Anime Turismo: Locais de Shuumatsu no Izetta, 2D vs 3D

outono-2016-shuumatsu-no-izettaGeralmente estamos acostumados a ver adaptações de cenários reais do Japão para animes e que nos faz pensar a tamanha capacidade que tem os ilustradores e estúdios japoneses de nos impressionar. Já no anime de produção original,  Shuumatsu no Izetta (Izetta: The Last Witch ou Izetta, Die Letzte Hexe), que teve o seu episódio final sendo exibido neste final de semana, tivemos impressionantes retratações em anime de cenários europeus, incluindo alguns dos mais famosos cartões postais.

A história do anime se passa em uma Europa alternativa em meio a Segunda Guerra Mundial, principalmente no ducado ficticio de Eylstadt. No mundo real, Eylstadt estaria na localização de dois estados da federação da Austria, Tyrol (somente North Tyrol para ser mais preciso) e Voralberg, ambos localizados no oeste da Austria e estão dentro da cordilheira oriental dos alpes (as imagens de montanhas cobertas de neve no anime demostram isso). Tyrol e Voralberg combinados têm o tamanho total do estado de Connecticut, nos EUA.

No anime, a maioria dos países tiveram os seus nomes alterados para um fictício, mas que podemos identifica-los conhecendo um pouquinho de geografia, história e imagens da internet. No entanto, a matéria original de pesquisa e imagens foram feitas pela equipe do Crunchyroll em inglês, mas vamos dar uma adaptada para melhor entendimento.


Eylstadt

Izetta - 2d vs 3d - 01

A capital da Eylstadt é Landsbruck, cuja contrapartida no mundo real é Innsbruck. O nome da cidade é composta pelo Rio Inn e a palavra alemã para ponte (Brücke). Innsbruck é também a capital do Tyrol, um dos nove estados federais da Áustria. A cidade tem uma população total de 130.000 pessoas (muitas cidades aqui no interior de São Paulo tem populações maiores), tornando-se a quinta maior cidade da Áustria. A gama de montanhas ao fundo é chamado de Nordkette (cadeia do Norte) e seu pico mais alto é 2.637 m (8.652 pés) de altura. A foto foi tirada no topo de Bergiselschanze, em uma colina para saltos de esquis no sul de Innsbruck. Se você já não sabe, a Áustria é popular em esportes de inverno.

Um pequeno detalhe na lateral, que também pode ser parte da decisão porque Innsbruck foi escolhida como cenário principal do anime: O primeiro julgamento de bruxa relatado na história, na verdade, teve lugar em Innsbruck. Em 1485, o churchman alemão e Inquisidor Heinrich Kramer (que mais tarde foi chamado de Henricus Institor) acusou sete mulheres de feitiçaria e os trouxe a julgamento. No entanto, o julgamento foi bem sucedido devido aos protestos do bispo local e Kramer foi expulso da cidade. Isto levou Kramer a fazer uma publicação de 700 páginas chamada Hexenhammer (Malleus Maleficarum em Latin) três anos depois. O título traduz em Martelo das Bruxas e logo se tornou o mais importante tratado sobre a forma de identificar e bruxas e condena-las. O décimo episódio da Izetta é chamado de “The Iron Hammer of the Witch”, então não há razão para suspeitar que os criadores de Izetta estão conscientes desta história. Por outro lado, acho que ninguém seja capaz de encntrar algum outro conto de fadas austríaco como o retratado em Shuumatsu no Izetta.

Izetta - 2d vs 3d - 02

A imagem acima é da placa do hotel Roter Adler (Red Eagle) em Innsbruck. Segundo informações, há uma grande quantidade de hotéis com este nome na Áustria.

Izetta - 2d vs 3d - 03

Agora um choque para todos, o palácio real de Finé nçao existe no mundo real, pelo menos não em Innsbruck. Mas se você olhar na primeira imagem do artigo, você vê claramente onde o palácio do anime está localizado ao longo do Rio Inn e isso é exatamente o ponto onde Hofburg de Innsbruck (Imperial Palace) está localizado, que pertencia à Casa de Habsburgo. Enquanto os dois palácios não são nada parecidos, o anime, pelo menos, parece desenhar alguma influência do Hofburg, bem como a Catedral de St. James (Catedral de Innsbruck), que está localizado bem próximo a ela. Como no anime, ambos os edifícios foram fortemente danificada durante a Segunda Guerra Mundial.

Izetta - 2d vs 3d - 04

Do anime para a vida real, Coenenberg é equivalente a Kummenberg, localizada no oeste do estado federal de Vorarlberg. O Kummenberg é uma montanha de 667 metros de altura chamada de Inselberg (uma montanha isolada) bem no vale Alpine Rhine. Ao contrário do anime, não há nenhuma fortaleza localizada no topo da montanha.

Izetta - 2d vs 3d - 05

Segundo informações, há uma enorme quantidade de marcos que poderiam ser usadas no anime, mas o único usado no anime é o Annasaule no episódio quatro. O Annasaule (Coluna de St. Anna) está localizado bem no centro da cidade. A coluna é feita para comemorar a libertação da região de tropas Bavarias durante a Guerra da Sucessão Espanhola em dia 26 de julho de 1703. Em alguns países europeus, a maioria dos dias estão associados com um determinado nome e 26 de Julho é dia do nome de Anna, que a coluna foi nomeada. A estátua real no topo da coluna, o Mondsichelmadonna (Mulher do Apocalipse), na verdade, está de frente para o norte na vida real. No entanto, no anime ela foi virada para o Sul, mas a cadeia de montanhas ao fundo é realmente sensacional.

Izetta - 2d vs 3d - 06

Embora não seja bem semelhantes retratadas ao anime (mais provavelmente por ser uma razão de época das imagens), a imagem acima deve ter sido baseada no restaurante Goldenes Dachi (telhado dourado).

Izetta - 2d vs 3d - 07

Chamavam-lhe um Kirschkuchen (torta de cereja) no anime, mas que foi definitivamente um Linzer Torte que eles mostraram no episódio seis. Esta é listada como uma propriedade cultural na Áustria.

Izetta - 2d vs 3d - 08

Novamente aqui o fundo da cadeia de montanhas.


Westria

Izetta - 2d vs 3d - 09

No primeiro episódio Finé viajou para Zurique, que é chamado Albringen no show, para se encontrar com o Lord Redford de Britannia e negociar um acordo entre os dois países. Lá eles secretamente se encontram na Zürich Opera House, inaugurada em 1891.

Izetta - 2d vs 3d - 10

A peça que estava sendo apresentada era The Magic Flute, de Wolfgang Amadeus Mozart.

Izetta - 2d vs 3d - 11

Este edifico que foi mostrado no décimo primeiro episódio supostamente ficaria em Zurique. No entanto, não há nem mesmo um edifício assim em Zurique. Logo, o melhor palpite de que mais se assemelha seria o Palácio Federal da Suíça, localizada em Berna. A cor e as colunas são bastantes diferentes como as da animação.


Germania

Bom, não precisamos quebrar a cabeça para adivinhar que era a Alemanha sendo retratada no anime.

Izetta - 2d vs 3d - 12

Que é suposto ser a sede da Germania no lago Ruden, que é o Lago Constance na vida real. É o terceiro maior lago da Europa Central e faz fronteira com a Áustria, Alemanha e Suíça. A foto acima mostra a entrada do porto famoso de Lindau, na Alemanha. No topo há uma bela escultura do Leão da Baviera e é uma pena que eles não o animaram. O edifício na parte de trás é o hotel Bayerischer Hof.

Izetta - 2d vs 3d - 13

A 20 metros de altura o Mangtum Tower serviu como um mirante antes de ser o farol da cidade, construído em 1856.

Izetta - 2d vs 3d - 14

Há também uma foto mostrando Berlin, que foi chamada de Neu-Berlin no anime. A foto específica realmente a visão de Hitler de Berlim. O projeto foi chamado World Capital Germania, mas nunca foi realizado. O anime mostra o Portão de Brandemburgo na frente e o planejado grande salão na parte de trás.


Country of Nord

Izetta - 2d vs 3d - 15

No sétimo episódio, Izetta e Finé viajam para o Country of Nord (País do Norte), que na verdade é a Noruega. Izetta tem a missão de afundar o mais novo e inacabado porta-aviões da Germania, Drachenfels (Dragonrock), que parece ter sido baseado no porta-aviões alemão Graf Zeppelin, que por coincidência, nunca foi concluído. No anime, o navio estava escondido no vale Sognefjord, o maior desfiladeiro da Noruega.


Britannia

Alguém aí chamou a Rainha para tomar chá com Izetta?

Izetta - 2d vs 3d - 16

Izetta - 2d vs 3d - 17

Claro que estas imagens já nos leva à Londres e não precisam de tantas explicação. As duas imagens mostram a torre do relógio do Palácio de Westminster, também conhecida como as Casas do Parlamento. O relógio popularmente conhecido como Big Ben, se chama na verdade Elizabeth Tower, sendo Big Ben o apenas o nome do sino localizado dentro dele. Nas imagens do anime, vemos estes pontos passando por um verdadeiro caos em meio a guerra.

Izetta - 2d vs 3d - 18

A icônica Tower Bridge

Izetta - 2d vs 3d - 19

E aqui a famosa Catedral de St. Paul.


Uma coisa que não poderíamos esquecer são as aeronaves de combates que também foram retratadas no anime (aqui infelizmente, as imagens delas ficaram pequenas).

Izetta - 2d vs 3d - 20

Talvez a maior dificuldade para o Estúdio Ajiado que produziu o anime seria retratar edificações antigas, no entanto, o lado bom que muitas delas sofreram poucas alterações do tempo da Segunda Guerra Mundial pra cá, tendo praticamente suas estruturas e suas faixadas conservadas.

Por tanto meu caro amigo aventureiro, ir ao Japão para peregrinar em lugares que serviram de cenários para os animes é bem legal, mas se você não tem como ir ao Japão, já sabe que na Europa, você também encontra muita coisa bacana por lá. Se você estiver visitando a Áustria e encontrar com a bruxa Izetta, diga que eu mandei um oi! 😀

Fonte: Matéria original do Crunchyroll em Inglês

  • E ai, o que acha? Já está planejando seu roteiro turístico? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente.

Confira outras matérias referentes ao Anime Turismo aqui no Anime Xis!

Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter: @Anime_Xis e Instagram: Anime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!