Valve volta atrás e vai permitir qualquer conteúdo no Steam que não seja ilegal

Parece que as desenvolvedoras e o publico geral venceu a iniciativa da Valve de remover jogos de conteúdos sexuais do Steam, principalmente algumas desenvolvedoras japonesas que produzem jogos em formatos de visual-novel com conteúdo adulto (conhecidas como Eroge). Agora, no entanto, a empresa decidiu rever suas regras. Agora eles vão, basicamente, permitir de tudo, ou quase tudo.

Passado pouco mais de duas semanas que a empresa começou a notificar as desenvolvedoras, a Valve aparenta ter mudado radicalmente a sua posição e pela voz de Erik Johnson vem revelar que vai passar a aceitar tudo no Steam com a exceção de submissões que são ilegais ou “pura e simplesmente a trollar”, feitos meramente para irritar e incomodar outras pessoas, sem conteúdo significativo.

Em seu texto, Erik Johnson diz:

“Decidimos voltar para um dos princípios mais importantes que tínhamos quando começamos o Steam, e mais recentemente, conforme trabalhamos no Steam Direct para abrir a loja para muito mais desenvolvedores: a Valve não deveria ser aquela que decide isso. Se você é um jogador, nós não deveríamos escolher para você qual conteúdo você pode ou não comprar. Se você é um desenvolvedor, nós não deveríamos escolher qual conteúdo você tem o direito de criar. Estas escolhas deveriam ser de vocês. Nosso papel deveria ser providenciar sistemas e ferramentas para apoiar seus esforços de fazer estas escolhas, e também ajudá-los a fazer de uma forma que você se sinta confortável.”

Com esta mudança, o Steam passará aceitar qualquer tipo de conteúdo, inclusive aqueles que o usuário pode considerar ofensivo ou desnecessário, segundo a Valve. Apesar disso, a empresa pretende oferecer formas de garantir que você possa ocultar jogos que prefira não ver:

“Nós já temos algumas ferramentas, mas elas são muito escondidas e não compreensíveis o bastante. Vamos permitir que você ignore nosso algorítimo de recomendação e oculte jogos contendo tópicos nos quais você não tem interesse. Então, se você não quer ver jogos de animes em sua loja, você poderá fazer esta escolha. Se você quer mais opções para controlar que tipos de jogos seus filhos veem quando eles entram na loja, você poderá fazer isso. E não apenas jogadores que precisam de ferramentas melhores – desenvolvedores que criam conteúdo controverso não deveriam ter que lidar com assédio só porque seu jogo existe, e nós vamos criar ferramentas e opções para lidar com isso também.”

No comunicado, a Valve garante que não fará mudanças significativas sobre o conteúdo que chega no Steam até que pelo menos parte das ferramentas citadas nos trechos acima estejam prontas. Esta alteração, no entanto, ainda não tem previsão para acontecer.

No decorrer de Maio, algumas empresas desenvolvedoras divulgaram relatos de que a Valve retiraria jogos do Steam dentro de um determinado prazo, caso o conteúdo adulto não fosse censurado ou removido. Desenvolvedores de jogos como Neko WorksHuniePopSekai Project e Lupiesoft expressaram no Twitter sua preocupação e indignação com a possível remoção dos seus games da plataforma. Você pode conferir a matéria completa clicando aqui.

Por enquanto isso é tudo, mas a nossa central de animes continuará atenta para o desenrolar dessa história.

Fontes: Valve / Steam Community, TecMundo, JovemNerd

  • E ai, o que acha disso tudo? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

– Mais notícias de games? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas