[Especial] Grape-kun, O Apaixonante Pinguim Apaixonado!

Nesta semana, os fãs japoneses e de todo o mundo, não apenas de animes mas simplesmente adoradores dos animais tiveram uma notícia muito triste, o pinguim de Hunboldt (Spheniscus humboldti) chamado de Grape-kun que vivia no zoológico de Saitama, morreu aos 21 anos de idade. O pinguim ficou mundialmente famoso ao se apaixonar por um recorte de papelão de uma pinguim antropomorfizada da série de anime Kemono Friends chamada Hululu.

O pinguim de Humboldt Grape-kun era uma das principais atrações do Tabu Zoo, o Zoológico de Saitama, no Japão e era o mais velho em exposição. Lá, ele tinha um habitat adaptado e era muito bem cuidado.

Em Abril deste ano, ao final do anime TV Kemono Friends, um projeto de colaboração do anime com o zoológico foi realizado, onde estandes e cartazes dos animaizinhos da série foram espalhados pelo zoo e, claro, na área dos pinguins, foi colocado a imagem de uma pinguim da série, Hululu.

O que mundialmente chamou atenção foi o fato do pinguim ficar praticamente apaixonado pela personagem bonitinha da série, algo que ajudou Kemono Friends a ganhar ainda mais popularidade mundo afora.

Na época com 20 anos, Grape-kun começou a cortejar o recorte de papelão da personagem Hululu. Grape-kun já havia se associado a uma pinguim da vida real chamada Midori, mas depois de deixá-lo para um “mais novo”, a chegada de Hululu imediatamente provocou o interesse de Grape-kun e o pinguim enamorado logo foi visto olhando para ela por horas e acabou recusando-se de a abandonar, ficando sempre ao seu lado de tal forma que ele mesmo esqueceu de se alimentar por um certo tempo.

A dedicação de Grape-kun a personagem 2D cortou corações derretidos em todos os lugares, com pessoas que viajaram de várias partes do Japão e de alguns países afora para ver o animal e sua parceira 2D na vida real.

No entanto, na última terça-feira, 10 de Outubro, a equipe de manutenção e veterinária do zoo notou uma mudança de comportamento no pinguim, o afastando imediatamente de seu local onde era atração. A equipe do Zoo imediatamente deixou uma mensagem no twitter avisando que Grape-kun não seria visto naquele dia:

O tweet acima lê:

“Avisamos aqui que Grape-kun deixando de ser exibido. Depois de observarmos uma mudança na condição física de Grape-kun, estamos tratando isso como uma questão de importância, então, a partir de hoje, o Grape-kun não estará em exibição. Além disso, Hululu foi movida junto com Grape-kun. Pedimos desculpas pela preocupação, mas pedimos a sua compreensão.”

Assim que as notícias informaram a condição do pinguim, os usuários começaram a inundar o Twitter enviando desejos de melhoras, com todos esperando que Hululu pudesse cuidar do velho Grape. No entanto, dada a sua idade avançada, as pessoas realmente se mantiveram preocupadas já que os pinguins de Humboldt vivem em cativeiro em média por 20 anos.

“Venha comer, Grape-kun”

Porém, a pior das notícias foi dada pela equipe do zoológico na última quinta-feira, dia 12 de Outubro, em pleno dia das crianças. Grape-kun, o pinguim que alegrou muita gente, incluindo muitas crianças, havia falecido.

O Tweet acima lê:

“O pinguim de Humboldt, Grape-kun faleceu. Nossos sinceros agradecimentos a todos por apoiá-lo até agora. Obrigado também a Hululu, que o observou até o final. E obrigado, Grape-kun, por todo esse tempo. Descanse tranquilamente no céu.”

Depois que o zoológico fez o triste anúncio do falecimento de Grape-kun, homenagens on-line começaram a surgir de todo o mundo, com milhares de pessoas compartilhando mensagens e fanarts para expressar sua tristeza. Aluns divulgaram fanarts muito bonitas em sua homenagem:

Após todas estas manifestações, o zoológico criou neste sábado (14/10), um memorial improvisado em homenagem a Grape-kun, para que os visitantes pudessem prestar seus sentimentos e deixar homenagens ao pinguim que roubou o coração de todos.

Flores, fotos e até uma garrafa de vinho tinto são algumas das ofertas que os visitantes deixaram no monumento improvisado.

O zoológico também criou um recorte em miniatura de Hululu ao lado de uma foto de Grape-kun , como um reconhecimento emocionante de sua relação especial.

Dentro da placa de exibição está uma lembrança que traz lágrimas aos olhos das pessoas: o pequeno bracelete roxo usado por Grape-kun:

Entre os muitos tributos recebidos é esta ilustração da Mina Yoshizaki. Como artista e designer conceitual da Kemono Friends, Yoshizaki é a pessoa que criou a parceira de 2D de Grape-kun, Hululu e em homenagem ao seu relacionamento, ela imortalizou os dois pinguins juntos em uma cena emocionante e com os braceletes roxos:

Juntamente com presentes e homenagens, os visitantes também deixaram notas pessoais nos letreiros que foram configurados com a mensagem “Grape-kun, obrigado.”

Uma das mensagens mais pungentes no quadro foi escrita por um detentor a cargo do recinto do pinguim, Nemoto-san, que passa pelo nome NMT online.

A mensagem acima de Nemoto-san (NMT), retratada à esquerda, lê:

“Você era o pinguim Humboldt mais famoso do mundo! É tudo graças a você que tantas pessoas vieram a ver os pinguins e se interessaram por eles. Obrigado por todas as horas de sorrisos felizes que você me deu. Espero que você encontre uma noiva dedicada no céu. Eu te amo!!”

Enquanto o Tobu Zoo ainda não revelou se eles têm algum plano para um memorial mais permanente nas obras, os fãs de Grape-kun estão levantando fundos para comprar uma estátua de Hululu e o pinguim para doar para o zoológico.

Na imagem acima segurando Grape-Kun, está a seiyuu da personagem Hululu, Chikuta Ikuko.

Talvez, a história de devoção de Grape-kun pode ser aquela que atingiu muitas pessoas em todo o país, da mesma forma que o querido cão do Japão, Hachiko, nos anos 30, quando uma estátua foi feita pela primeira vez em sua homenagem em frente a estação de Shibuya. Aqui está a esperança de que o zoológico decida imortalizar Grape-kun e Hululu de forma semelhante, com uma estátua que pode contar sua história para as gerações vindouras.

Infelizmente não conheci Grape-kun, mas creio que nesses 21 anos que ele viveu, alegrou muitas crianças, jovens e adultos no Tobu Zoo e neste finalzinho de vida, foi abençoado com uma paixão. Esta história com certeza jamais será esquecida e não tenho dúvidas que ele será muito bem recebido para onde ele vá e certamente vai se encontrar com Hululu com quem finalmente ficará junto para sempre!

Descanse em paz Grape-kun. Você deixará saudades. :'(

Fontes: Ota-suke, SoraNews, Pixiv

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas