[Triste Notícia] Morre Shigeru Mizuki, lendário mangaká japones

Shigeru Mizuki - imagem 4O lendário artista de mangá japonês Shigeru Mizuki, famoso por seus fantasmas e monstros inspirados no folclore e seus relatos sobre os horrores da 2ª Guerra Mundial, morreu nesta segunda-feira (30/11), aos 93 anos de idade. A informação foi dada por meio de seus familiares.

Segundo informações do Wall Street Journal, Mizuki sofreu um acidente em sua casa onde bateu a cabeça no último dia 11 de Novembro e desde então estava internado em Tóquio. Nesta segunda-feira, foi notificado que a causa da morte foi insuficiência cardíaca.

shigeru mizuki - imagem 2

O artista, nascido em Tottori, no oeste do Japão, começou sua carreira como um mangaká após a 2ª Guerra Mundial. Ele perdeu o braço esquerdo em um bombardeio americano. Com base em suas vivências na guerra, ele escreveu vários mangás como Onward Towards Our Noble DeathsWatashi no Hibi (meu diário).

“Os soldados japoneses não eram considerados como humanos. Eles eram tratados pior do que os cavalos”, lembrou no último verão em entrevista à AFP.

A cidade de Sakaiminato que abriga um museu dedicado ao seu trabalho, onde as mais de 100 estátuas de seus personagens atraem milhares de turistas e fãs de todo o país.

Shigeru Mizuki - mangaká

Shigeru Mizuki foi conhecido principalmente por seu manga NonNonBâ (Nonnonba to Ore), uma obra comovente sobre a infância e o tema do crescimento, incluindo histórias sobrenaturais e espirituais, inspirados pela vida do autor. NonNonBâ foi o primeiro mangá japones a vencer o Angouleme Prize em 2007 na França.

Mizuki também influenciou uma grande parte do folclore japonês com seu manga Gegege no Kitarou, uma série de mangá dos anos 60 cerca de Youkai, uma classe de monstros sobrenaturais e bebidas espirituosas no Japão. Em 2010, Shigeru Mizuki foi homenageado como uma “Pessoa de Mérito Cultural” pelo governo japonês, por sua influência na cultura japonesa de hoje e do folclore popular.

Biografia:

Shigeru Mizuki - imagem 1Shigeru Mizuki, nascido Shigeru Mura em 8 de Março de 1922, em Sakaiminato na prefeitura de Tottori, sendo que mais tarde foi viver em Choufu, Tóquio. Mizuki se tornou conhecido por suas memórias da Segunda Guerra Mundial e seu trabalho como um biógrafo. Em seguida, tornou-se mestre e especialista em histórias de terror envolvendo Youkai, ganhando prêmios em todo o mundo.

Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, Mizuki foi convocado para o Exército Imperial Japonês e foi enviado para Papua Nova Guiné. O horror de suas experiências de guerra o afetou muito, depois de contrair malária, observando seus amigos morrerem devido a ferimentos e doenças, ele perdeu o braço esquerdo em uma explosão. Ao chegar em casa, Mizuki trabalhou como operador de cinema, até que ele se tornou um cartunista conhecido em 1957 com o seu trabalho de estréia, Rocketman.

Em sua página na MyAnimeList, muitos fãs deixaram mensagem de condolências ao lendário mangaká. Nossa equipe do Anime Xis lamenta profundamente o falecimento do grande autor de mangás Shigeru Mizuki.

Fontes: Anime News Network, YTV, Wikipedia

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Conhece nosso Canal no Youtube?

Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!