Japão: Comercial da cerveja Kirin Beer feito pelo Studio Trigger é retirado do YouTube

Kirin beer - comercial 1Quem quiser rever o comercial animado da Kirin Beer produzido pelo Studio Trigger (Kill la Kill, Uchuu Patrol Luluco, Ninja Slayer, Little Witch Academia) vai ficar desapontado, pois o anúncio não está mais disponível no YouTube. A razão mais provável parece ser após uma declaração feita ela ASK, uma instituição japonesa sem fins lucrativos especializada na prevenção ao álcool ou problemas relacionados com as drogas, que incentivou a Kirin Beer e o Studio Trigger a retirarem o anúncio.

Kirin Beer - Studio Trigger - commercial Anime Xis Brazil

Conforme divulgamos aqui no Anime Xis na época, o comercial estreou no dia 2 de Agosto e segue uma ilustradora de 25 anos chamada Anna e sua irmã Saki, de 21 anos, além de dois estudantes universitários de 21 anos cada, Chihiro e Tatsuya. Na declaração da ASK em 10 de Agosto, o grupo expressa desaprovação do retrato do anúncio com a cultura jovem – animes, games, SNS e idols em cenas com bebidas.

– Você pode conferir a declaração da ASK clicando aqui (Nota: Texto todo em Japonês).

Kirin beer - comercial 2

O comercial recebeu comentários negativos no YouTube, assim que os problemas ligados ao álcool levaram o pessoal da Kirin o colocarem em questão. A resposta que supostamente deu foi que não deveria haver nenhum problema porque, para comerciais da web, pode haver uma idade minima. “A idade padrão estabelecida para comerciais de televisão no Japão é de 25 anos”, segundo o que foi respondido pela divisão comercial da empresa. “Mas o padrão da indústria não se aplica aos comerciais da web, então os personagens foram feitos próximo a faixa etária de 20 anos de idade”. (A idade minima liberada para o consumo de bebidas alcoólicas no Japão é 20 anos).

No entanto, a ASK alegou que não havia uma especificação de idade no vídeo, incluindo veiculações no Facebook e sites de notícias onde foi publicado e visualizada por menores. Mesmo quando eles viram a permissão de idade para ver o vídeo, os usuários precisariam apenas clicar em “sim” para afirmar que tinham mais de 20 anos (tipo a mulecada que vai em alguns certos sites por ai alegando que são maiores de idade para ver o conteúdo do mesmo).

Kirin Beer - Studio Trigger - commercial 2

ASK tomou o ponto de vista que os comerciais dos veículos da web devem ter o mesmo padrão que a televisão e pediu na declaração que a Kirin removesse o comercial. O grupo passou a solicitar à outros desenvolvedores de comerciais da web para se aplicarem as mesmas considerações.

Os fãs lançaram uma petição via change.org para trazer o de volta comercial. Ele será entregue ao Studio Trigger, a Kirin e a ASK, entre outras entidades, mas a ASK foi inflexível alegando que os padrões do Japão sobre a questão são relativamente frouxos.

Kirin Beer - Studio Trigger - commercial 3

Só por curiosidade: Para quem está meio por fora sobre o assunto e se questiona se está certo ou errado tudo isso e por parte de quem, acreditem, neste quesito o Brasil está a frente. Embora o consumo de bebidas alcoólicas por aqui é permitida a partir dos 18 anos de idade, qualquer empresa que for veicular uma propaganda de bebida seja por TV, internet, banners, outdoors, revistas e outros veículos, as empresas estão extremamente proibidas de usarem imagem de menores de idade relacionando com o produto e também não pode aparecer cenas do produto sendo consumido no vídeo e, é claro, obrigatoriedade de mensagens como “produto destinado à adultos”, “beba com moderação” e “se for dirigir, não beba”.

Kirin beer - comercial 3

Bom, vamos ver se em alguma hora o comercial volte ou não ao ar no YouTube e nós de olho no desfecho desta história.

Fonte: Hachima Kiko

  • E ai, o que acha? Fizeram certo em retirar o comercial do ar? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

Leia mais curiosidades clicando neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter: @Anime_Xis e Instagram: Anime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas