[Triste Notícia] Morre aos 55 anos Satoru Iwata, Presidente da Nintendo

Nintendo LogoCom certeza os fãs de videogame de todo o mundo devem terem sido pegos de surpresa no final deste domingo. A Nintendo anunciou neste domingo (12/07) a morte de seu presidente-executivo Satoru Iwata. Ele faleceu no sábado (11/07) aos 55 anos de idade e segundo informações a causa da morte foi de um câncer no ducto biliar.

Satoru Iwata, President of Nintendo Co., Ltd., poses after Nintendo's E3 presentation of their new Nintendo 3DS at the E3 Media & Business Summit in Los Angeles

Iwata passava por problemas de saúde desde 2014, quando precisou se afastar de suas atividades por alguns meses por complicações que, na época, não foram detalhadas. O executivo não participou da edição 2015 da E3, maior feira de games do mundo, que aconteceu em junho, em Los Angeles.

 

Comunicado feito pela Nintendo: “A Nintendo lamenta profundamente ter de anunciar que o presidente Satoru Iwata faleceu em 11 de julho de 2015 devido a um tumor no ducto biliar”.

A Nintendo não revelou quem assumirá as posições de presidente e CEO. Por ora, Genyo Takeda e Shigeru Miyamoto permanecem em seus postos de diretores representativos da empresa. O cargo de CEO da Nintendo of America, que era ocupado por Iwata desde 2013, também está vago.

Satoru Iwata - 03

Carreira:

Satoru Iwata nasceu em 06 de dezembro de 1959. Ele começou a trabalhar no estúdio HAL Laboratory logo após se formar em ciências da computação, no início da década de 1980. Foi coordenador de produção de software em 1983 e ajudou a criar games como Balloon Fight e EarthBound, além de alguns títulos da série Kirby. Muito do sucesso duradouro de Kirby pode ser atribuído ao toque especial de Iwata.Satoru Iwata - 04

Em 1993, ele se tornou presidente da HAL e em 2000 ganhou o cargo de diretor dentro da Nintendo, tornando-se o presidente em 2002. Ele foi um dos responsáveis pelo lançamento de consoles como GameCube, Nintendo DS, 3DS, Wii e Wii U. Só em junho de 2013, alcançou o cargo de presidente-executivo da empresa.

Satoru Iwata - 02

Repercussão:

Alguns profissionais de empresas de videogames também lamentaram a morte do presidente da Nintendo.

“Rezarei pela alma de Satoru Iwata, que fez grandes contribuições para a indústria de games”, afirmou Shuhei Yoshida, da Sony Computer Entertainment, através de seu perfil no Twitter.

Vice-presidente de relações com desenvolvedores da marca PlayStation, Adam Boyes também lamentou a morte de Iwata. “Estou muito triste. Como um fã da Nintendo desde os tempos do NES, meus pensamentos vão para sua família, amigos e fãs”.

Robert Bowling, ex-diretor de comunidade da Infinity Ward responsável por “Call of Duty“, afirmou: “Obrigado Satoru Iwata por seus talentos no desenvolvimento de jogos e pela genialidade de sua liderança. Sentiremos sua falta”.

A nossa equipe Anime Xis lamenta profundamente o falecimento do Presidente da Nintendo, Satoru Iwata. 🙁

Mais notícias de Games? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!