Yurucamp △: Para relaxar e se divertir!

Talvez uma das boas novidades na Temporada de Inverno 2018 foi o anime TV Yurucamp (Yurukyan ou Laid-Back Camp Δ), uma série feita praticamente para que o telespectador relaxe e se divirta. O anime é baseado no mangá de Afro e tem como foco suas personagens, garotas colegiais que adoram acampar em belas paisagens do Japão, a maioria delas próximas ao Monte Fuji.

Quando saiu uma lista dos mais aguardados para a Temporada de Inverno 2018 e vi o anime muito bem posicionado junto à outros grandes títulos que iriam estrear em Janeiro, foi o que realmente me chamou a atenção para que se atenta-se a este anime. Claro, eu já iria assisti-lo, mas acho que o convencimento veio quando eu vi que os japoneses estavam se atentando a sua estréia.

O que posso garantir já para vocês antes de começar a detalha-lo, é que este anime ficou para mim algo acima do esperado. Creio que muitos que começarão a assisti-lo ou ao menos pegar o mangá para ler, terão a mesma satisfação que eu tive.

Enredo:

“mangá sobre acampamento ao ar livre” segue duas jovens mulheres. Rin gosta de ir acampar sozinha pelos lagos que proporcionam uma vista panorâmica do Monte Fuji. Nadeshiko adora fazer passeios de ciclismo sozinha para lugares onde ela pode ver o Monte Fuji. Depois de se encontrarem, Rin e Nadeshiko fazem viagens de acampamento, comem cup-ramen juntas e aproveitam a paisagem.

O que eu esperava:

Sinceramente quando o anime foi estrear eu imaginei algo de garotas fofinhas fazendo alguma coisa engraçada, tipo Hinako Note, Urara Meirochou, Slow Start, entre outros que foram exibidos nos últimos anos. Uma outra coisa que para mim iria ser muito clichê, seria o fato de você ter uma personagem central que descobre alguma coisa que ela começa a gostar e mude a vida dela. Bom, isso praticamente aconteceu, mas de uma maneira um pouco mais interessante do que em enredo de outros animes, ou melhor, foi uma descoberta de algo como “existe vida lá fora”.

Como eu já tinha visto algumas imagens dos cenários que iriam ser usados na série, fiquei na curiosidade de como s personagens iriam ser colocadas neles e interagirem.

Sim, este visual já havia me encantado!

O que eu vi:

Começando pelas personagens, realmente o anime não me surpreendeu pelo visual ou pelas vozes delas, mas sim pelo jeito que elas começam a se interagirem e as pretensões delas para suas atividades nos campings. Tudo o que elas buscam fazer é apenas sentirem o prazer de relaxar em algum lugar calmo e bonito e, com certeza comer muito bem (se você assistiu, vai me falar que você não ficava com água na boca ao ver as comidas que elas faziam no camping?).

Entre as personagens, com certeza a Nadeshiko (voz de Yumiri Hanamori) é a simpatia em pessoa, já diria o meu amigo MisterGil. Ela consegue ser tão carismática que ganhou em pouco tempo a amizade da Rin (voz de Nao Touyama), ou ShimaRin como ela era chamada pelas outras personagens. As caras de alegria e satisfação que ela fazia na hora de comer no acampamento eram únicas.

Resultado de imagem para yuru camp
Tá gostoso bixo!

O interesse da Nadeshiko pelo camping se torna maior ainda quando ela descobre que na escola que ela estuda há um clube de acampamento que tem como membros as personagens Chiaki Oogaki (voz de Saiyuri Hara) e Aoi Inuyama (voz de Aki Toyosaki).

Aoi, você com certeza merecia mais tempo de tela!

Pelo fato de acampar sozinha, a Rin parecia ser uma personagem fria e que pouco se importava com as outras pessoas. Ainda bem que ela não é assim, já que sempre que a Nadeshiko aparecia, ela sempre a acolhia em seu camping. Entre as outras personagens que aparecem, cada uma tinha a sua própria personalidade e seu carisma também, por exemplo da quinta das personagens principais do anime, Ena Saitou (voz de Rie Takahashi), que sempre incentivava ShimaRin em ir acampar com as outras garotas.

Nível de amizade entre Ena e ShimaRin

Coisas assim são muito encontradas nesse tipo de produção, que inclui a interação de personagens com um todo (isso inclui elas próprias como os cenários e acontecimentos). Um exemplo que vou citar aqui é uma cena do encerramento que se assemelhou com uma cena que vi em um episódio da segunda temporada de K-on! de 2010, quando elas se deparavam com um lindo amanhecer ao horizonte:

DETALHE NA SEMELHANÇA: Atente-se nas primeiras, terceiras e quartas personagens nas imagens acima (Yurucamp) e abaixo (K-on!). Ena e Ritsu sorriem com a boca fechada, Nadeshiko e Yui com o mesmo formato dos olhos e, Aoi e Tsumugi sendo duas personagens de cabelo claro e de sobrancelhas grossas, além das 5 de cada imagem de cachecóis.

A série também ganha uma personagem a mais próximo de seu final, a Professora substituta Minami Toba (voz de Shizuka Itou) e que tem certa importância… principalmente quando é movida a álcool como um Opala 79:

Não, não é apenas mais um rostinho bonito na TV

Como público alvo, o anime praticamente foi feito para relaxar e divertir os fãs, mas o que eu acredito que ninguém esperava era o fato de ter muitos desses fãs que assistiram ao anime, também serem incentivados à acampar. Assim como eu já havia postado num artigo aqui no Anime Xis. Uma equipe de TV fez uma matéria falando sobre o fato de muita gente sair para acampar em pleno inverno japonês tendo como referência o Anime TV:

– Você conferir os vídeos da reportagem sobre acampamentos que estão postados no artigo “De Quinta: Animes incentivam as pessoas a fazerem algo?” clicando neste link.

Conclusão:

Yurucamp foi com certeza um dos grandes animes exibidos na Temporada de Inverno 2018, sendo uma excelente “novidade” de enredos, assim como Sora Yori mo Tooi Basho (que por coincidência também se passava em um lugar frio). Para mim, é um anime que tem que ser visto com bons olhos, principalmente pelo ótimo trabalho feito pelo não tão popular Studio C-Station, que retratou muito bem os cenários da vida real para a animação e fez com que as personagens interagissem com ele. Outro ponto talvez fica por conta de algo que não poderíamos imaginar, que é pessoas acampando em pleno inverno no Japão.

Como podem imaginar, a série conquistou um grande público e é recomendado para todas as idades, principalmente aqueles que gostam de séries reconfortantes, com belos cenários e que tenham a diversão garantida. Para mim esse realmente mereceu 5 estrelas aqui no site e minha opinião vai de acordo com a aceitação dos usuários da MyAnimeList que aprovaram muito a série, estando com nota média de 8,37 (até a data desta publicação), considerado a série como muito boa.

Eu sinceramente gostaria que ela tivesse mais episódios ou quem sabe uma segunda temporada só para continuar vendo elas se deslumbrando de belos cenários, comidas gostosas e ver o sol nascer ao horizonte mais uma vez.


DICAS: Se você estiver aqui no Brasil, saiba que você também não fica para trás pois há muitos campings legais espalhados em quase todos os estados. Aqui no interior de São Paulo onde eu moro, recomendo experimentarem dois lugares legais (não o que eu disse na imagem acima) que são Brotas e Analândia, onde possuem bons campings com trilhas, descidas de botes nos rios, cachoeiras e outras atrações locais. Se você realmente gosta de clima frio como as garotas do anime, talvez você goste das cidades da serra gaúcha (recomendo Gramado-RS) e a cidade de Campos do Jordão aqui no Estado de São Paulo.


– Se você também ideias de matérias, artigos e reviews, entre em contato conosco aqui no site ou através de nossas redes sociais [Facebook – Twitter – Instagram]

Tendo café quente, nada mais importa! Obrigado por ler nossa matéria aqui no Anime Xis!
  • E ai, o que acha? Gostou do anime Yurucamp? Não tinha assistido ainda e se interessou? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

– Confira outros reviews aqui no Anime Xis!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas