Japão: Aberto debate se músicas dos Vocaloids podem ou não serem tocadas nas escolas!

♫♪ A Hora do almoço é a hora mais feliz… ♪♫ Anime: Angel Beats

Os Vocaloids são realmente populares para a maioria das pessoas em todo o mundo, mas você sabia que nem todos são fãs? Parece que há um debate sobre se as escolas no Japão devem ou não tocar as músicas dos Vocaloids.

Nas escolas do Japão, os alunos almoçam enquanto escutam transmissões de música, cuja seleção é decidida pelo comitê de radiodifusão interna. Os pedidos de músicas geralmente são cumpridos, para que os alunos possam ouvir suas músicas favoritas enquanto se alimentam. No entanto, isso também resulta em escolhas que não são apreciadas por todos na classe e encontrar um meio termo não é uma tarefa fácil.

Tais coisas são difíceis de resolver e para um pai japonês, foi o ponto de ruptura foi quando sua filha fez uma pergunta inocente e que fez ele a colocar em seu twitter:

“Esta é uma pergunta da minha filha que está na escola primária: “Nós podemos tocar nossa música favorita durante o almoço, mas nossa professora disse que as músicas dos Vocaloid não são permitidas. Quando perguntei por que, ele disse que é porque soavam robóticos, mas as de Perfume está bem. Por que então?”

O fenomenal grupo japonês Perfume (que já fez interpretações em vários temas para animes) é conhecido por fazer uso de efeitos de voz robóticos para combinar suas músicas electropop, que é bastante semelhante à música cantada por Vocaloids como Hatsune Miku. Então, por que essa discriminação do professor?

Depois disso, acredite, explodiu uma série de tweets comentando sobre o assunto que gerou um enorme debate pelas redes sociais do Japão. Vamos então à algumas respostas:

  • Um usuário do Twitter concordou com o professor:

“A música do Perfume parece artificial, mas tudo é modificado. Eles cantam em concertos ao vivo e lançam músicas como outros idols. Suas danças deixam muito a desejar, mas definitivamente prefiro as pessoas que cantam. Vocaloid é 100% artificial e essa é a principal diferença “.

  • A maioria, no entanto, expressou suas objeções:

“Minha escola secundária também era assim. Alguns meninos disseram: “O que há de tão grande com essa voz artificial? É tão desconfortável ouvir isso! As músicas dos Vocaloids foram interrompidas há algum tempo, mas elas lentamente voltaram. No final, realizou-se uma reunião e foi decidido que não haveria mais dessas. Naquela época, não queria ouvir suas músicas selecionadas também! “

“A música Vocaloid não é artificial, tem uma fonte. Claro que é modificado, mas se você conta isso como sendo artificial, então todos os cantores reais são assim também “.

“Uma vez trabalhei como membro da equipe da escola primária. Na época, parecia que havia muitas pessoas que se recusavam a aceitar nossa subcultura. Apenas a simples menção de jogos ou anime no local de trabalho é suficiente para fazê-los tratá-lo como um alienígena”.

Realmente depende da escola, enquanto em algumas delas, as pessoas dizem que as coisas estão bem com isso, enquanto em outras tem professores alérgicos a qualquer coisa otaku. Na melhor das hipóteses, é uma situação pegajosa e as crianças de uma idade tão “terrível” (não as ofendendo) acabam carregando essas experiências para o resto de suas vidas.

Uma coisa que não pode ser negada, é que a cantora virtual Hatsune Miku que tornou-se parte do Japão. Afinal, até o próprio Ministério japonês certamente reconhece sua presença.

O que dá a entender, é que a maioria das pessoas acreditam que a liberação ou proibição vai mais para o lado de gostar ou não gostar da subcultura japonesa do que achar aquilo próprio para as crianças da escola fundamental, ou seja, para a maioria das pessoas é aquela palavrinha detestável chamada preconceito.

Fonte: SoraNews 

  • E ai, o que você acha? Concorda com a proibição das canções dos Vocaloids nas escolas japonesas? Qual sua opinião a respeito desse debate? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

Confira outras curiosidades aqui no Anime Xis!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas