{Quinta-Sama} Gyate Gyate!

Ohayou! Sim, foi a primeira palavra que me veio em mente ao criar o Quinta-Sama dessa semana e logo você vai entender o por quê. Depois de dar uma vasculhada pela internet e ver que tem muitas dessas carinhas engraçadas espalhadas pela rede, fui à fundo para procurar saber de onde ela surgiu. O bom que não precisei ir tão a fundo porque a resposta já estava na própria internet e trouxe no artigo dessa semana um pouquinho sobre ela. Divirta-se!
Gyate Gyate - the Idolmaster
É mais ou menos isso… ou não…

Você já deve ter visto em algum lugar uns memes desses espalhados pela rede, principalmente em sites de conteúdos otakus. Essa carinha engraçada é chamada de Gyate Gyate (Em japonês: ぎゃてコラ, Gyate-Kora), ocasionalmente chamada de “Ohayou” nas páginas em inglês pela web. Ela é uma referência a uma série de ilustrações de historinhas no formato 4-koma da série Touhou Project, onde a personagem Kyouko Kasodani aparece com este hilário sorriso em um dialogo.

A Origem:

O rosto original chamado de “Gyate” apareceu pela primeira vez num capitulo de um mangá 4-koma de Touhou, onde a personagem Marisa Kirisame aparece em um dialogo com Kyouko. Esta tirinha foi criada por um ilustrador/mangaká japonês conhecido como Nekomura Otako e foi postada no Pixiv em 30 de Abril de 2011.

Gyate Gyate - Touhou

Dialogo na tirinha:

Marisa: Boa Tarde!
Kyouko: Boa Tarde!

Marisa: Woof Woof
Kyouko: Woof Woof!!

Marisa: Nyan Nyan (Meow Meow)
Kyouko: Nyan Nya… (Meow Meo…)

Marisa: Vamos lá, qual é o problema? Não vai me dizer? (risos)
Kyouko: (tremor, tremor, tremor)

Propagação:

Muitas pessoas que se inspiraram com o sorriso que apareceu no primeiro quadro da tirinha era anônimos da comunidade imageboard do Futaba Channel (2chan). Eles fizeram da expressão facial um modelo para novas paródias, igualmente como foram usadas as expressões conhecidas como “Gununu” e “Moetron” (prometo que explico cada uma delas em outras oportunidades) e acabou sendo batizada de Gyate-Kora (Colagem Gyate), sendo que Gyate é um movimento (ou comando ou um golpe) da personagem Kyouko no game original, seria “Gyātē Gyātē” (ぎゃーてーぎゃーてー).

O Gyate-Kora começou a ser criado por vários usuários no Futaba Channel em meados de 2011. Dizem que todas as personagens de Touhou, incluindo as secundarias que aparecem apenas em livros e novels da série, foram recriadas neste mesmo estilo, no entanto, por causa das características do Futaba na época, não há mais arquivos das primeiras imagens criadas pelos usuários.

Personagens de Touhou Project ao estilo Gyate

Dessa maneira, muitos trabalhos acabaram sendo importados para o Pixiv em meados de 2013, onde muitas ilustrações Gyate-Kora podiam ser encontradas em comunidades de ilustradores japoneses naquele ano. Com as divulgações das imagens, o “Estilo Gyate” não só se limitou as personagens de Touhou e tão pouco à ilustradores do Japão, sendo que em pouco tempo, muitos ilustradores do mundo todo começaram a divulgar seus desenhos no estilo Gyate em diversos sites, principalmente no DeviantART. Em língua inglesa, essas ilustrações acabaram sendo chamadas de “Ohayou” (Bom-Dia) por ilustradores de diversas partes do mundo.

Você consegue identificar algum deles?Gyate Gyate - animexis 01 Gyate Gyate - animexis 02 Gyate Gyate - animexis 03

Até hoje, muitas ilustrações no estilo Gyate são feitas por ilustradores do mundo todo. Basta alguma série de sucesso entrar no ar que eles não perdem tempo para parodiar seus personagens. E você ai, já pensou em parodiar qual personagem no estilo Gyate?

– Sim, eu acho essa cara muito sacana! hehehehe 😀

Artigo criado com pesquisas feitas através do Google, Wikia e Know Your Meme.

– Espero que vocês tenham gostado do Quinta-Sama dessa semana e peço desculpas por não ter publicado o da semana passada, os trabalhos de faculdade me atrapalharam um pouco e fiquei sem tempo. Não deixem de acompanhar também os artigos semanais do Tetsuo e do Lau, além das diversas notícias do mundo otaku aqui no Anime Xis!

– E ai, o que achou? Acha engraçada esta carinha também? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

Leia outras edições do Quinta-Sama aqui no Anime Xis!

Mais notícias de Animes? Clique neste link!