Entrando no mundo de Harvest Moon – Por Marcio Mew

O artigo de hoje foi produzido pelo nosso leitor e companheiro Marcio Mew, que trouxe um pouquinho sobre um clássico game, Harvest Moon. Vamos conhecer a história, do desenvolvimento do jogo e também sobre as sequências da franquia.

Nostalgia bateu forte aqui, uma das coisas que eu mais gostava em minha infância era de viajar nas ferias para a fazenda de meu tio, todo aquele contato com a natureza é realmente relaxante. Só quem passou pelo menos as ferias no campo sabe a sensação. Na hora de voltar já batia uma saudade e uma das alternativas para matar essa saudade do campo é jogar um game onde você mora e cuida de um, é assim que me apaixonei pela franquia Harvest Moon. Neste tópico vamos falar sobre essa franquia que é uma das minhas preferidas.

Transformando nostalgia em inspiração:

Harvest Moon é uma franquia criada por Yasuhiro Wada, um game design japonês que cresceu no campo e um dia deixou sua cidade-natal para morar em Tóquio, Wada ficou surpreso ao ver a diferença de ambas as cidades. Nisso após anos em Tokyo eis que a nostalgia de sua antiga terra aparece e lhe dá a inspiração para uma franquia que está a quase 20 anos na mente de muitos jogadores, combinando a vida no campo com as experiencias sociais da cidade num game muito divertido e viciante, nasce assim Bokujō Monogatari ou como conhecemos aqui no ocidente Harvest Moon.

“Quando cheguei em Tokyo, comecei a lembrar das coisas boas de onde vim, o que fazia o interior ser tão especial. Foi dai que vieram alguns conceitos-chave para Harvest Moon” – Yasuhiro Wada

Nem tudo são flores:

A ideia estava pronta e o jogo estava sendo desenvolvido, porém diversos fatores quase fizeram o game ser cancelado. Entre eles estão problemas financeiros da Pack in Video (desenvolvedora do primeiro jogo), o desaparecimento do presidente da empresa, muitos projetos sendo trabalhados ao mesmo tempo e para piorar as equipes estavam sem rumo e o jogo só estava 30% concluído com quase nada de orçamento sobrando, enfim estava um verdadeiro caos e cada vez mais o jogo ficou perto do cancelamento, mas Wada juntamente com o programador Tomomi Yamatate e o planejador Setsuko Miyakoshi se reuniram e decidiram continuar o projeto por conta própria, desta forma a equipe que antes tinha mais de 10 pessoas agora só tinha 3. Após muito trabalho e muitas noites dormindo no escritório eis que eles conseguem terminar o jogo a tempo, porém infelizmente com diversas remoções por falta de tempo. Porém mesmo assim o jogo estava concluído e no mercado.

O Resultado final

O Jogo tinha uma historia simples, começava quando o protagonista (Conhecido popularmente como Pete) acaba recebendo uma fazenda de herança de seu avô que havia falecido, Pete agora deve aprender a viver no campo para assim restaurar a fazenda de seu avô ao estado original enquanto faz amizade com os habitantes da região até eventualmente achar uma companheira. Para restaurar a fazenda o jogador deve realizar atividades diárias do campo como plantar e cuidar de animais além de realizar outras atividades com o fim de conseguir mais dinheiro, como por exemplo a pescaria. Tudo isso tendo em conta que sempre pode haver mudanças climáticas e que ainda existem quatro estações no ano, fazendo o jogador se planejar bem para não acabar com plantações inteiras mortas por não ser da mesma estação. Ah, arranjar uma waifu também está incluso.

O Jogo teve vendas significativamente boas, o que deu a chance para uma sequência para o console 64 bits da Nintendo.

A Sequência:

Com a boa vendagem no Super Nintendo eis que chega o sinal verde para a sequência, no dia 5 de fevereiro de 1999 chegou Harvest Moon 64 ao Nintendo 64, segundo Wada nesse jogo enfim ele pode colocar tudo o que tinha em mente para o primeiro jogo tornando assim Harvest Moon 64 uma especie de versão definitiva do jogo do SNES.

Apesar dele ser chamado de Bokujō Monogatari 2 no Japão ele é na verdade o quarto jogo da série, antes dele foi lançado 2 jogos, um para o Game Boy e outro para o Game Boy Color, ambas as versões possuem muitas limitações pelo fraco hardware do Game Boy, desta forma fazendo o Harvest Moon 64 ser o jogo que Wada desejava.

Naquele mesmo ano a equipe que trabalhou nos dois games de Game Boy começa a trabalhar em Harvest Moon: Back to Nature que originalmente seria um port/remake do Harvest Moon 64 para o Playstation, porém a equipe mudou muitas coisas no jogo, mapa, personalidade dos personagens e até mesmo os nomes foram modificados. Wada ficou surpreso com o quão tudo estava diferente e já era tarde demais para modificar, mal sabia ele que Back to Nature seria um dos títulos mais aclamado pelos fãs da franquia.

Foi lançado também Harvest Moon for Girl para Playstation, porém o lançamento ocorreu apenas no Japão. O game é basicamente a mesma coisa que Back to Nature, com a diferença que você joga com uma personagem feminina que deve fazer a mesma coisa que o protagonista masculino faz em Back to Nature que é cuidar da fazenda, interagir com as pessoas da cidade e achar uma pessoa com quem irá casar.

Os Protagonistas, Pete e Claire continuaram como protagonistas em outros jogos da franquia, sendo suas ultimas aparições na série principal em Harvest Moon DS e Harvest Moon DS Cute.

O Jogo mais aclamado:

Um dos maiores sucesso da franquia foi Harvest Moon Friends of Mineral Town, que também foi o responsável por trazer muitas pessoas para a franquia, incluindo esse que agora fala, o jogo não tinha grandes novidades quanto aos seus antecessores. Porém o seu gameplay era tão divertido quanto os outros além de possuir um tempo de jogatina quase que infinito, para se ter ideia só é possível ganhar a sua casa na montanha após o aniversário de 50 anos do casamento entre Pete e sua companheira, ou seja, se quiser essa casa terá que suar muito para consegui-lá.

O Jogo foi um sucesso e tanto que ele é um dos títulos mais vendidos de Game Boy Advance, graças a esse sucesso a franquia se firmou nos consoles da Nintendo, onde continuam até hoje e com exclusividade.

Assim como foi com Back to Nature, o jogo também recebeu uma versão feminina chamada de Harvest Moon More Friends of Mineral Town que dessa vez foi localizado no ocidente, que trocava Pete por Claire.

Ambos os jogos estão no Virtual Console do Wii U, para quem quer começar na franquia recomendo começar por esse.

Novos jogos, Novos rumos:

Depois de um tempo, a franquia foi totalmente modificada. Cada jogo possuía uma historia original e novos personagens. Também devido ao sucesso, a franquia se tornou quase anual, tendo games lançados praticamente todos os anos, sendo a grande maioria para os portáteis da Nintendo (DS/3DS), os consoles da Sony continuaram a receber alguns títulos da franquia no PS2 e PSP, porém já faz anos que a franquia não dá as caras novamente nos consoles da Sony levando a entender que a produtora do game, Marvelous Entertainment, optou em tornar a franquia como exclusiva dos consoles da Nintendo.

Faz alguns anos que a franquia não dá as caras nos consoles domésticos, seu ultimo lançamento foi para o Wii em 2009 com Harvest Moon: Tree of Tranquility, porém já foi anunciado um novo game da série Story of Seasons para o Nintendo Switch. (Mais tarde falamos sobre essa mudança no nome)

Rune Factory: O Spin-off tão bom quanto da serie original:

Em agosto de 2006 foi lançado no Japão para o Nintendo DS um spin-off que marcaria os fãs da franquia, Rune Factory: A Fantasy Harvest Moon, o game combinava tudo o que já existia em Harvest Moon com elementos de Action RPG, nesse jogo era possível administrar uma fazenda, arranjar uma companheira, lutar contra monstros, fazer amizade com monstros para ajudar em sua fazenda, participar dos eventos… Enfim o jogo dava um monte de coisas para se fazer.

O Jogo possui uma arte mais anime-style, com uma história melhor trabalhada em relação aos demais Harvest Moon, cada atividade que você faz aumenta sua skill além de tudo aquilo que estamos acostumados em Harvest Moon.

O Sucesso foi o suficiente para fazer a franquia ganhar mais 3 games e 1 remake do primeiro jogo para o Wii e 1 spin-off meio mundo aberto para o Wii e PS3. Infelizmente a Neverland, responsável pelo desenvolvimento de Rune Factory, fechou as portas em 2013, deixando assim as chances da volta de Rune Factory baixas, porém para nossa alegria, Yoshifumi Hashimoto, disse uma vez que ainda existem chances de vermos um Rune Factory 5 e eu aguardo ansiosamente por um futuro anuncio no Switch.

Harvest Moon ou Story of Seasons?

Treta nervosa essa… A Marvelous, desenvolvedora de Harvest Moon, ou melhor, Story of Seasons, tem desde 2004 uma empresa americana conhecida por localizar seus jogos e de algumas outras empresas no ocidente, a XSeed, porém Harvest Moon sempre foi localizado por uma outra empresa chamada Natsume. O Motivo da Marvelous ter continuado com a parceria com a Natsume ao invés de usar sua própria empresa foi simples: O Nome.

Como já citado nesse tópico o nome japonês da franquia é Bokujō Monogatari que traduzido para o português fica História na Fazenda, porém a Natsume quando localizou o jogo lá no SNES ela optou por mudar o nome para Harvest Moon (Colheita da lua), fazendo uma alusão a própria Colheita da Lua que é quando há lua cheia perto da data do equinócio de outono que é quando o dia e a noite tem a mesma duração, durante esse dia os fazendeiros podem continuar a colheita até tarde da noite por causa da luz do luar.

Enfim voltando a treta, a Natsume registrou o nome Harvest Moon como seu afinal ela que criou e patenteou esse nome, logo no caso da Marvelous trocar a empresa responsável pela localização ela fica com os direitos do nome Harvest Moon e a Marvelous teria que pensar em um outro nome para a franquia no ocidente. Durante anos a Marvelous continuou com a Natsume porém em 2014 a Marvelous decidiu terminar a parceria e seguir localizando futuramente pela XSeed. Ai começou uma treta das duas empresas cujo o resultado a divisão da franquia em duas, de um lado estava a Marvelous que perdeu no tribunal e não tinha um nome para sua franquia, então decidiu nomeá-la de Story of Seasons e do outro lado a Natsume que venceu a batalha e ficou com os direitos sobre o nome Harvest Moon.

Porém tinha um problema nisso, a Natsume é meio… indie em desenvolvimento de jogos por isso ela não tem a capacidade de fazer um jogo como a Marvelous que é uma empresa gigante, isso explica o por que os últimos jogos com o nome Harvest Moon saíram de forma tão duvidosa enquanto os Story of Seasons mantem a mesma qualidade dos Harvest Moon pré-Natsume.

Conclusão:

Harvest Moon/Story of Seasons e seu spin-off Rune Factory são franquias incríveis que vale a pena conhecer e se viciar, tirando os Harvest Moons pós-Natsume todos os outros valem muito a pena jogar. Como citei no tópico, Friends of Mineral Town é sem duvida o melhor para começar, mas o Back to Nature também é bastante recomendado, fica a seu critério escolher qual dos dois jogos jogar mas te garanto que vai te proporcionar horas de jogatina.

– Tópico postado originalmente pelo próprio Marcio Mew no fórum da Nintendo Blast e trazido para cá através de sua autorização.


– Se você também ideias de matérias, artigos e reviews, entre em contato conosco aqui no site ou através de nossas redes sociais [FacebookTwitterInstagram]

  • E ai, o que acha? Gosta de Harvest Moon? Já passou longas horas jogando? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

– Mais notícias de games? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas