Conheça o curta metragem baseado em Mahou Soujo: “A Melhor Amiga”

Olha só que bacanudo, um grupo de Estudantes de Audiovisual fazem financiamento coletivo para curta-metragem sobre garota mágica ou como conhecemos por aqui, Mahou Soujo. Apresento a vocês “A Melhor Amiga”!

Não deixe de falar pra gente nos comentários o que acham da iniciativa!

A ideia é explorar um personagem que não costuma ter muito foco: a melhor amiga da menina com poderes mágicos  

Uma campanha no site de financiamento coletivo Catarse quer arrecadar R$ 13 mil para produção de um curta-metragem sobre garotas mágicas. A Melhor Amiga conta a história de Ciça, uma adolescente que precisa lidar com a descoberta de que sua melhor amiga, Laís, recebeu superpoderes e a missão de defender o universo de forças malignas.

Inspirado no gênero de anime mahou shoujo, como Sakura Card Captors e Sailor Moon, o filme é de autoria de estudantes do último ano de Audiovisual da ECA USP. O tema da história é a amizade entre duas adolescentes comuns, apesar da magia envolvida. A ideia do curta surgiu de uma pesquisa feita pelo diretor e pela montadora, como um exercício da matéria de edição. Os dois mergulharam no gênero para transformar a primeira temporada de Sailor Moon em um longa-metragem. Esse trabalho junto do fato de que esse gênero foi muito presente na geração que hoje forma a equipe, fez surgir o interesse de fazer o trabalho de final de curso com esse tema.

Para o diretor Andrey Moritz, o ponto forte do curta-metragem é o viés pouco abordado no universo mahou shoujo. “A melhor amiga de uma garota com poderes é um tipo de personagem que normalmente aparece de forma secundária, servindo essencialmente como um espelho de realidade para a super-heroína ou como uma donzela em perigo”. Apesar de toda a mágica que envolve as personagens principais desse gênero, elas costumam ter uma melhor amiga que não possui super poderes, como é o caso da Tomoyo, de Sakura Card Captors, de também da Naru, de Sailor Moon. São personagens como elas que o curta ‘A Melhor Amiga’ vai explorar. “A melhor amiga, por mais que não corra tantos riscos quanto a garota mágica, passa por tantas crises quanto a própria super-heroína. Estas crises, ao serem tratadas por personagens realistas, como Ciça, tornam-se pontos de desenvolvimento e amadurecimento das personagens”, defende.

Modelo em 3D do Baculo da Heroína

De acordo com a produtora Flávia Lucena, mesmo com a proposta de colocar Ciça em oposição a um universo mágico, é necessário mostrar elementos desse universo paralelo para que a protagonista acredite nos poderes de Laís. “Por isso, a maior parte do valor arrecadado na campanha será gasto com a criação do mundo mágico. Ou seja, esse dinheiro vai ser usado para custos com locais de filmagens, construção de cenários, figurinos e os objetos mágicos”, explica.

“O fato de estarmos sempre junto com a protagonista ajuda a diminuir bastante o contato do espectador com a magia, ainda mais porque ela própria é excluída desse mundo. Mas por mais que não apareça tanto, esse mundo mágico precisa ser muito bem pensado, tanto por ser essencial para a narrativa, quanto por ter que ser executável com os recursos disponíveis. O resultado precisa ser crível e transmitir o fascínio que essa magia exerce sobre a protagonista também para o espectador”, detalha a diretora de arte Alice Hirata.

O projeto pode ser acompanhado no facebook, instagram ou através da própria página do Catarse.

Nossas redes sociais são:
facebook: https://www.facebook.com/amelhoramigaocurta/
instagram: https://www.instagram.com/amelhoramigaocurta/
catarse: https://www.catarse.me/amelhoramiga

As contribuições com o orçamento da produção podem ser feitas até o dia 28 de junho e serão oferecidas recompensas do universo do filme para quem apoiar o projeto.

O que vocês acham da idéia? Contae…