{De Quinta} A Copa do Mundo 2018, o Brasil, os fãs de animes na torcida, você e eu!

Olá pessoal. A Copa acabou, a França levou, mas nós seguimos em ritmo de mundial.

No artigo De Quinta de hoje faço uma reflexão sobre o que foi o mundial da 2018, onde aponto alguns destaques dos que eu vi durante o evento, tanto lá na Rússia como aqui no Brasil, incluindo vários fãs de animes com quem eu estive conversando nos dias de jogos e principalmente em jogos do Brasil. Desfrute da leitura de hoje como um passatempo, Divirta-se!

A Copa do Mundo da FIFA Russia 2018 foi um evento esportivo muito diferente do que aconteceu à 4 anos atrás aqui no Brasil. Ao invés de você ter um povo de opiniões divididas e com boa parte fazendo protestos para tudo quanto é lado, se viu uma galera um pouco mais confiante e que ficou atenta para os 30 dias de competição. Ainda sim, mesmo os que não estavam acreditando na seleção brasileira, parou para dar uma olhada nos jogos e muitos desses acabaram por torcer por alguma outra seleção durante o torneio.

Bom, neste artigo vou tentar dar meu ponto de vista as coisas que eu andei acompanhando durante os 32 dias do mundial e, conforme o título, vou tentar centrar-me nesses tópicos acima.

A Copa do Mundo e a Rússia:

Resultado de imagem para russia flagPelo que andei acompanhando nos programas esportivos, a Copa 2018 teve sim um bom respaldo pelas pessoas que assistiram aos jogos. Talvez a maior curiosidade primeiramente ficou por conta de como a Rússia, um país quase que fechado ao mundo com várias restrições politicas-sociais e que até a menos de 30 anos vivia sobre o regime comunista, fosse se abrir para receber uma das principais competições esportivas do mundo. Vale lembrar que no passado, ainda como União Soviética, o país teve problemas esportivos devido a competitividade na Guerra Fria com os Estados Unidos, que resultou em boicotes por conta dos norte-americanos nos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980 e no boicote de vários países socialistas e comunistas que apoiavam a URSS nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984. Neste conceito, os problemas parecem terem desaparecidos, já que no último grande evento antes da Copa sediado pela Rússia, que foram os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi 2014 ocorreu tudo aparentemente normal.

O que se viu na verdade foi uma festa que talvez nem os próprios russos acreditavam que eram capazes de realizar. Uma festa gigante onde que além de receber as 32 delegações participantes do mundial, recebeu públicos não apenas dos países participantes, mas também de outros países que foram lá para acompanhar os jogos. Outra coisa que talvez nem os russos acreditavam era que a sua própria seleção poderia fazer tão bonito nesta Copa. A seleção da Rússia fez 5 jogos, sendo que na fase de grupos venceu 2 (5×0 na Arabia Saudita e 3×1 no Egito) e 1 derrota (0x3 contra o Uruguai), a seleção russa passou para as Oitavas-de-Finais e ainda eliminou a Espanha (1×1 no tempo normal e 4×3 nos Pênaltis), mas parou nas quartas-de-finais após um jogo memorável contra a Croácia (2×2 no tempo normal e prorrogação e 3×4 nos pênaltis). A torcida da Rússia aplaudiu o time e reconheceu todo o esforço do time, pois para uma seleção que estava até então desacreditada, a esperança de ir mais além era realidade e poderia ter acontecido, mostra de que os fãs abraçaram a equipe e que essa se tornou a maior participação russa (já como Rússia) em uma Copa do Mundo.

Além disso, ainda vendo os programas esportivos, poderíamos ver nas reportagens a alegria do povo russo, tanto que recepcionavam os fãs que vinham de outros países, como os que estavam confiantes pela sua seleção. Claro, que a festa deles continuou mesmo após a eliminação da Rússia na Copa.

Essa Copa com certeza vai ficar marcada por ser a primeira a ter em uso em seus jogos o Árbitro de Vídeo ou Video Assistant Referee, ou simplesmente VAR. Esse novo instrumento de trabalho foi usado em vários jogos para tirar dúvidas dos árbitros (se bem que em algumas ocasiões deu mais duvidas do que soluções). A FIFA considerou a inclusão do VAR nos jogos da Copa como positiva e vai continuar usando em outros torneios organizados pela entidade.

O VAR em números divulgados pela FIFA

O Brasil:

Como eu disse acima, a Copa fez com que o país esquecesse um pouco dos problemas políticos-sociais a que vivemos e nos deu um pouquinho de alegria, que infelizmente durou apenas 4 jogos, já que no 5º veio a nossa eliminação. Foram 5 jogos, sendo que na primeira fase foi 1 empate (1×1 contra Suíça) e 2 vitórias (2×0 na Costa Rica e na Sérvia). Nas Oitavas o Brasil venceu o México também por 2×0, mas caiu diante da Bélgica por 2×1. Eu não vou querer falar sobre os jogadores, se alguém foi mais ou menos competente em campo, sobre o Neymar na Copa, os planos táticos e por ai, já que isso seria assunto para comentários mais jornalísticos por parte de quem realmente trabalha com isso, mas deixo aqui minha opinião sobre o Tite e que a CBF tem que manter ele até a próxima Copa.

Resultado de imagem para tite tombo copa 2018
Imagina: Cenas assim pode acontecer na próxima Copa

Assim como foi há 4 anos atrás, dava para perceber que a torcida era pouca, mas conforme os jogos foram acontecendo e o Brasil foi vencendo os seus jogos seguintes, muita gente parou para acompanhar e quando já se percebeu, a torcida era bem grande. E olha que a torcida brasileira contagiou tanta gente que até ganhamos um torcedor memorável local:

Imagem relacionada
Você JAMAIS se esquecerá dele. Alô pessoal da CCXP, queremos ele aqui!

Os fãs de Animes Brasileiros:

É claro que muita gente que acompanha os animes, games, coisas da cultura pop não se interessam muito por Copa do Mundo (geralmente, outros esportes o chamam mais a atenção), mas com essa tamanha alegria contagiante da torcida brasileira, muitos acabaram entrando na torcida, principalmente por causa de alguns memes que foram criados durante os jogos da Copa.

Resultado de imagem para alisson estourando bola copa 2018
Acho que não preciso dizer muito a respeito, né?

Mas o que mais chamou a minha atenção foi que sempre que eu entrava em algum grupo ou fórum de animes, tinha muita gente compartilhando imagens de personagens de animes caracterizados de torcedores brasileiros.

Com muita gente que conversei durante o mundial, muitos realmente acreditavam que o Brasil chegaria mais longe, alguns acreditando sériamente que o Brasil seria campeão (e não apenas nos memes de animes). Os que entraram nas brincadeiras e não acreditavam que o Brasil chegaria ao título, também não acreditavam que um vexame parecido com os 7 a 1 de 2014 diante da Alemanha pudesse voltar a acontecer.

Claro, eu também entrei na torcida!

O que quero destacar nisso, é que muita gente que nem sequer vinha acompanhando as notícias, acabaram entrando no ritmo da Copa não apenas para torcer para o Brasil, mas sim, para viver o evento e nisso, você acaba descobrindo que muitos que não acompanham futebol, acabou sendo levado pelo ritmo da coisa.

Desculpe Kanna-chan, vai ficar pra próxima. Até lá você vai estar um pouquinho mais crescidinha que nem muitas crianças que choraram com a eliminação nesta copa.

Conclusões e Expectativas:

Eu particularmente avalio a Copa do Mundo de 2018 como positiva, embora o Brasil não tenha ganho e também que duas seleções que eu torço, Colômbia e Japão tenham ficado apenas nas Oitavas-de-Finais após lutarem muito em seus confrontos. Para mim ficou mais positiva ainda pois conhecemos uma Rússia que mutos gente nem imaginaria que existia, uma Rússia alegre e com muita coisa a apresentar ao mundo, além de suas cidades turísticas e históricas, com coisas vindas desde o tempo da guerra-fria até a era de Vladimir Putin.

Putin: “-Skavurska Vodka Vodka FIFA World Cup Russia 2018 Balalaika Orloff Harashoo, Vodka Vodka Skavurska AK47 Smirnoff Balalaika Vodka.”

A Final vencida pela França num jogão de bola contra a surpreendente Croácia pelo placar de 4×2 nos apresentou um encerramento de Copa do Mundo bem diferente das dos últimos anos, onde toda final tínhamos aquele jogo truncado e que terminava na prorrogação ou nos pênaltis.

Com certeza que além da final em si, tivemos dois outros momentos marcantes antes e depois que a bola rolou. O primeiro, claro, Ronaldinho Gaúcho fazendo batucada na festa de encerramento:

Resultado de imagem para Ronaldinho gaucho copa 2018
Paranaueeeee Paranáááá!!!

E depois, a simpatia da Presidente da Croácia Kolinda Grabar-Kitarovic abraçando tanto os jogadores de sua seleção que saiu derrotada, quanto os jogadores franceses vitoriosos… e a chuva que caiu em plena entrega da taça e que teve de principio só o Putin sendo coberto com guarda-chuva e deixou o resto das autoridades, incluindo a presidente croata, o presidente francês Emmanuel Macron e até o presidente da FIFA Gianni Infantino debaixo de chuva forte:

Sim, foi uma Copa do Mundo bacana de se ver. Um país totalmente diferente, o uso do VAR, torcidas de todos os países juntas e misturadas, cantos para tudo quanto é lado, belos gols e belos jogos, surpresas, enfim, ao meu ponto de vista foi realmente um evento que atraiu gente que mal acompanha futebol a ficar de olho na tela da TV. Eu particularmente acreditava também que teríamos surpresas e que não seria nada absurdo se tivéssemos um campeão novo ou se mesmo o Brasil conquista-se o Hexa. A minha única decepção foi o fato da Itália, o país que eu mais torço depois do Brasil (influência familiar) não ter ido à Copa.

Agora que a festa acabou e as luzes se apagaram, estamos com os olhos bem atentos nos próximos eventos que virão por ai. Mas você se pergunta: Por que um site de animes está de olho em eventos esportivos? Simplesmente pelo fato de que o próximo grande evento será em 2020, os Jogos Olímpicos de Tóquio, coisa que muitos fãs de animes e da cultura japonesa já estão bem atentos. E a próxima Copa do Mundo acontecerá em 2022 no Catar e com mais uma novidade, ela sendo realizada no final do ano por causa das condições climáticas e, nesta Copa poderá ser a primeira que teremos um número de 48 seleções participantes, claro, se o conselho da FIFA aprovar em breve.

Esses são os modelos dos estádios que nos esperam em 2022 no Catar.

Quero aproveitar para agradecer toda a galera que participou do nosso Bolão ESPN / Anime Xis e parabenizar os vencedores:

1º Renato – 2.035 pts
2º Laslo – 2.005 pts
3º AryNeto – 1.960 pts

O resultado completo está disponível para os que se cadastraram e participaram lá na página do bolão ESPN.

Bom, é isso aí pessoal, o Hexa não veio, mas já vamos arrumando a casa por quem sabe ele não vêm em 2022 e o troféu não seja entregue por um daqueles sheiks cheio dos outros, dos haréns e dos petróleos, entregando o troféu para o capitão da seleção brasileira. Vamos aguardar!

Parabéns França, Bicampeã do Mundo!
Comemoração de Joanne D’arc de Fate/Apocrypha e dos fãs de animes… da França!

Agradecimentos:

  • MisterGil
  • Pessoal do server do Discord Anime Xis
  • Marcio Mew e o pessoal de seu grupo no Discord que esqueci o nome
  • Os participantes do Bolão ESPN / Anime Xis

É isso ai pessoas, espero que vocês tenham gostado (e não gostado) do artigo de hoje e eu volto em breve com um novo artigo De Quinta, aqui no Anime Xis!

Vale lembrar que também estamos abertos para sugestões de matérias para o De Quinta e consequentemente para todo o Anime Xis. Pode mandar suas perguntas, xingamentos e vale presentes através do meu twitter: @oluizsama. Você também pode me acompanhar na MyAnimeList e fazer parte do nosso clube lá: Anime Xis Brazil.

  •  E ai, o que acha? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário!

– Leia outras edições do De Quinta aqui no Anime Xis!

– Mais notícias de animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas