos gamers fãs dos jogos da Nintendo postaram várias mensagens de carinho e agradecimento pela empresa, por esses anos que ela atuou no Brasil.

Novos consoles, velha burocracia:

Segundo informações do site UOL Jogos, não é de hoje que a relação da Nintendo com o Brasil é problemática. Há mais de um ano é impossível para muitas pessoas comprar conteúdo na loja online eShop do portátil Nintendo 3DS. Isso porque a Nintendo não se adequou à regulamentação bancária que impede que cartões de crédito de certos bancos, como Bradesco, Itaú e Santander efetuem operações em lojas online que apresentam preços em reais, mas cobram em dólares.

A loja online do Wii U então sequer existe – e a Nintendo aponta como motivo para isto justamente o problema citado acima.

Nintendo Wii U

A inexistência do eShop de Wii U aqui impede jogadores de comprarem conteúdo exclusivo online, como os games clássicos do Virtual Console, e gera outras situações inusitadas: Mario Kart 8 recebeu um conteúdo extra gratuito que brasileiros não conseguem baixar pois é necessário acessar a loja online.

Tanto a Microsoft quanto a Sony enfrentaram a mesma situação com suas respectivas lojas online para consoles, mas conseguiram solucionar e oferecer alternativas ainda em 2013.

– É, sobrou pros gamers comprarem seus jogos da Nintendo agora só pela internet mesmo.

– E ai, o que acha? Triste pela notícia? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

Mais noticias sobre Games? Clique neste link!