{Quinta-Sama} Animes de Escolas de Magia são… ?

Olá caros leitores do Anime Xis. O Quinta-Sama de hoje é apenas uma reflexão que surgiu após eu comentar com o Lau nos bastidores da nossa redação, que Animes de Escolas de Magia parecem tem enredos muito manjados e usam sempre uma mesma base para desenvolverem suas histórias? Será que faltam roteiros melhores? Será que precisam de alguma inovação neste gênero? Ou será que sou eu que estou equivocado?
Lembrando que este artigo é apenas uma reflexão baseada em poucos animes deste gênero que eu já assisti APENAS para de criar opiniões e discussões sobre o assunto, sem qualquer intenção de ofender fãs e pessoas relacionadas a este tipo de trabalho. Desfrute-o como um mero passatempo e fique a vontade para comentar. Divirta-se!

Animes de escolas de magia - Quinta-SamaAnimes de Escolas de Magia sempre chamam a atenção do publico e quando vão ao ar, muitos deles se destacam entre outros títulos que estão sendo exibidos em uma mesma época. Este tipo de anime reúne dois gêneros muito fortes que atrai principalmente o grande público adolescente: Escolar e Magia. Se pararmos pra pensar, são dois gêneros que são facilmente associados a outros gêneros de animes como Shoujo, Shounen, Fantasia, Harém, Ecchi e Hentai.

Claro, há uma diferença em animes que o personagem ou personagens usam magia mas estudam em uma escola comum (ex: Sakura Card Captors, Sailor Moon, To Aru Series, Fate/Stay Night, etc) e animes que literalmente se passam em escolas de magia, sendo justamente estes de que eu me refiro.

Eu não sei dizer ao certo, mas creio que a maioria dessas adaptações em animes de escolas de magia parecem que seguem um mesmo tipo de história: Uma escola de magia sempre muito bonita, onde tem estudantes talentosos e o personagem principal sempre apresenta uma diferença, ou ele é forte demais sendo mais habilidosos que os demais, ou ele é fraco demais sempre apresentando defeitos que são corrigidos durante a série.

Zero no TsukaimaVou começar baseando o artigo em uma série muito conhecida por vocês, Zero no Tsukaima. Eu assisti apenas poucos episódios e nem se quer cheguei a ler a light-novel original (Que infelizmente ficou inacabada por causa do falecimento do autor em Abril de 2013), mas conheço muito bem o enredo. Nesta série, Louise acaba sendo chamada de “Zero Louise” pelos seus colegas da Academia de Magia Tristain por nunca conseguir usar magia da maneira que ela quer.

Neste enredo, apresenta como personagem principal, uma estudante de magia que tem dificuldades para usar seus poderes. Claro, há séries mais antigas que tem enredos parecidos, mas vou me focar em alguns que venho assistindo recentemente que seguem esta mesma linha, colocando o personagem principal em destaque com aquele diferencial de sua magia do que na magia dos demais estudantes.

Em 2014 acompanhei três animes deste gênero: Seikoku no Dragonar (Dragonar Academy), Seirei Tsukai no Blade Dance e Mahouka Koukou no Rettousei. Neste ano de 2015 estou acompanhando Absolute Duo, Juuou Mujin no Fafnir e Seiken Tsukai no World Break.

Animes de escolas de magia - Seikoku no DragonarSeikoku no Dragonar se passa em um mundo onde os cidadãos chamados criadores treinam seus amigos dragões. Raças de dragões nascem e esses criadores são chamados de com Seikoku, também conhecidas como marcas estrela. O personagem principal, Ash Blake que se torna aluno da Dragonar Academy, acaba um dia encontrado a filhote de dragão Eco, que aparece em forma humana e trata seu criador como seu empregado ou um animal de estimação domesticado. No decorrer da série, Ash usa seu poder junto a Eco para invocar uma especie de arma onde ele batalha contra outros dragões.

Juuou Mujin no Fafnir - Temporada de Inverno 2015Em Juuou Mujin no Fafnir (que apesar da imagem, não é bem um Mahou Shoujo), também tem dragões, mas até agora pelo que eu vi na série, todos são inimigos. Porém, a história conta sobre as “meninas D” que possuem poderes de dragões. O personagem principal, Yuu Mononobe é o único do sexo masculino que tem esse tipo de poder e é forçado a ir para a Academia de Midgar, cheio de estudantes do sexo feminino. Até esta data o anime ainda não acabou, mas já deu pra perceber que Yuu tem aquele diferencial que as outras alunas não tem. (não vou revelar mais o enredo, isso já seria spoiler).

Daí a gente percebe que as coisas vão fazendo sentido, porque ao falar de personagens que se destacam por serem melhores que os outros, temos ai Seirei Tsukai no Blade Dance e Seiken Tsukai no World Break onde há algumas semelhanças (além dos nomes dos dois animes, é claro).

Animes de escolas de magia - Seirei Tsukai no Blade DanceNo primeiro citado, Blade Dance, o personagem Kamito Kazehaya é o único elementista homem do mundo (algo que já vimos em Fafnir) e forma um contrato incompleto com o espirito da espada Est, que na hora da batalha se transforma em uma espada sagrada. Além disso, a sua companheira na Areishia Spirit Academy, Claire Rouge, é uma elementista do fogo, mas no começo da história tem certas dificuldades de usar sua magia, além dela vir de uma família nobre (algo parecido com Zero no Tsukaima). Alguns personagens dessa série mostram altos níveis mágicos e determinação nas batalhas, além de conterem backgrouns bem interessantes (O antes e depois da história atual já não posso contar senão seria spoiler novamente).

Seiken Tsukai no World Break - animeFalando em passado dos personagens, isso conta muito em Seiken Tsukai no World Break, onde as vidas anteriores dos personagens principais são contadas. Nesta série, Moroha Haimura que é o personagem principal tem duas vidas passadas, uma ele era chamado de Flaga Shirogane, que tinha uma vida amorosa com o passado de Satsuki Sarasha, apesar deles serem irmãos (incesto detected!) e na outra vida ele era chamado de Shu Saura, que tinha um relacionamento com a vida passada de Shizuno Urushibara. Assim como Kamito em Blade Dance, Moroha também consegue invocar sua espada sagrada e também presenta uma força de combate superior aos outros estudantes dessa escola de magia.

Absolute DuoEm Absolute Duo, a Kouryou Academy recebe alunos conhecidos como Exceed (não são os gatinhos de Fairy Tail) que são pessoas capazes de invocar armas conhecidas como “Blaze” através de suas almas. Tooru Kokonoe se destaca por ser um aluno que ao invés de invocar uma arma de ataque, possui uma arma de defesa (um tipo de escudo), que faz com que ele seja conhecido como irregular. No decorrer da história, ele faz um Duo (dupla) com Julie Sigtuna, uma menina bonita com o cabelo prata e olhos vermelhos que se dedica muito para ajudar Tooru. Nisso, eles criam um elo de um proteger o outro.

Mahouka Koukou no ReittoseiJá em Mahouka Koukou no Rettousei, os irmãos Shiba, Tatsuya e Miyuki tem esse tipo de elo parecido, sendo mais forte a intenção de Tatsuya em proteger sua irmã, além dos alunos da Primeira Escola de Magia do Japão. O detalhe é que diferente das séries citadas até agora, Tatsuya não possui qualquer tipo de magia, mas tem uma grande inteligência capaz de desenvolver armas magicas e melhorar o desempenho de seus colegas, além de estar envolvido em um mistério que envolve sua família.

Citando estas séries acima, já deu para perceber que, apesar de seguirem histórias diferentes em mundos diferentes, a base de todas elas são muito parecidas: Um ou mais personagens que possuem certas habilidades diferentes dos demais estudantes de suas respectivas escolas de magia, que no decorrer da série vai ganhando experiencia, se interagindo com os outros personagens e ganhando a confiança deles e que em muitas dessas séries, é ele que acaba protagonizando o climax da história. E tudo isso sem contar que ainda existem trocentas séries deste gênero como por exemplo Hagure Yuusha no Estetica, Mai Hime, Trinity Seven, Unbreakable Machine-Doll e por ai vai.

Mas uma coisa vamos concordar, nesses tipos de animes contém muito jogo de luz e cores bem vivas associadas a belos cenários (geralmente contém muitas flores e aquele céu alaranjado de fim de tarde) e muita arte em CG. Os uniformes geralmente são muito bonitos bem como os prédios das respectivas escolas, as garotas muito bem desenhadas sendo que sempre duas ou mais gostam do protagonista e em sua maioria se encaixam nos gêneros fantasia e harém (e as vezes ecchi).

Sim! Há cenas em que o protagonista deve explicações! (anime: Seirei Tsukai no Blade Dance)
Sim! Há cenas em que o protagonista deve explicações! (anime: Seirei Tsukai no Blade Dance)

Mas e então, como concluímos a pergunta do titulo do Quinta-Sama de hoje? Animes de Escolas de Magia são o que? Repetitivos? Manjados? Interessantes? Grandes Obras? Chatos? Ciclo Vicioso? Só assistimos por causa das garotas bonitas? Eu realmente fico em duvida quando penso nisso, mas com certeza vocês que leram até aqui devem ter uma boa opinião a respeito, afinal, vocês devem ter visto muito mais animes desse gênero do que eu!

Ahh! E desculpa por fazerem vocês lerem muito hoje, acho que me empolguei, mas vão treinando pra vocês ficarem craques para a próxima redação do Enem! 😀

Artigo de autoria própria, originalmente produzido para o Anime Xis.

– E ai, o que acha? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

Confira outros artigos do Quinta-Sama aqui no Anime Xis!

Mais notícias de Animes? Clique neste link!