{Quinta-Sama} Desligue a TV e vá para a internet!

Olá pessoal, o artigo de hoje é baseado em algumas notícias que eu li pela rede, sendo que na maioria delas, são destacadas as adições de animes no Netflix, o que no faz perceber que a TV Brasileira ignora este tipo de material nos dias de hoje.

Num tópico levanto pelo Lau, com o título Aonde foram parar os animes da TV Brasileira choveu de comentários com várias opiniões interessantes (Sim, nós lemos todas!).

school rumble tv anime

Parece que depois do auge dos animes na década de 1990, seguindo pelo inicio dos anos 2000 quando até a poderosa Rede Globo se entregou as produções japonesas, foi apenas um “boom” temporário. Depois do fim da filial brasileira do canal Animax, parece que os otakus brasileiros ficaram órfãos e o que restou na TV praticamente respira por aparelhos.

O que sobrou na TV Brasileira?

RedeTV logoNão sei se todos sabiam, mas a RedeTV ainda tem alguma coisa de anime na sua programação (mesmo que seja somente Pokémon e Inazuma Eleven já é alguma coisa). Mas por causa da baixíssima audiência e muitas mudanças de horários, é difícil saber que horas que vai entrar no ar (e quando vai entrar no ar).

A TV Bandeirantes chegou até a algum tempo atrás segurar na sua programação Band logoanimes como Os Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Kai (substituído por Dragon Ball GT). A emissora chegou a anunciar que iria voltar a exibir Dragon Ball em sua programação para 2015, mas sem data ainda (Vou ficar de olho se sair alguma novidade).

rbtv logoEnquanto isso, a Rede Brasil de Televisão (RBTV), emissora que pega em sinal aberto em São Paulo e algumas outras cidades brasileiras e está disponível nas TV’s por assinatura, exibiu durante o ano de 2014 a primeira temporada do anime Sailor Moon (Sim, aquela abertura da falecida Gota Magica-SP) e alguns tokusastus clássicos do tempo da TV Manchete. Porém, assim como a RedeTV, a emissora trocou o anime diversas vezes de horário que agora está indo ao ar as 7h e as 10h da manhã, todas as Quintas.

Confira a grade de programação da RBTV

Falando em emissoras fechadas, a PlayTV exibe uma vez por semana episódios play tv logodos animes Bleach e Death Note. Além dela, o Cartoon Network continua a exibir Pokémon em sua grade (e em diversos dias e horários) e o canal Tooncast (que pertence a Turner, mesma empresa do Cartoon Network) exibe a primeira temporada de Pokémon e recentemente começou a exibir também a primeira temporada de Dragon Ball.

No ano passado, O grupo Box Brasil, dona dos canais de TV por assinatura Prime Box Brazil e Music Box Brazil anunciaram o lançamento de uma nova emissora chamada “WE” e também já havia anunciado a exibição do anime Shin Sekai Yori (From the New World) de 2012. Porém, nada mais se confirmou de lá pra cá.

Realmente os fãs brasileiros não têm quase opções de ver os animes pela TV, restando à solução alternativa de migrar para a internet, já que os sistemas on-demand está sendo usado pelos usários de diversas partes do mundo e segundo eles próprios, é o jeito mais prático de assistir algo que goste, com pausa no meio do programa e também na hora que quiser.

O que tem na internet:

Não, não é meu quarto, infelizmente :(
Não, não é meu quarto, infelizmente 🙁

No caso do Japão, os canais online da Aniplex, Nico Nico e Bandai Channel são os mais populares. Nesses três é possível assistir a maioria dos animes que são lançamentos de temporada e em alguns casos, disponibilizam os episódios com legendas em inglês.

Netflix logoNo Brasil, um dos sites que está adquirindo séries de maneira licenciada é o Netflix, que vem ganhando uma verdadeira invasão de animes em sua grade. Em 2014, o serviço de transmissão de vídeos disponibilizou aos usuários brasileiros séries como Sword Art Online, Madoka Mágica, Tonari no Kaibutsu-kun, Doraemon, Ikkitousen, Hunter x Hunter, Arpeggio of the Blue Steel, Magi, Gintama, Ao no Exorcist, Fate/Zero além dos filmes A Viagem de Chihiro e Pokémon O Filme: Kyurem Contra a Espada da Justiça.

Em especial, o site disponibilizou o anime mecha Knights of Sidonia (Sidonia no Kishi) exibido originalmente no Japão entre Abril a Julho de 2014 e com dublagem brasileira (Confira a matéria). Para este ano, já foram anunciadas as inclusões de Naruto Shippuden, Yu-Gi-Oh, Digimon, Os Cavaleiros do Zodíaco – A Saga do Santuário: O Filme, O Robô Gigante, Dinossauro Rei e Inazuma Eleven, sendo a maioria delas com dublagens brasileiras.

Outra grande empresa que chegou ao Brasil e está seCrunchyroll logotipo popularizando já faz algum tempo por aqui é o Crunchyroll. Assim como alguns sites japoneses, este exibe os episódios dos animes e doramas apenas 1 hora depois da exibição normal no Japão e na linguagem de cada país. Mas infelizmente nem tudo são flores, já que para os serviços do site no Brasil e Portugal (Crunchyroll pt) mesmo já contendo um repleto acervo de séries com legendas em português, não são todos os animes da temporada que são disponibilizados.

Já um terceiro site de transmissão de animes que ficou conhecido recentemente parece que quer se aproximar ainda mais dos fãs de países de língua portuguesa. O Daisuki.net Daisuki net Logofoi criado em 2012 por uma união de empresas que trabalham com a indústria do anime como estúdios, produtoras e distribuidoras, com o intuito de transmitir para o ocidente animes de forma legal e gratuita. Além dos animes, o site também conta com transmissões ao vivo de alguns programas do Japão e possui uma loja virtual.

Recentemente, o site divulgou que está disponibilizando o anime Kuroko no Basket em língua portuguesa no sistema de simulcast e já anunciou que em breve deverá adicionar outras séries neste mesmo sistema. Porém, o acervo do Daisuki ainda é bem pequeno perto dos outros sites.

Obs: Estes três sites e os sites japoneses citados acima, disponibilizam as opções de assistirem vídeos tanto pelo Computador, Smart TV, smarthphones Android e iOS, tablets e alguns deles tem disponibilizade de assistir pelo videogames Xbox 360 e Playstation.

Além desses e de outros sites que muitos de vocês conhecem, o que nos resta a pensar é que da atual situação que está a TV brasileira, por enquanto só nos resta mesmo à internet como a luz de esperança.

Keep Calm and Watch anime

– E ai, o que acha? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

Mais notícias de Animes? Clique neste link!