GARAKOWA / Glass no Hana to Kowasu Sekai – Filme Review

Após tantos anúncios, após tanta expectativa e claro, muita curiosidade, tive o prazer finalmente de assistir o filme Glass no Hana to Kowasu Sekai ou GARAKOWA -Restore the World-. O filme é inspirado em D.Backup, um projeto de ilustração de Physics Point, que consiste nos trabalhos elaborados pela criativa dupla Otono Shimura e Sayuri Hiraume e que ganharam o prêmio Anime-ka Taishou da Pony Canyon em 2013.

Me lembro que, quando a Pony Canyon anunciou o filme ano passado apenas com a imagem da personagem Rimo, achei que seria uma sequência parao anime AnoHana, que alias, a personagem do filme se parece um pouco com a Menma da série em anime.

O filme estreou no Japão no dia 09 de Janeiro e o Crunchyroll anunciou que iria transmitir com exclusividade a partir do dia 16, mas por motivos de compromissos acadêmicos, só consegui ver neste último sábado. Mas uma coisa bem legal, foi que o Crunchyroll também disponibilizou no site as palavras do diretor do filme Masashi Ishihama.

Glass no Hana to kowasu Sekai - visual]

ATENÇÃO: Daqui para frente o texto poderá conter um ou vários spoilers sobre o filme em anime, clique aqui para ir à página do filme no Crunchyroll ou vá para a nossa página inicial!

Vamos ao filme. Com os scritps de Fumihiko Shimo (Air, Kanon, Clannad, Amagi Brilliant Park) e a belíssima animação do estúdio A-1 Pictures, o filme começa apresentando mundos em tempos diferentes. Enquanto em um mundo, duas antivírus chamadas Dorothy (dublada por Ayane Sakura) e Dual (dublada por Risa Taneda) enfrentam ameaças e apagam os mundos infectados, temos um “mundo real” que se passa em dois períodos em dois lugares diferentes. O primeiro que aparece no filme é um mundo no futuro que se passa em Londres, onde Rimo (dublada por Yumiri Hanamori) vive. Já o outro é um mundo mais contemporâneo, que se passa no Japão, onde uma garota chamada Sumire (dublada por Ai Kayano), amiga de Dual, que sonha em ser pianista e tocar pelo mundo afora. Porém, o que poderia ser um sonho maravilhoso acaba se revelando que é um mundo infectado por vírus, coisa que faz Dual eliminar aquele mundo.

Glass no hana to kowasu sekai - garakowa - dorothy e dual

As primeiras coisa que se revelam no filme são que Dorothy e Dual, por serem programas criados para combate de ameaças, elas não tem emoções, sentimentos ou sonhos até a aparição de Rimo no mundo em que elas vivem. Após conhecerem um pouco melhor sobre a nossa querida personagem e perceberem que ela não se lembrava de muitas coisas e só falava que deveria voltar ao campo de flores. Nisso, as duas antivírus são questionadas por Rimo sobre suas existências e sobre seus sentidos e para ajuda-las a entende-las, elas acabam indo com Rimo no mundo real em diversas épocas para conhecer estes sentimentos dos seres humanos. Apesar da musica bonita que estava tocando e as belas paisagens que as personagens conheceram, me chamou a atenção que elas também viram que os humanos tem o sentimento de ira, desprezo e tristeza quando elas se depararam com cenas de guerra e destruição, coisa que eu acredito que poderia ser trabalhado um pouco mais neste filme, mas nada que prejudicou o enredo.

Glass no Hana to Kowasu Sekai - visual 2

Com o passar da vivencia entre as três personagens, um grande sentimento de amizade cresce entre elas, coisa que faz Dorothy e Dual começarem a se questionar sobre suas próprias existências. Uma cena importante neste ponto foi quando Dual pede para Rimo tocar uma melodia no piano (que é a canção-tema do filme), já com uma sensação de que aquela música era bonita, Dual acaba se lembrando de Sumire e seus sonhos, coisa que eu achei bastante emocionante naquele ponto do filme.

Garakowa - imagem 1

Apesar de tudo estar correndo uma maravilha, o desfecho do filme aconteceu após um ataque de vírus no mundo paralelo em que vivem as antivírus. Nisso, elas foram parar no tal campo de flores e que fez o alter-ego de Rimo se revelar. Após isso, as duas personagens vão parar nesse tal campo de flores, onde esta outra personalidade de Remo revela muitas verdades sobre a existência das antivírus e de praticamente de todo o programa, inclusive seus criadores e das verdadeiras identidades de Sumire e Rimo. Foi neste fim de filme que praticamente houve uma “real” manifestação de tristeza e desespero de Dorothy e Dual.

glass no hana

Na minha opinião, apesar de um começo um pouquinho difícil de se associar as coisas (ou porque eu sou burro mesmo), foi um filme muito bem elaborado que me fez pensar em vários pontos mostrados no filme e como eles se ligam perfeitamente no fim. Um final muito emocionante que mostra a importância da amizade e de proteger aqueles que são importantes. Aqui no site marquei o filme com 4 estrelas e dei nota 8 na MyAnimeList (exagerei?) e por enquanto, o filme está com média de 7.15.

Dual - garakowa
E pra mim a Dual é a Best Girl do filme! 🙂

Realmente, a Pony Canyon cumpriu o que havia prometido, entregar aos fãs um filme que faria as pessoas pensarem sobre mundos paralelos, com a importância em que é se preservar os sentimentos mais simples que vivemos a cada momento. Para quem não assistiu, recomendo muito dar uma olhada neste filme e convidar as crianças também para ver, que acredito que elas vão gostar muito.

O filme está disponível no Crunchyroll.pt com o nome abreviado “Garakowa -Restore the World-“Os membros Premium do Brasil e de Portugal poderão  conferir a animação sem propagandas e em qualidade FullHD e legendado. Mais uma vez, recomendo! ?

Clique no link ou no banner ao lado e crie já a sua conta Free ou Premium no Crunchyroll e tenha acesso a este anime muito mais.

PS: Agradecendo o Artur do grupo do facebook Hikikoland que insistiu para que todos assistissem este filme. Vi e gostei muito, Valeu Artur!

Quem também assistiu o filme, não esqueça de deixar suas opiniões também.

Visite o site do anime aqui:  http://garakowa.jp/
E siga seu Twitter: garakowa_a

  • E ai, vai querer assistir ao filme? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

Leia outras notícias sobre Cinema aqui no Anime Xis!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter: @Anime_Xis e Instagram:Anime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!