Arslan Senki recebe reações mistas de espectadores do Irã!

Arslan Senki - animeNão é intenção minha dar uma aula de Geografia online aqui no site, mas se vocês se lembram, a antiga Pérsia que hoje nomeada de Irã, é o cenário que inspirou a criação da série de mangás Arslan Senki (The Heroic Legend of Arslan), de Yoshiki Tanaka e Hiromu Arakawa e tem o seu herói inspirado em Amir Arsalan-e Namdar. Na verdade, o local onde se passa a história, Pars, é de fato, a Pérsia e sua capital, Ecbatana, é realmente inspirado pela antiga capital que agora é a moderna Hamadan. A atual capital do Irã é Terãa, que também é a cidade mais populosa do país.

Arslan Senki

Por causa de sua tradição, o Irã é um país muito rigoroso em termos de censura, especialmente em material estranho vindo de fora para o país. No entanto, graças ao poder da internet, muitos iranianos já sabem sobre Arslan Senki, graças a diversos sites de anime, sendo a grande maioria de maneira ilegal (algo não muito diferente daqui). Arslan Senki é atualmente um dos animes mais recomendado no Irã, no entanto, como seria de esperar, também houve uma mistura de reações.

Comentários de Espectadores Iranianos:

Alguns fãs estão amando o anime e comentaram: “Obrigado japoneses por retratarem a história do Irã”, ou “Vocês trouxeram orgulho a história e cultura do nosso país”, enquanto houveram também comentários de lamentação para o Japão como “pena” se referindo como trataram a história iraniana e algo como “o mundo está gradualmente começando a entender a nossa cultura e histórias antigas”. Isto mostra como história persa é geralmente ignorada pelo resto do mundo, principalmente em favor da história grega ou romana. Isso também vem com o fato de que muitos dos filmes do Irã vêm mais com temas islâmicos ao longo de sua história antiga. Um fã comentou ainda que “o Irã só faz filmes sobre o Islã e os árabes”, enquanto outro lamentou “Nosso país tem muitas glórias e histórias, mas que não faz filmes ou dramas sobre eles. Existem inúmeros filmes e dramas religiosos, mas os cenários e personagens não são iranianos”.

Outros lamentaram que o Irã não tem a sua própria indústria de animação. Um deles disse que “Eu acho que o país deve fazer animações sobre a nossa própria história”, enquanto outro comentou: “Aqueles que pensam que este anime é inútil, por que você não fazer um melhor? Este é um muito bom anime. Se você não gostar, você não tem que vê-lo”.

No entanto, nem todo mundo parece feliz. Irã, claro, sendo muito mais conservador do que o Japão tem alguns fãs insatisfeitos sobre como a personagem feminina, Farangis, foi apresentada. Um deles disse: “Os japoneses fizeram certamente uma história baseada na civilização iraniana, mas deve haver outros motivos por trás disso”. Outro acrescentou: “Torna-se claro quando se olha para a roupa das mulheres. É verdade que naquele tempo as mulheres iranianas não cobrem suas cabeças, mas eles usavam roupas que cobriam seus corpos. Antes de recriarem outras história iranianas para nós, por que não podemos estudar a nossa própria história virtuosa?”.

Farangis - arslan senki

Em base desses comentários acima, um espectador iraniano contra-atacou: “Infelizmente algumas pessoas em nosso país pensam nos outros países, como contra o nosso, e não querem pensar que a expressão de pensamentos e da fala nos jornais, animações ou filmes são livres.”, enquanto outro acrescentou: ” Os animes nos dias de hoje estão cheias de [mulheres vestidas indecentemente]. Não há sionistas ou marionetes por trás das cenas. Por que os iranianos questionam os outros tanto?”.

A Crônica:

Toda a ação tem uma reação e não seria diferente do Irã, que tem uma das culturas mais conservadoras do mundo e eles não agem errado em levantar opiniões e criticas a respeito de uma obra que foi baseada em trechos históricos do passado de sua nação, inclusive alguns filmes de Hollywood como, por exemplo, Prince of Persia e 300. Isso poderia acontecer em qualquer outro país do mundo quando se fala a respeito não apenas da história passada, mas também de coisas atuais.

teerã - ira
Teerã, capital do Irã – Que belo cenário! 😀

Eu já assisti muitas reportagens na TV e na internet sobre o Irã e sei o quanto é preservada a sua cultura, como o fato das mulheres só poderem sair em publico de burca (que não é o exato motivo por criticarem as vestes de Farangis) ou o fato da grande maioria da população seguir a religião Muçulmana, nos ramos Xiita e Islão. Apesar do país passar por problemas graças a conflitos políticos e econômicos (principalmente com os Estados Unidos e países da Europa) e sofrer na mãos de grupos guerrilheiros voltados a pregarem a religião, o Irã tem sim uma cultura e uma história muito bonita, belas cidades, uma culinária tradicional própria e bonitas paisagens, que poderiam servir de admiração e até pontos turísticos para qualquer pessoa. Quem tiver um dia a oportunidade de ir lá, não esqueça de mandar um postal pra gente!

Arslan Senki - imagem

Vale lembrar que o Anime Arslan Senki já tem uma segunda temporada em produção para o próximo ano, clique aqui e saiba mais.

Fonte: Asia Press Network

  • E ai, o que você acha? Acha que os comentários dos espectadores iranianos foram exagerados ou eles estão certos? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente.

Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!