[Triste Notícia] Morre Isao Tomita, compositor de Kimba the White Lion e Princess Knight

LutoA gravadora Nippon Columbia Co. Ltd. anunciou neste domingo (08/05) que o famoso compositor e artista Isao Tomita faleceu insuficiência cardíaca crônica no Tokyo Metropolitan Hiroo Hospital as 14:51h da última quinta-feira (05/05). O artista tinha 84 anos de idade.

isao tomita

Tomita nasceu em 1932 e começou sua carreira musical, enquanto estudava na Universidade de Keio. Em 1963 ele compôs a música “Taiga” para o primeiro dorama histórico da NHK chamado Hana no Shougai e em 1965 compôs as músicas para a série em anime de TV Kimba the White Lion, baseado no mangá de Ozamu Tezuka. Com o sucesso, Tomita compôs outras músicas para muitos outros trabalhos em anime de Tezuka e da Mushi Production, tais como: Princess Knight, Dororo, Jungle Taitei Susume Leo. Em 1966 a 1997 ele também produziu trabalhos para os filmes Jungle Emperor Leo, New Treasure Island, Cleopatra, Nihon Tanjō, Mermaid, Senya Ichiya MonogatariPictures at an Exhibition.

Princess Knight
Princess Knight

Em 1962, ele também compôs a trilha sonora para o filme em anime original Sinbad no Bouken da Toei Animation e em 1965 para o filme Gulliver’s Space Travels: Beyond the Moon, além do anime Big-X entre 1964 e 65. Mais recentemente, ele compôs músicas para Black Jack: The Two Doctors Of Darkness, Dr. Pinoko no Mori no Bouken e os três filmes “Samurai Trilogy” de Yoji Yamada (Twilight Samurai, The Hidden Blade, Love and Honor).

Na década de 1970, Tomita foi um dos primeiros a introduzir o sintetizador analógico para o Japão e foi o primeiro músico japonês a ser nomeado para um Grammy nos EUA. Ele lançou o álbum Symphony Ihatov, que teve como participação a diva virtual Hatsune Miku em um solo.

Kimba the White Lion
Kimba the White Lion

Tomita entrou em colapso em sua casa por volta do meio-dia de quinta-feira e foi levado para o hospital. Ele faleceu com sua família ao seu lado. A família de Tomita fizeram um funeral privado no sábado e domingo, mas uma festa de despedida pública está prevista para uma data posterior. No momento da sua morte, ele estava preparando um novo trabalho intitulado Dr. Coppelius, que está programado para Novembro.

  • Nós da Equipe Anime Xis lamentamos a morte do artista e deixamos aqui nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs de Isao Tomita.

Fonte: Music Natalie via ANN

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter: @Anime_Xis e Instagram: Anime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!