{Quinta-Sama} Você batizaria seu filho(a) com nome de personagem?

O Quinta-Sama de hoje traz uma curiosidade bem interessante para vocês caros fãs de animes e cultura japonesa. "Você colocaria em seu filho o nome de algum personagem de seu anime ou mangá preferido?". Um site japonês fez uma pesquisa com seus leitores, mas será que aqui no Brasil essa moda pegaria? 
Lembrando que o intuito deste artigo é apenas para despertar a curiosidade, sem discriminar ou ofender culturas e/ou pessoas. Aprecie-o como um mero passatempo informativo e opinativo. Divirta-se!!!

Quinta-Sama - nome de personagemApesar de todos os problemas em que o país vem passando, o Brasil ainda é um dos países que tem uma alta taxa de natalidade, fato que aponta o histórico crescimento da população desde meados de 1950. Quando nasce uma criança, em muitas culturas é comum os pais quererem homenagear algum parente dando o seu nome ao bebê, como em casos que a criança tenha o nome do tio, do avô, etc. Também é comum o pai dar o seu próprio nome a criança como se esta fosse sua imagem espelhada (geralmente, esta ganha no final do sobrenome termos como “Filho” ou “Junior”). 

As vezes os pais vão um pouco mais além e procuram nomes de destaques para colocarem em seus filhos, com a intenção de homenagear algum ídolo, seja ele cantor(a), ator ou atriz de cinema ou TV e principalmente nomes de esportista (no caso do Brasil, jogadores de futebol, já que este é o esporte mais popular por aqui). Mas será que para nós, fãs de animes, mangás, tokusatsus e da cultura japonesa em geral, isso cairia bem?

No Japão, poderíamos considerar esta pratica bem comum, já que praticamente 99% dos personagens de animes e mangás tem nomes japoneses. Nisso, também consideraríamos que para um descendente oriental, um nome de personagem de anime seria algo comum do mesmo jeito que os pais colocam nomes de personagens de novelas em seus filhos, por exemplo: Sempre quando tem novelas do escritor Manuel Carlos e fazem muito sucesso, nascem muitas meninas com o nome de “Helena”.

Esta semana, o Ebook Japan, provedor de mangás digitais, fez uma pesquisa com seus leitores perguntando: “Se você fosse batizar o seu filho com o nome de personagem de anime ou mangá, qual seria?”. Esta pesquisa obteve 701 respostas de usuários, sendo 171 homens e 530 mulheres, todos na faixa de 20 a 30 anos de idade.

Dos nomes mais citados pelos usuários, o site divulgou os 3 que mais apareceram em cada categoria. Vamos dar uma olhadinha nesses resultados:

TOP 3: Nomes para meninos – escolhidos pelas mulheres:

3º – Shota (Kimi ni Todoke)Shota - kimi ni todokeAmigável, paciente e com os olhos apenas para o seu verdadeiro amor, apesar de ser muito popular com seus colegas, principalmente as do sexo feminino.

2º – Ren (Nana)Ren Honjo - NanaA história dele durante a série é um pouco triste se fomos nos levar para este lado, porém, o personagem é um músico bonito e talentoso.

1º – Kou (Ao Haru Ride)nome de personagem - kou - ao haru ride O perturbado e misterioso Kou, protagonista de Ao Haru Ride, sem duvida ficou em primeiro impulsionado pelas adaptações da série em mangás, anime, peça teatral e filme em live-action. Mesmo sendo desse jeito meio estranho, ele consegue chamar a atenção de muitas mulheres que acompanham a série.

TOP 3: Nomes para meninos – escolhidos pelos homens:

3º – Jotaro (Jojo’s Bizarre Adventures)Jotaro Kujo - Jojo's Jotaro é um dos nomes mais incomuns  na lista do Ebook Japan, mas sua popularidade deve ter ganhado força por ser um dos heróis mais queridos dos mangás.

2º – Kaede (Slan Dunk)Kaede - Slam Dunk Kaede é um nome que pode ser considerado tanto para meninos como para meninas. Porém, a popularidade do personagem na série de basquete, mostra que este é um nome legal que os pais gostariam de colocarem em seus filhos.

1º – Tsubasa (Captain Tsubasa)
tsubasa ozora - captain tsubasa
Este talvez seria um dos nomes que se encaixaria em filhos brasileiros, mas neste caso, seria preferível o primeiro nome do personagem, Oliver (na versão brasileira, é claro!). Os pais com certeza gostariam de colocarem este nome já que Tsubasa se tornou um dos maiores jogadores de futebol do Japão, na série de animes de mangás.

TOP 3: Nomes para meninas – escolhidos pelas mulheres:

3º – Futaba (Ao Haru Ride)Futaba Yoshioka - Ao Haru RideA outra protagonista de Ao Haru Ride aparece na lista muito provavelmente levada também pela popularidade da série. Ao mesmo tempo, Futaba vive seu interesse romântico em Kou e também uma crise de identidade.

2º – Chihaya (Chihayafuru)Chihaya - chihayafuru 2Chihaya é uma competitiva jogadora de “Karuta”, o jogo de cartas dos 100 poetas muito comum no Japão. Ela é honesta, bonita, culta, amigável e principalmente uma jogadora muito determinada e competitiva. Ideal para mães que gostariam que suas filhas fossem mais aplicadas e menos romancistas (será?).

1º – Sawako (Kimi ni Todoke)sawako - kimi ni todokeTímida, pura de coração e discretamente bonita, Sawako vive cada dia tentando se aproximar de Shota. Não sei se seria uma boa, vai que alguns colegas de escola resolvem também botar apelido de Sadako nela (espero que não).

TOP 3: Nomes para meninas – escolhidos pelos homens:

3º – Sakura (Naruto)Sakura - narutoQue cara não gostaria que sua filha crescer e se tornar um forte guerreiro ninja? Mas se fosse pra escolher Sakura, pelo menos pra mim, seria com referência a Card Captors!

2º – Chihaya (Chihayafuru)Chihaya - ChihayafuruNovamente ela! Foi a única personagem a aparecer nas listas de escolhas de homens e mulheres. Diríamos então que Chihaya é o nome que é mais provável aparecer em bebes, graças a popularidade da personagem.

1º – Minami (Touch)minami - touchA personagem bonita e graciosa apresentada é de um mangá um pouco mais antigo que os demais (provavelmente mais conhecido por pessoas em torno dos 30 anos de idade), ainda assim tem inúmeros fãs em todo o mundo. Porém o nome Minami é um dos mais comuns entre os apresentados e tem sido muito popular por várias gerações, mas que também pode ser um sobrenome bastante comum, como no caso das irmãs do anime Minami-Ke.

A Crônica:

O que dá pra entender é que as mulheres são mais atraídas por séries shoujo enquanto os homens preferem ação e esportes. Muitas vezes, a determinação do personagem chama mais a atenção do que a sua beleza (claro que este nunca vai ser um fator descartado).

Bom, isto daria muito certo para  dessedentes de japoneses, já que todos são nomes comuns. Mas e no Brasil hein?! Você arriscaria dar algum nome de personagem de anime ou mangá ao seu filho, ou prefere escolher entre Helena, Maria, José, João, Luiz “(^.^)v” e por aí vai?

– Artigo elaborado com pesquisa ao RocketNews24 e Ebook Japan.

– E ai, o que acha? Qual nome de personagem você escolheria para seu filho(a)? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

Confira outros Artigos do Quinta-Sama aqui no Anime Xis!

Mais notícias de Animes? Clique neste link!