Você deveria Assistir: Karakai Jouzu no Takagi-san – Por MisterGil

Hoje mais uma vez quem nos trás um review é o nosso companheiro e moderador do server do Anime Xis no Discord, MisterGil, que acompanhou esse precioso e brilhante anime Karakai Jouzu no Takagi-san, um dos destaques entre os Animes da Temporada de Inverno 2018. Confira e não esqueça de deixar sua opinião.

Por temporada temos aproximadamente 60 anime(s) em exibição, alguns despertam mais atenção do que outros, no nosso Brasil a maioria dos animes que chamam atenção são os divulgados por canais no youtube, normalmente sendo exclusivos de animes ecchis ou de ação, hoje irei incentivar você leitor a dar uma chance para um anime diferente, um anime que acredito que não tenha react de youtuber brasileiro, que é um sucesso médio de público segundo o MAL, mas que poucas pessoas no Brasil deram atenção.

Antes de mencionar os motivos que me fazem gostar muito desse anime, preciso desmitificar os preconceitos que talvez vários de vocês tenham com esse anime. Como disse antes, por temporadas temos o lançamento de um monte de animes, raríssimas pessoas assistem a todos, todos nós escolhemos o que mais nos chama atenção, só que muitas vezes descartamos um anime sem dar uma devida chance para o mesmo, pessoalmente recomendo pelo menos sempre assistir todos os pvs se forem de ação, a ler pelo menos um capítulo da obra original no caso de animes slice-of-life, romance, comédia. No caso de Karakai Jouzu no Takagi-san vejo 3 argumentos preconceituosos (termo no sentido de opinião sem exame crítico da obra) contra o mesmo.

Takagi está olhando pra você com seu jeitinho Sedutor.

1 – Não gosto de Shoujo:

Primeiro precisamos deixar claro que Shoujo é uma coisa e romance é outra, Shoujo não é um gênero, mas uma demografia de revista, Karakai Jouzu no Takagi-san é publicada na revista Gessan que é uma revista de demografia shounen. Você pode estar questionando: “Mas não é de romance esse anime?” Como pode ser Shounen e não parecer nada com Naruto, One Piece e etc? Shounen não são apenas de ação e aventura, mas obras direcionadas para o público jovem masculinos podendo ser ação, comédia, romance, ecchi.  Sim podemos considerá-lo como um anime de romance, mas não do estilo digamos tradicional das revistas shoujos, Karakai Jouzu no Takagi-san possui um estilo de construção mais lento, não possui a dramatização características dos shoujos, a própria obra tira um sarro dos romances shoujos com a paródia “amor 100% unilateral” que o protagonista assiste. Karakai Jouzu no Takagi-san  é um romance implícito que é na maioria das vezes escondida pela comédia, não é aquela obra que você acompanha um(a) menino(a) tentando conquistar o(a) amado(a) que não gosta dele(a), que quando começam a namorar aparece alguém pra separar, depois voltam, ai aparece um amor de infância do(a) protagonista, talvez o exemplo mais recente de um romance estilo shoujo seja o yuri Citrus dessa temporada.

Paródia “Amor 100% unilateral” pra quem é inocente, apaixonado (Ex: Nishikata)

2 – Bullying

Vi algumas pessoas dizendo que não assistiriam esse anime por ter bullying, até mesmo teve gente que escreve sobre animes em sites falando que era o anime do menininho que faz bullying com a menina que por quem é apaixonado. Esse é um caso clássico de desinformação, ao ler o capítulo 1 do mangá ou ver os primeiros minutos do anime você já percebe que isso é uma completa mentira. Bullying envolve agressão, insulto, ameaças e apelidos pejorativos, em Karakai Jouzu no Takagi-san nenhuma dessas ações são utilizadas, o que são usadas são provocações com o objetivo de deixar o “oponente” tímido, quando o seu tio fala: “E as namoradas?” e você sorri e responde: “E as amantes?”, ou quando você cutuca aquele seu amigo, toda vez que passa a moça que ele acha linda perto de vocês; caretas e piadas para tentar fazer o “oponente” ter um ataque de risos (mil vezes melhores que as do Lau e do Luiz), assustar o “oponente” com histórias de terror, vencer o “oponente” em jogos de adivinhação e esportivos.

Nishikata tava crente que ia viver uma história de amor, mas o povo fica caluniando ele.

3 – É um anime muito infantil:

O nosso amigo Luiz utilizou esse anime como exemplo de Crianças sendo Crianças no artigo dele há alguns dias, ocasião discordei um pouco e agora explicarei o motivo.

Entendo que o Luiz referiu-se principalmente ao fato dos protagonistas terem família, não terem de salvar o mundo, estudarem, andarem tranquilamente na rua, etc. Várias pessoas argumentam que esse anime seria muito infantil, que seria o menino e a menina que são namorados, andam de mão dadas, se chamam pelo primeiro nome e todo os colegas e classe acham fofo e bonito. O termo que considero mais exato para esse anime é o adolescente e não crianças, porque durante o anime os protagonistas repetem ações e atitudes clássicas de adolescentes (condizente com adolescentes de 14-15 anos): O rapaz que acompanha e espera a moça na loja de roupas, que ajuda a escolher o biquíni, pedir pra cigana ler a sorte no amor, acompanhar um anime e ter vergonha que os outros saibam. As provocações entre crianças são mais físicas e simples do que nesse caso, é a Sat-chan colando a menina no brinquedo, é o chamar de bobo e chato, mostrar a língua e etc.

Agora que foram vencidas as trevas do preconceito, é à hora de falarmos das virtudes do anime em si, os motivos que me fazem recomendá-lo para vocês, espero ser capaz de detalhar de maneira satisfatória, mas antes disso gostaria de relembrar o óbvio se você viu um episódio do anime e não gostou, não é o seu gênero de obra sinta-se livre para ir assistir outro anime.


Motivos que me fazem gostar desse anime:

O primeiro ponto positivo a se destacar em Karakai Jouzu no Takagi-san é a excelente dublagem, muitas vezes os profissionais da dublagem não recebem o reconhecimento que merecem, os mesmos podem salvar um anime como, por exemplo, Pop Team Epic, onde as piadas só funcionam de maneira satisfatória por causa da dublagem, ou podem arruinar um anime vide à versão de Super Campeões de Portugal.

A dublagem complementa a história do mangá de Karakai Jouzu no Takagi-san. Você deve estar se questionando o que faz essa dublagem ser tão boa? A Rie Takahashi (Emilia em Re:Zero, Megumin em KonoSuba) que faz a voz da Takagi consegue fazer algo muito difícil, mais difícil ainda em animes de estilo lento como esse, que é modificar a voz de acordo com os sentimentos da personagem, quando a Takagi demonstra preocupação com o resfriado do Nishikata o tom da voz é um, quando ela o desafia pra uma competição a voz altera, existem alterações também para indicar curiosidade, quando afirma que o Nishikata está pensando em coisas pervertidas. Yuuki Kaji (Shouto Todoroki em Boku no Hero Academia, Meliodas em Nanatsu no Taizai) que faz a voz do Nishikata consegue engrandecer a Takagi, ao representar de maneira satisfatória os sentimentos de competitividade e vergonha que o Nishikata tem frente a ela, outro destaque é a risada vilanesca do personagem quando arma algum plano.

Era pra vocês terem seus próprios animes.

O segundo ponto que eu gostaria de destacar é a simpatia e carisma dos personagens, pra mim algo essencial, o trio de meninas distintas que se complementam constituído pela atlética e fria Sanae, pela extrovertida e ingênua Mina e pela inteligente e romântica Yukari, as 3 fazem várias esquetes engraçadas, entre elas gosto de mencionar a do banheiro e as que a Sanae e a Mina dublam gatos e depois o Nishikata. Quanto aos protagonistas tenho de destacar as reações exageradas do Nishikata, a cena que ele brincar que controla o vento, a vergonha de ficar muito perto da Takagi, já sobre ela temos de destacar as inúmeras vezes em que ela deixa no ar indicações dos seus sentimentos. Vale ainda mencionar o tradicional professor de inglês linha dura, o casal tímido de namorados e os nerds.

Amor é uma coisa linda.

Algo que destaquei muito no Discord do AnimeXis foi à quinta ending do anime, aquela melodia simplesmente roubou meu coração. Aproveito a oportunidade para analisar a trilha sonora do anime, até o episódio 11 tivemos 1 opening e 6 endings, todas as músicas são cantadas por vozes femininas, o que combina com o anime em que o centro dele é uma personagem feminina. Pessoalmente eu valorizo muito animes que apresentam várias endings, sempre menciono como perfeição as endings de ReLife que são músicas da época que o protagonista estudava e que o mesmo gosta,  acho que além de enriquecer o anime, também enriquece o bolso da produtora que pode ganhar mais dinheiro vendendo CDs, quanto mais diversificação melhor.

A opening de Karakai Jouzu no Takagi-san chama Iwanai Kedo ne e é cantada pela Yuiko Oohara é a música calma que combina com o estilo do anime, já a letra pelos meus conhecimentos adquiridos na escola Joel Santana de idiomas, destaca um pouco o que a Takagi sente ao estar com o Nishikata, começa com a frase : “Eu não me importo se as pessoas pensam que estamos juntos, se eu estiver com você”, isso é representando várias vezes no anime, sempre ela procura ir pra escola com ele, voltar da escola com ele, passar as férias juntos. Na terceira estrofe temos as frases: “Se eu rir de sua cara esquisita, você ficará tímido e cobrirá o rosto pra baixo” algo que acontece em todos os episódios. As 6 endings são cantadas pela Rie Takahashi, todas essas músicas são músicas românticas japonesas, passa a impressão de que seja a Takagi cantando músicas que ela gosta de ouvir, por exemplo a primeira música é “Kimagure romantic” que como o nome diz é uma música romântica, não foi feita para o anime, a letra em si não tem tanta relação com o anime, mas vale destacar a frase  “Adoro quando ele fica sério e me dá bronca”.

Era isso que ela escutava no celular.

Conclusão:

É um anime que apresenta uma história simples, mas divertida, fácil de entender, é um daqueles animes engraçados que te fazem sorrir por alguns minutos e esquecer um pouco a segunda-feira irritante. É um exemplo de uma máxima que eu sempre uso, você não precisa de polêmica, de react, de um grande estúdio pra ter um bom anime, você precisa ter uma história e contá-la de uma maneira que faça o telespectador a cada semana sentar em frente da TV, do PC pra assistir, acho que é impossível quem assistiu esse anime não ter curiosidade em saber quem foi que se confessou pra quem, como foi o primeiro beijo, o que acontece com os demais personagens no futuro e etc. O último ponto positivo que quero destacar são os pequenos detalhes, mas que são coisas grandes demais para esquecer: Pra mim a qualidade visual do anime não cai após o 3-4 episódio, os personagens utilizam vários pares de roupa durante o anime, temos uniforme de manga cumprida, de manga curta, cada vez que a Takagi e o Nishikata se encontram fora da escola, ambos estão com roupas diferentes, algo raro de presenciarmos, creio que essa seja a temporada com mais animes com mudanças de roupa. O caminho que ambos percorrem para a escola não tem alteração, tem o templo, a loja de dagashi, as máquinas de refrigerante, o terreno baldio.

CILADA, Isso é uma Cilada Nishikata.

Espero ter conseguido destacar os pontos positivos desse anime, se você gosta de animes engraçados ou, românticos ou fofos, dê uma chance para esse anime, garanto que não irá se arrepender, se você não gosta de animes do gênero só gostas animes tristes, ou ecchis, ou famosos, espero que você encontre outro anime que seja do vosso agrado.  Agradeço a todos que leram até aqui e espero que sejam capazes de acertarem o desafio abaixo:

Quais são as Músicas? Durante o decorrer do artigo coloquei trechos de 2 músicas brasileiras, quais são elas?


– Se você também ideias de matérias, artigos e reviews, entre em contato conosco aqui no site ou através de nossas redes sociais [Facebook – Twitter – Instagram]

  • E ai, o que acha? Gostou do anime Karakai Jouzu no Takagi-san? Não tinha assistido ainda e se interessou? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

– Confira outros reviews aqui no Anime Xis!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas