Laputa na vida real? Nuvens no Mt. Fuji chama a atenção de japoneses!

Monte-Fuji-Japão-1O Monte Fuji, em sua mais perfeita forma simétrica e altaneira, embelezado coberto de neve, pode ser considerado o maior simbolo natural do Japão e é reconhecido mundo afora, tanto que foi nomeado Patrimônio Mundial pela UNESCO por seus fortes laços com a cultura japonesa. Só que na última quarta-feira (09/09), muita gente passou o dia olhando para ele pois um efeito natural bem raro foi visto por milhares de moradores das regiões em que a montanha pode ser vista.
Mt. Fuji - Laputa

Neste dia, em pleno fim do verão japonês, um tufão de nuvens circulou as partes mais altas do Mt. Fuji até o pico e fez com que muita gente mirassem as lentes de suas câmeras para a famosa montanha. Vários e vários internautas pelas redes sociais postaram as imagens registradas, denominando o efeito de “Laputa”.

Para quem não se lembra, o filme Laputa: O Castelo no Céu (Tenkuu no shiro Rapyuta) de 1986, foi o terceiro filme dirigido por Hayao Miyazaki e o primeiro a ser feito sob nome do Studio Ghibli. Sem se aprofundar muito no enredo, a história em si tem como fundo um castelo voador e uma cidade construída por civilizações humanas antigas, ambos escondidos dentro de uma poderosa nuvem.

Laputa O Castelo no Céu - imagens
Cena do filme Laputa: O Castelo no Céu (Studio Ghibli / 1986)

Aqueles que cresceram assistindo Laputa: O Castelo no Céu com certeza ficaram admirados, pois as nuvens que estavam mais altas que o próprio Mt. Fuji passavam direto e a nuvem circular ficou lá por muito tempo, até finalmente seguir viajem. Certamente, muita gente não quis perder a oportunidade e exibir as fotos para os seus seguidores e aqui estão algumas delas:

▲ “Mt. Fuji esta manhã de Shoujiko Lake “

▲ “Bom dia. Aqui é o Mt. Fuji esta manhã, de Fujinomiya. Você pode ver as nuvens brilhantes neste tempo claro após o tufão”.

▲ “O topo do Monte Fuji se transformado em Laputa”.

▲ “O tufão foi formado e parece que algo está sendo escondido por este tampão nuvem louco”.

Para aqueles que não prestaram muita atenção nas aulas de meteorologia, vou tentar explicar (não que seja meu dever como Professor de Geografia): Essa tampa de nuvens (também chamada de Cloud Cap) é uma estratiforme, ou seja, é uma nuvem orográfica que paira acima ou sobre uma montanha isolada formada pelo resfriamento e condensação do ar úmido forçadas para a direção do pico, moldada de forma horizontal pelos ventos superiores.

Historicamente, pesquisadores já descobriram civilizações antigas escondidas em altas montanhas graças à este efeito da natureza no qual os homens antigos tinham conhecimento (bons livros de história ou o Wikipedia podem ajudar, caso tenha mais curiosidade sobre este assunto). De qualquer modo, é realmente uma cena bem curiosa e bonita de se ver!


– Agora, pergunto-me se haviam alguns alpinistas lá em cima que poderiam nos dizer se Laputa foi realmente encontrado entre aquelas nuvens? 😀

– E ai, o que achou? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

Confira mais Curiosidades aqui no Anime Xis!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curta nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!