Japão: Edição de verão do Comiket em 2020 é mantida, mas será durante a Golden Week

O site oficial do evento Comic Market (Comiket) anunciou no sábado (23/12) que as sete organizações por trás do evento ainda planejam manter a edição de verão do evento em 2020, o Comiket 98, no centro de convenções Tokyo Big Sight. O anúncio afirmou que o plano é manter a convenção no mesmo local que ela sempre aconteceu, mas neste caso, ela ocorreria durante as férias da Golden Week entre Abril e Maio ao invés de ser realizado no verão (geralmente sendo realizada em meados de Agosto). O evento marcará a primeira vez que o Comiket será realizado durante a Golden Week. O evento utilizará o West Hall do Tokyo Big Sight, o South Hall, o Salão de Exposições de Aoumi e a Torre de Conferências.

O Comiket 98 também será parte de um projeto de “Doujin Japan 2020”, com um título tentativo. As organizações declararam que o maior projeto Doujin Japan 2020 não se limitaria a Tóquio, mas envolverá outros eventos de duplas em todo o Japão em 2019 e 2020.

Não dá para imaginar um Comiket não sendo realizado neste local. E todos estes expositores? (imagem: Uma dos Halls internos do Tokyo Big Sight)

O governador de Tóquio, Yuriko Koike, declarou durante uma conferência de imprensa em Outubro que o governo metropolitano de Tóquio está atualmente em discussão com “todos os envolvidos” para formular um plano de usar o centro de convenções Tokyo Big Sight para convenções e exposições – incluindo o bi-anual Comic Market, ou Comiket em 2020, juntamente com o uso planejado da instalação como principal centro de imprensa e centro internacional de radiodifusão para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020. Koike afirmou que a edição do Comiket de verão daquele ano está tentativamente planejado para o West Hall de 01 a 05 de Maio durante as férias de Golden Week no Japão (a edição de verão do Comiket é tradicionalmente realizada na metade do mês de Agosto).

O governo de Tóquio inicialmente proibiu Tokyo Big Sight de uso público entre Abril de 2019 a Outubro de 2020. De acordo com o plano original, o Comiket não poderia ser realizado Tokyo Big Sight por três edições consecutivas (seriam o Comiket 96 em Agosto de 2019, Comiket 97 em Dezembro de 2019 e o Comiket 98 em Agosto de 2020). Além do Comic Market, cerca de 300 eventos usam o local anualmente.

Olimpic games

O governo de Tóquio ainda está avançando com os planos para fornecer um espaço de exibição temporário para expositores e eventos em uma área perto da estação Rinkai Line’s Tokyo Teleport, ela própria localizada na mesma área de Odaiba como o Tokyo Big Sight. Koike esclareceu que este plano ainda está em vigor e que o espaço estará disponível por um total de 35 dias durante 2020 (01 a 14 de Julho e 10 a 30 de setembro) e que continuará a operar até Novembro de 2020. A área planejada para o espaço temporário é de 24.000 metros quadrados (5,9 acres) e estará disponível a partir de Abril de 2019. Comparativamente, a área de exposição do Tokyo Big Sight tem 80.000 metros quadrados (19.7 acres) de tamanho.

O governo começou a construção de um novo salão e renovação no Tokyo Big Sight no verão do ano passado, em preparação para as Olimpíadas de 2020, que ocasionaram no fechamento de muitas cabines e expositores da indústria no Comiket de verão do ano passado em Agosto de 2016, fechando o espaço após dois dias (em vez dos três habituais). O novo salão será aberto em Julho de 2019, mas será fechado por motivos de segurança para as Olimpíadas de Abril a Outubro de 2020.

O Comiket distribuiu questionários aos círculos e expositores de dōjins no ano passado. Avaliou se as pessoas participariam do evento se tivessem lugar em Osaka ou Nagoya.

O último evento foi o Comiket 92, o Comiket de verão deste ano , realizado de 11 a 13 de Agosto. Ele atraiu cerca de 500 mil participantes durante os três dias. O Comiket 93 será realizado de 29 a 31 de Dezembro, ainda no Tokyo Big Sight.

– É, isso ainda vai dar muito pano pra mangá e dor de cabeça para muitos organizadores. Só esperamos que o bom senso e o respeito ao público prevaleça e não ocorram os mesmos problemas que aconteceu aqui no Brasil para a realização Copa do Mundo da FIFA em 2014 e as Olimpíadas em 2016.

Por enquanto isso é tudo, mas nós continuaremos a acompanhar todo essa história.

Fonte: Mainichi Shimbun da Mantan Web

  • E ai, o que você acha? Feliz pelo Comiket ser mantido no mesmo local? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

– Confira outras notícias de eventos aqui no Anime Xis!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas