Qual série dominou os círculos de doujins no Comiket 92? Aqui estão os resultados

Como você sabe, o Comic Market (Comiket) nasceu em 1975 sendo um evento propriamente de círculos de doujins ou auto-publicações de fã para fã, podendo ser uma produção própria ou adaptação de uma ou mais franquias em games, mangás, novels, mercadorias, etc. Apesar do evento também ser referência em cosplays (só dar uma olhada nos álbuns de fotos do evento que nós trazemos aqui nestes últimos 4 anos) e também uma ótima oportunidade para as empresas fazerem apresentações para suas franquias, ainda sim a grande procura por lá são mesmo os doujins.

Só visualiza, cada uma ou duas mesinhas dessas são um circulo de doujins vendendo suas artes ou mercadorias.

Nos últimos anos, obras da franquia Touhou sempre foi uma das mais procuradas, inclusive sempre tendo um grande número de cosplayers caracterizados com seus personagens, mas a hegemonia aos poucos foi sendo quebrada nesses últimos anos com a chegada da franquia Kantai Collection.

Tokyo Big Sight, local do Comiket desde 1975

O pesquisador conhecido como myrmecoleon, do departamento intitulado Yonezawa Memorial Library of Manga and Subculture Comiket da Universidade de Meiji tem contado os números de doujinshis nos Comikets realizados nos últimos anos. Para este último, o Comiket 92, ele faz as mesmas contagens com o número de trabalhos feitos por fãs para o evento. Em um novo gráfico, o pesquisador mostrou que os dois habituais (KanColle e Touhou Project) ainda dominam, no entanto, seus números estão baixos do que das edições anteriores. E parece que graças ao game Fate / Grand Order, a série Fate fez um enorme salto nos números de doujinshis feitos, mas não o suficiente para vencer os outros principais candidatos. Aqui estão os resultados:

NOTA: Atente para os da linha azul que são as franquias orientadas para o público masculino, os da linha vermelha orientadas para o publico feminino e a linha roxa para ambos os públicos. 

Abaixo, a lista:

  1. Kantai Collection
  2. Tohou Project
  3. The iDOLM@STER
  4. Touken Ranbu
  5. Fate Series
  6. Love Live!
  7. Yuri!!! on Ice
  8. Girls Und Panzer
  9. Granblue Fantasy
  10. Haikyu!!
  11. Mr. Osomatsu
  12. Vocaloid
  13. Tiger & Bunny
  14. Kuroko no Basket
  15. Attack on Titan
  16. Ensemble Stars
  17. Yowamushi Pedal
  18. World Trigger
  19. Hetalia Series
  20. Kekkai Sensen
  21. Boku no Hero Academia

Com os números, The iDOLM@STER quase bateu Touhou, que dominou o evento há anos. O mais curioso é a franquia ter ficado a frente da sua principal concorrente em franquia de idols, Love Live!, coisa que não acontecia há muito tempo. Mas mesmo no 2º lugar, a franquia de sucesso mostrou que ainda é uma potência da Comiket. Quanto a KanColle, ainda é bastante dominante apesar de ter menos doujins que nos eventos dos anos anteriores.

Touhou vs Kancolle, uma memorável batalha dos Comikets! Quer fazer um teste de coragem? Vá ao Japão, chega para os fãs de uma das duas franquias e fala que você prefere a outra. Se voltar vivo, me conte o qual foi o resultado!

Outro destaque que vale levar em consideração é o total de público que foram atrás destes materiais. Durante os 3 dias do evento, foram 500 mil participantes, incluindo consumidores e cosplays.

Será que no próximo teremos as séries da franquia Fate chegando ao TOP 3? Ou teremos alguma surpresa de séries de idols como The iDOLM@STER e Love Live! voltando a brigar la em cima. As respostas saberemos no final do ano.

A próxima edição do Comiket já tem data para acontecer: Comiket 93 nos dias 29, 30 e 31 de Dezembro no mesmo Tokyo Big Sight na capital japonesa (já vai agendando a sua viagem).

Fique ligado nas matérias do Comiket 92 aqui no Anime Xis. O evento aconteceu nos dias 11, 12 e 13 no Tokyo Big Sight. Você pode acompanhar a nossa cobertura através dessa tag –> https://www.animesxis.com.br/tag/comiket/

Fonte: ASCII

  • E ai, o que acha? Conseguiu testar o site? Teve o resultado esperado? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

– Leia mais sobre o Comiket aqui no Anime Xis!

– Confira outros eventos clicando neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Conhece nosso 
Canal no Youtube?

Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas