Houseki no Kuni: Uma joia da temporada passada – por Wendel

Hoje mais uma vez quem nos trás um review é o nosso companheiro e moderador do server do Anime Xis no Discord, Wendel, que acompanhou esse precioso e brilhante anime Houseki no Kuni, um dos destaques entre os Animes da Temporada de Outono 2017. Confira e não esqueça de deixar sua opinião.

Esse foi um anime que por pouco eu não assisti. Era última semana da temporada e como sempre, com poucos animes saindo já que muitos estavam acabando. Então eu fui procurar um anime da temporada que eu não tinha visto e lá estava Houseki no Kuni. Até ali eu só sabia que era um anime sobre “garotas-joias” e, como um bom fã de Kancolle e suas “garotas-navios”, eu nem estranhei e comecei a assistir… e que bom que eu fiz isso.

O anime de TV baseado no mangá de Haruko IchikawaHouseki no Kuni (Land of the Lustrous), lançado na revista Afternoon da Kodansha em 2012 (imagem acima). A série de mangá ficou em 10º na lista de “Top 20 Manga para leitores masculinos” da Kono Manga ga Sugoi!, em 2014 e também foi indicado para a premiação 8th Manga Taisho em 2015.

A adaptação em anime foi produzida em 3DCG no estúdio de animação Orange (CG no novo filme de Evangelion e no filme de Macross Frontier) com direção de Takahiko Kyōgoku (Love Live! School Idol Project, GATE). Toshiya Ono (Suite Precure, Gatchaman Crowds, The Perfect Insider) é responsável pelos scripts da série. Asako Nishida (Simoun , Love Live! School Idol Project, Active Raid) projetou os personagens. A série foi ao ar de Outubro a Dezembro de 2017.

Enredo:

A história original do manga desenrola-se num futuro distante, onde surge uma nova forma de vida chamada “Houseki” (gemas). As 28 “Houseki” devem lutar contra os “Tsuki jin” (pessoas da lua) que querem atacá-las e transformá-las em decorações, de modo a que cada joia é atribuído um papel: como um lutador ou médico. Embora ela espere lutar contra as pessoas da lua, Phos é uma joia à qual não é dada nenhuma função até que o gerente das gemas, Kongou, dá uma função a ela.

Desenvolvimento:

O anime se passa em um tempo que já não existem mais humanos e sim as Houseki, os Admirabilis e os Tsuki Jin. A historia segue as joias (Houseki) com foco em Phos (Phosphophyllite) a nossa protagonista. Os primeiros episódios do anime são mais para mostrar como é o mundo onde elas vivem, tendo que sobreviver aos ataques dos Tsuki Jin que aparecem na Terra para levar as joias para a Lua.

A primeira vista o anime pode parecer algo mais bobo isso por causa principalmente da Phos e suas atitudes de criança, isso porque ela é uma das joias mais novas só tendo uns 300 anos. Mas depois de alguns episódios e muitas das joias sendo espedaçadas, você começa a entender que o anime está longe de ser um anime bobo. Eu, por exemplo, enquanto assistia o anime pensei por diversas vezes “se essas personagens não fossem joias, esse anime ia ser um belo um gore pesado”, isso porque as personagens são quebradas muitas vezes, são consertadas varias vezes e, enquanto elas não perderem pedaços, elas são teoricamente imortais. Então, já espere muitas delas perdendo muitos pedaços como mãos, braços, pernas ou partes da cabeça e ainda continuarem lutando.

Personagens:

Eu não vou falar de todos os personagens, vou tentar falar só dos mais importantes. Começando pelas joias nos temos o Kongou ou como todas chamam, o Sensei. Esse é um personagem cheio de mistérios, já que ele é o personagem mais forte e mais duro (estamos falando de joias, ou melhor, pedras precisosas) do anime, consegue matar os Tsuki Jin apenas com vento e é basicamente indestrutível. Ele é como um pai pra todas as joias 3 sempre protege elas dos Tsuki Jin, mas ele também parece ter alguma relação com os Tsuki Jin, tanto que eles parecem ter algum carinho com ele e, às vezes aparecem o venerando.

Pelas joias também temos a protagonista Phosphophyllite, ou só Phos. Ela é uma personagem que tem um desenvolvimento incrível. Acontece tanta coisa com ela que a Phos do final do anime é completamente diferente da Phos do começo do anime. Então se você não gostar da Phos do começo saiba que ela ainda vai mudar muito.

Outra personagem que vale destacar é Cinsha (Cinnabar), uma personagem muito misteriosa, diferente das outras ela tem um veneno que fica ao seu redor e que ela usa para combate. Se o veneno dela causar algum dano a alguma das joias, a parte afetada pelo veneno não pode ser reparada e por isso ela vive isolada das outras. Por ela não poder trabalhar em dupla, ela é encarregada da patrulha noturna, porém, os Tsuki Jin não aparecem a noite. Essa patrulha é só algo seguro para ela fazer enquanto fica afastada das outras joias, ao saber disso, Phos promete que vai encontrar algo mais divertido que ela possa fazer.

Saindo das joias temos os Tsuki Jins, que são o povo da Lua. Eles não falam nada com as joias, apenas aparecem por uma mancha no céu e atacam para levar as joias para a Lua e assim poder usar elas. E também temos os Admirabilis, que são o povo que vive no mar, mas como eles só aparecem um pouco mais pra frente no anime, eu não vou falar sobre eles.

Gráficos:

O anime é feito em 3DCG e isso para alguns pode ser algo ruim ou até motivo para nem assistir. Mas esse anime tem um 3D muito bonito, bem feito e bem animado também. Por mim, ele ter sido feito em 3D foi ótimo, isso porque consegue deixar as personagens com mais aspectos de joias como, por exemplo, os cabelos das personagens ou mais pra frente os braços da Phos e também, quando algumas delas estão com parte quebrada da para ver um aspecto mais real das joias.

Opinião do autor:

Houseki no Kuni é um ótimo anime. Muito lindo, com uma historia que eu achei espetacular, cheia de mistérios, muitas mudanças e cenas de deixar de boca aberta. Mais que recomendo para aqueles que estão procurando um bom anime para assistir e também um bom mangá pra ler, até porque, provavelmente assim como eu, você vai correr para procurar o mangá quando acabar de assistir o anime!


– Se você também ideias de matérias, artigos e reviews, entre em contato conosco aqui no site ou através de nossas redes sociais [Facebook – Twitter – Instagram]

  • E ai, o que acha? Gostou do anime Houseki no Kuni? Não tinha assistido ainda e se interessou? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

– Confira outros reviews aqui no Anime Xis!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas