Quando um anime é considerado cópia ou similar?

Quando um anime é considerado cópia ou similar

No meu artigo semanal de estreia, o problema de animes parecidos e que as vezes parecem cópias de um titulo de alguma temporada anterior, animes que todos nós assistimos e adoramos, indicamos a várias pessoas e no fim descobrimos que ele não é tão original assim. Então vamos lá cópia ou similar?

O primeiro anime que percebi essa peculiaridade foi Strike Witches, apesar de não gostar da temática moe, dei uma chance para a história e consegui assistir aos 12 primeiros episódios, e para minha surpresa acabei simpatizando, mesmo torcendo o nariz para algumas coisas. A série começou a focar no lolicon, algo que não suporto.

Vale lembrar, que na época em que Strike Witches(2008) estreou, eu não tinha costume de acompanhar animes por temporada como faço hoje em dia então, após este período comeram as surpresas.

Outros animes foram surgindo e só de ver o trailer acabava pensando: “já vi isso em algum lugar”. Foi ai que comecei a reparar que em toda temporada de anime lançada, alguma ou algumas séries eram parecidas com animes anteriores.

Quando digo que esses animes similares as vezes parecem copiados, mudando alguns detalhes posso comparar o já citado Strike Witches com Kantai Collection que está sendo exibido atualmente. Com armas militares poderosas, os dois começam com personagens deslocadas e sem talento algum, que por algum motivo são colocadas em equipes que arriscam suas vidas para protege-las até que possam se virar sozinhas. Isso sempre acontece de forma divertida com as outras integrantes, mas apenas uma tem coragem de falar a verdade sobre os perigos que elas correm, mas no fundo é um doce de pessoa(bléh). Personagens de anime Harém, sempre com varias garotas(peitudas) apaixonadas pelo personagem principal e ele nunca as percebe, caminhando para um final padrão. Isso sem falar nos animes Mecha com reviravoltas estranhas.

Quando um anime é considerado cópia ou similar

Em Strike eles fazem uma homenagem aos antigos  aviões heróis da segunda guerra, cada heroína carregava o nome de um avião e suas armas eram inspiradas no principal armamento daquela aeronave, já em Kantai Colection acontece o mesmo, só que ao invés de aviões, são os Barcos que ganharam grande destaque, praticamente no mesmo período histórico. Quero deixar claro, que por homenagem, acho isso muito interessante, o que complica é o enredo fraco e personagens muito iguais, com episódios que você praticamente prevê o que vai acontecer a seguir.

O que me faz pensar em muitos outros animes que assisti de lá para cá, alguns mesmo iguais, acabam sendo interessantes e você consegue apreciar, já outros, infelizmente não passam do segundo episódio. Normalmete estes animes são de uma produção impecável, visualmente falando são bem feitos e com técnicas de encher os olhos.

Quando um anime é considerado cópia ou similar2

Até mesmo animes mundialmente conhecidos acabam sofrendo com a mesmice, principalmente quando atingem um numero elevado de episódios. Alguém ai se lembra das comparações entre Naruto e Dragon Ball?!?

Naruto-VS-Dragonball-ZÉ certo que em algum período no Japão, eles sofram com títulos fracos, com uma média de 40 séries de animes estreando a cada 3 meses, com certeza o mercado acaba saturado muito rápido e tudo isso sem contar OVA’s e especiais para TV. Por isso que alguns animes acabam ganhando destaque repentino.  E antes que você diga: “Pô Lau, você não gosta de nada, por que ainda vê anime?” A resposta é simples: “Sempre tem um bom anime para ser visto, por mais que a sombra da falta de opção apareça na luz das estreias!”.

Dessa forma, como você leitor pensa a respeito disso, em algum momento você esbarrou em algo que ‘já viu em algum lugar’ assim como eu? Será que isso é considerado uma idéia sob o ponto de vista de vários artistas, no intuito de explorar melhor o tema ou falta de criatividade? Deixe sua opinião ai nos comentários e até logo!

Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!