{Quinta-Sama} Está tudo caindo nas costas dos mais jovens?

O {Quinta-Sama} de hoje traz um questionamento bem atual para quem acompanha animes. Será que tudo está caindo nas costas dos mais jovens? Responsabilidades? Missões de combaterem ameaças reais? E até o fato de a qualquer momento perder a vida? Este artigo tem o intuito de causar uma mera reflexão e se possível abrir um dialogo. Divirta-se!

mais jovens - quinta-samaNão é de hoje que os animes tem em como os seus principais protagonistas personagens jovens. Isso porque, nas muitas obras em que são adaptadas como mangás e light-novels, o publico jovem (mas precisamente em faixa etária adolescente) são seus maiores consumidores. Nesse meio, temos boas histórias como romances, comédias, ação, fantasia e vida cotidiana. Mas é ai que venho percebendo que é nesse ponto que os personagens mais jovens estão ganhando uma enorme responsabilidade e muitas vezes colocando suas vidas em jogo. Há alguns dias trás da publicação deste artigo, conversando aqui no Anime Xis com o Lau, estávamos percebendo o quando isso está evidente nos animes de hoje e então começamos a raciocinar esse tipo de material.

light-novel
No Japão, Light-Novels tem como público-alvo jovens adolescentes. E tem histórias para todos os gostos!

Claro, se usarmos determinados gêneros para demonstrar isso, fica óbvio demais que o personagem tem que ser jovem (ex: Mahou Shoujo), mas é ai que vou eliminar diversos outros gêneros.

Então, tirando os animes Mahou Shoujo onde a personagem principal é uma garota e de alguma maneira luta para salvar o mundo e que muitas vezes pode custar sua vida (Ex: Sailor Moon, Madoka Magica) e é claro, todo e qualquer anime shounen de ação onde de qualquer maneira o personagem, seja jovem ou adulto, tenta de todo o jeito acabar com o inimigo. Outros tipos de animes descartados aqui também são TODOS de escola de magia. Obvio, ali só tem jovem e se inclui-los neste assunto o faria de algo muito genérico.

Por isso, vou me focar apenas nos que tem o gênero Slice-of-Life, a tradicional vida cotidiana. Claro, que sozinho, esse gênero não desenvolve nada, para isso, é necessário adicionar outro gênero como atributo, sendo geralmente os gêneros Sobrenatural, Sci-Fi e em alguns casos, Seinen.

Hora de pesquisar, digitar, dialogar e… trabalhar!

Usando isso como base, vou tentar demonstrar como a responsabilidade nas mãos dos mais jovens fica evidente em quatro séries recentes de animes: Assassination Classroom, Charlotte, Musaigen no Phantom World e Boku Dake ga Inai Machi. Essas quatro séries se encaixam nos gêneros Slice-of-Life e Sobrenatural.

Atenção, os enredos a seguir poderão conter um ou mais SPOILERS. Se você não viu nenhum desses animes ou não quer descobrir algo prematuramente, pule para o final da página ou volte a página inicial do site.

 

Animes mais interessantes - Assassination ClassroomEm Assassination Classroom (Studio Lerche, 2015 – 2016), você tem uma classe de jovens alunos que andam armados com revolver, facas, criam armadilhas, com a missão de matar o seu professor, um polvo alienígena que está ameaçando destruir a Terra, algo que faz surgir o gênero de Sci-fi e, apesar de ter um pouco de ação e muita comédia, é uma responsabilidade e tanto para os jovens dessa sala de aula. O lado bom? O prêmio de 10 bilhões de ienes!


 

Charlotte - imagem animeJá em Charlotte (P.A. Works, 2015), você tem o slice-of-life unido tanto a Sci-fi e ao sobrenatural, onde jovens desenvolvem certo tipos de poderes. Nisso, temos uma turma de jovens que tentam ajudar os outros antes que alguma coisa ruim aconteça, enquanto temos aqueles que usam seus poderes para tirar vantagens (como Yuu, o personagem principal do anime no 1º episódio). O que torna isso eminente no assunto do artigo, é o fato dos personagens terem este poder apenas enquanto são jovens e ao longo que vão se tornando adulto, este poder vai desaparecendo.


 

Myraid Colors Phantom World - visualEm Musaigen no Phantom World (Kyoto Animation, 2016), tem uma temática um pouco parecida com Charlotte quando falamos em jovens com poder, mas neste caso para derrotar os phantom’s que aparecem no mundo real. Novamente, a responsabilidade cai nas costas dos jovens, já que são apenas eles que tem este poder de acabar com as ameaças que levam problemas aos humanos e, assim como em Charlotte, o poder some conforme chega a fase adulta.


 

Boku Dake ga Inai MachiO último que citei é Boku Dake ga Inai Machi / ERASED (A-1 Pictures, 2016). Mas peraí… o personagem principal é um adulto de 29 anos. Beleza, mas no enredo, ele consegue voltar no tempo para quando tinha 10 anos (diferente dos animes anteriores citados, é um personagem bem mais jovem ainda) e vê nisso, a oportunidade de salvar uma amiga de infância antes que ela seja assassinada, algo que seria imaginário de se envolver uma criança. Neste, pode ser incluído além de sobrenatural, o atributo psicológico.


Nesses quatro animes citados, embora alguns tem comédia, outros partes bem comoventes, demonstram um aumento nas responsabilidades dos jovens personagens de suas respectivas histórias e, isso se torna maior ainda já que, serão eles que tem que se meter nos problemas para que não atinjam outras pessoas de seus cotidianos (os adultos que mal aparecem, neste caso).

Nisso tudo, uma coisa se torna evidente: Há sim uma ameaça real de perderem a vida. Tirando Assassination Classroom que demonstra isso o tempo todo, temos exemplos disso em Charlotte e Boku Dake ga Inai Machi, com as personagens Ayumi e Kayo Hinazuki, respectivamente. É estranho pensar mas se vermos bem, as duas série colocaram crianças a perigos eminentes.

mais jovens - quinta-sama - Ayumi - Hinazuki

Bom, enfim, não vejo isso um problema, pois já que o publico alvo dos autores de histórias desse tipo são adolescentes, claro que eles fazem seus enredos de uma maneira que mexa com eles, do tipo que os colocam em situações vividas por seus personagens. Obviamente esta é uma interpretação bem mais lógica e diferente de quando eramos crianças e víamos aqueles super-herois nos tokusatsus e queríamos ser iguais a eles. Claro que muita coisa fica em aberto, pois assim como eu poderia ter citado muitos e muitos mais animes aqui neste artigo, com certeza muita coisa ainda virá pela frente. Se isso é bom ou ruim, aí depende de cada um.

Obs: Dos 4 animes citados, apenas Charlotte não é uma adaptação, ele é um anime de produção original escrito por Jun Maeda (Air, Kanon, Clannad, Angel Beats!, Rewrite) mas é pertencente da KEY Visual Arts que produz séries de Visual-Novels, sendo muitas delas adquiridas pelo publico adolescente.

Você também pode conferir os reviews semanais de Boku Dake ga Inai Machi, Phantom World e outros animes clicando neste link.

Mas uma coisa é lógica, se estamos falando de responsabilidades grandes nas mãos dos jovens, claro que nos deparamos para o nosso próprio cotidiano. Hoje, vemos muitos jovens tendo estas responsabilidades simplesmente pelos fatos de estudarem, trabalharem, ajudarem em casa, etc. Mas a certeza é que seja no mundo fictício ou real, isso se torna sério no sentido: se sair do caminho certo, o bicho pega!

wallpaper romance
Ahhh! Como é bom ser jovem!

Agora, deixo para vocês comentarem, o que acham, se concordam, se descordam, acham que eu falei muita abobrinha, se tem uma outra visão a respeito, se tem algum outro anime que poderia ser citado aqui, enfim, gosto bastante de ler suas opiniões. Só peço por gentileza, não comentarem com spoilers dos animes e nem com links de vídeos ou páginas externas.

Vale lembrar que também estamos abertos para sugestões de matérias para o Quinta-Sama e consequentemente para todo o Anime Xis. Pode mandar suas perguntas, xingamentos, comprovante de deposito bancário na minha conta através do meu e-mail: [email protected] ou pelo twitter:@oluizsama

Só para saber se todos chegaram aqui no final, deixo a velha pergunta: Beattles ou Rolling Stones? 😀

  • E ai, gostou do artigo de hoje? Concorda com ele? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

Leia outras edições do Quinta-Sama aqui no Anime Xis!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter: @Anime_Xis e Instagram:Anime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!