10 Curiosidades Sobre AKIRA!

Curiosidades Akira

Quando conheci Akira pela primeira vez, nem tinha essa noção da ‘separação’ entre anime, cartoons e outros gêneros, para mim era simplesmente desenho japonês e desenho americano e só. Algumas animações nacionais que achava fraca demais quando apareciam na TV, alguns filmes da Turma da Mônica que eu achava muito bom mas ainda sim não era daquele tamanho. Anos mais tarde, na adolescência comecei a separar melhor e me vi buscando mais e mais informações sobre desenhos japoneses, enfim os animes dominavam minha vida. Entre muitos títulos o que mais se destacou por um bom tempo foi AKIRA e meus leitores, aquilo era muito bom, poder ficar até tarde na frente da TV vendo algo realmente diferente, uma riqueza de detalhes absurda, que não se encontrava nas animações convencionais que apareciam por aqui. O que mais me chamou atenção sobre esse anime era como a história foi tratada e a resolução para aquela animação, fantástica!

Fuçando pela internet encontrei alguns fatos interessantes sobre o clássico de Katsuhiro Otomo. Os fatos abaixo são interessantes para qualquer fã da sétima arte e mais ainda para quem já assistiu o filme.

1- O filme é composto de 2.212 fotos e 160.000 imagens únicas, que é 2/3 vezes mais do que uma animação normal. Foram usadas 327 cores diferentes, o que é um recorde para filmes de animação. Cerca de 50 dessas cores foram criadas exclusivamente para o filme. Uma razão para todos estes detalhes terem sidos concluídos é que o trabalho foi realizado a noite aumentando assim a percepção dos animadores para novas cores.

2- O filme se passa no ano de 2019 em Neo-Tokyo, nela é mostrado a construção de um novo estádio Olímpico. Vale lembrar que Tóquio foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos 2020.

3- Este foi um dos primeiros filmes em anime a ter as vozes gravadas antes de a animação ficar pronta. É normal encontrar a dublagem antes da animação em trabalhos americanos, no Japão é mais comum o contrario, onde animação é feita depois inserido a dublagem.

4- A trilha sonora do filme foi concluída antes de qualquer um dos compositores ter assistido algo sobre o filme ou até mesmo ler o roteiro. Por causa disso,  a música teve de ser editado para ser encaixada em algumas cenas.

5- Na cena em que Kaneda está escolhendo músicas no Jukebox, você pode ver os logotipos de algumas bandas famosas do Rock Clássico como: Led Zeppelin e The Doors.

Kaneda Jukebox

6- O orçamento da produção foi de quase US$ 10 milhões, o que foi um recorde para um filme de animação japonesa para época.

7- Em algum momento da década de 1990, a Sony encantada com o sucesso da produção, tentou fazer um filme live action, mas desistiram da ideia quando o orçamento inicial bateu a casa US$ 300 milhões. Hoje em dia, apesar de algumas informações, ainda sim está difícil da produção decolar.

8- Na cena do motim, quando Kei é empurrado por um homem, ele está vestindo uma camisa estampada “Young Magazine ‘. Estenome é o mesmo da revista Young Magazine onde Akira era lançado no formato bimestral da época.

Young Magazine

9- Katsuhiro Otomo originalmente criou o mangá de AKIRA como uma homenagem ao mangaká Mitsuteru Yokoyama, que criou Tetsujin nijûhachi-go em 1963. Ele também é conhecido como Tetsujin 28. Ambos Akira e Tetsujin 28 tem um personagem principal chamado Shotaro Kaneda e Akira. O numero 28 no nome tem referencia a designação do robô, o Nº 28.

Aiyo_no_Shisha_Tetsujin_Nijūhachi-gō

10- A dublagem de Kaneda no idioma americano é feita por Johnny Yong Bosch, conhecido por interpretar  Adam, o Ranger Preto em Mighty Morphin Power Rangers de 1993 e ainda tem uma banda de Rock nos EUA.johnny-yong-bosch

E ai, o que acharam dessa curiosidade, tem alguma coisa ou assunto que você gostaria de saber mais, deixe nos comentários!

Fonte: Google

Leia mais sobre AKIRA

Conhecem nosso Canal do Youtube?

Curtam e compartilhem nossa página: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!