Japão: Comiket pode mudar de lugar em 2020

Olimpic gamesE você achava que era só nós os brasileiros que sofremos a dor de cabeça com as obras das Olimpíadas deste ano (sem falar de superfaturamento das obras), mas em momento algum acredito que você não imaginou que os japoneses, principalmente os fãs de animes, também passariam por alguns perrengues por lá, incluindo a ameaça de uma possível mudança de local da realização do maior evento de doujinshis e cosplay do mundo, o Comiket.

Comiket 87 - Tokyo Big Sight

Um recente questionário distribuído para vários círculos de doujins que participaram do Comic Market 89 (Comiket 89), realizado no fim de Dezembro de 2015, implicava que as edições de 2020 poderiam sofrer mudanças de local, devido as obras dos Jogos Olímpicos (para quem não se lembra, Tóquio foi a próxima cidade escolhida para sediar as Olimpiadas de 2020, após o Rio de Janeiro que sediará em 2016). No questionário em questão, tem a seguinte pergunta: “Se o Comic Market não puder ser realizado na região da Capital, você poderia participar se ele for realizado em Osaka ou Nagoya?”. O questionário deixou alternativas como Nagoya, Osaka, Ambos ou Nenhum dos Dois.

Já imaginou o Comiket acontecer sem imagens como essa… hã? Eu to falando do prédio ali atrás, seus safadeeeenhos! 😀

Como a área metropolitana de Tóquio é de longe a maior do Japão com mais de 38 milhões de habitantes (por outro lado, a área de Kansai possui cerca de 19 milhões de habitantes), a reação online para a pergunta foi critica. Os frequentadores do Comiket queixaram-se que as despesas de alojamento e de transportes seriam demasiadamente elevadas para eles pagarem e irem e alegaram que as instalações em Nagoya são inadequadas para lidar com o volume de participantes.

Em uma votação recente no blog de cultura pop japonesa, o Hachima Kikou, 1.684 de 3.463 entrevistados (ou cerca de 48,6%) alegaram que não iriam escolher nenhuma das duas cidades propostas. 785 pessoas (22,7%) escolheriam Osaka, 503 (14,5%) escolheriam Nagoya e 492 (14,2%) escolheriam Ambas as cidades.

comiket 88 - day 3 FINAL

Segundo informações divulgadas, a pergunta pegou todos de surpresa, no entanto, a equipe proprietária do Tokyo Big Sight, centro de convenções na capital japonesa onde o Comiket normalmente é realizado, já havia anunciado anteriormente que não seria capaz de manter o evento entre Abril de 2019 e Outubro de 2020 e os espaços para eventos foram se fechando na área de Tóquio durante à última década. O Tokyo Big Sight também anunciou que possivelmente iriam utilizar a área e as cabines do local para as industrias de animações neste evento de Verão (Comiket 90 – Agosto 2016) apenas por dois dias, e não três como sempre acontece, isso para acomodar as obras de ampliação do edifício para os próximos Jogos Olímpicos.

A Crônica:

Bom, enfim muita coisa deve acontecer até Agosto e principalmente até 2019 e 2020. As Olimpíadas que, apesar de ser sempre um belíssimo evento onde os atletas do mundo disputam, também mostra um pouco do seu lado impiedoso. Digo isso pois, aqui no Brasil, o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro de futebol não vai contar com seus dois principais estádios, o Maracanã e o Engenhão (Estádio Nilton Santos, que tem como proprietário o Botafogo F.R.), fechados para as preparações das Olimpíadas no Rio, além de outros locais poliesportivos e áreas de lazer que estão fechados tanto para associações esportivas como para a própria população até a realização dos Jogos.

No Japão com certeza não será diferente e a primeira prova disso é essas obras no Tokyo Big Sight para as Olimpíadas de 2020 e com certeza outras áreas e centros esportivos da região metropolitana de Tóquio também sofrerão com isso. O que fica de torcida, claro, para além dos atletas olímpicos que não tem nada a ver com isso, é que os administradores do evento e dos locais tenham um pouco de bom senso para fazer os Jogos Olímpicos, tanto do Rio 2016 como Tóquio 2020, trazerem benefícios a todos.

tokyo 2020 - olimpic games
Acho que ninguém se empolgou em tocar o tema épico das Olimpíadas “Carruagem de Fogo”.

Nossa central de animes já está de olho nas novidades das Olimpíadas de Tóquio 2020 e vai ficar de olho neste embólio também!

Fontes: Hachima Kikou Link 1Link 2, Kai-You.net

  • E ai, o que você acha? Já imaginou o Comiket fora do Tokyo Big Sight? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

Confira outras notícias de eventos aqui no Anime Xis!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter: @Anime_Xis e Instagram: Anime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!