Japão: Icônico portal Torii do santuário que aparece no anime Lucky Star desmorona

Durante anos, os fãs de anime japoneses desfrutaram de um passatempo chamado Seichi Junrei, que se traduz em “Locais Sagrados de Peregrinação“, dessas matérias que nós postamos aqui no Anime Xis com a tag Anime Turismo. Apesar de suas conotações religiosas, no mundo dos anime Junrei Seichi refere-se a visitar locais da vida real que aparecem no anime populares e para os fãs da popular série Lucky Star da Kyoto Animation, isso acontece a envolver um local sagrado verdadeiro chamado Santuário Washinomiya.

Localizado no Washimiya em Saitama, prefeitura vizinha de Tóquio para o norte, o Santuário Washinomiya  é conhecido por ser o mais antigo santuário na região Kanto do Japão, que abrange área maior de Tokyo, juntamente com as prefeituras Gunma, Tochigi, Ibaraki, Saitama, Tóquio, Chiba e Kanagawa.

▼ O Santuário de Lucky Star na vida real.

▼ O santuário é particularmente famoso por seu grande portão torii, que aparece no anime Lucky Star.

Em Lucky Star, que começou como um mangá 4-koma em 2003, antes de ser serializado em forma de anime, o Washinomiya Shrine é onde as irmãs Hiiragi, as principais personagens do anime, trabalham como sacerdotisas do santuários . Como resultado, fãs, cosplayers e fotógrafos vêm migrando para o santuário nos últimos anos, trazendo centenas de milhares de dólares em vendas relacionadas à Lucky Star para a cidade.

No entanto, no fim de semana, os fãs ficaram agitados após relatos revelando que o icônico portão de torii na entrada do santuário havia desmoronado.

De acordo com testemunhas oculares, o portão caiu às 11:00 da manhã de 11 de Agosto, criando um ruído alto e rangente quando desmoronou.

O portão caiu em direção à estrada, mas felizmente ninguém estava passando na hora para que não houvesse feridos.

A única vítima foi este carro, que recebeu danos em seu porta-malas quando estacionou perto do portão no momento do incidente.

Notícias na televisão mostraram os restos do portão sendo limpos logo após o seu colapso.

Um visitante filmou o portão enquanto estava sendo removido. Segundo seu relatório, o portão foi reconstruído em 1973 e inspecionado há 10 anos.

No entanto, esta foto de março mostra que o portão parecia estar em extrema necessidade de reparo.

Os funcionários do santuário dizem que as inspeções estão em andamento para determinar os detalhes de por que o portão entrou em colapso. No entanto, eles suspeitam que se deteriorou naturalmente devido à idade avançada.

▼ A famosa entrada agora parece totalmente diferente sem o seu portão icônico.

Os blocos de cimento sobre os quais o torii esteve uma vez ainda estão lá, prontos para suportar o novo portão no futuro.

Esta foto mostra a profundidade dos furos no cimento que são usados ​​para suportar a estrutura alta.

Dada a popularidade do santuário com os moradores locais e fãs do popular anime, é muita sorte que ninguém tenha sido ferido durante o incidente. Ainda assim, o Santuário Washinomiya não irá a lugar nenhum tão cedo e é apenas uma questão de tempo até que um novo portão torii seja erguido em seu lugar.

Lucky Star foi exibido em 2007 nas TVs japonesas e desde então o santuário vêm recebendo grandes públicos nas festividades de ano novo, com números bastante expressivos como 90.000 visitantes em 2007, 300.000 em 2008, 420.000 em 2009, 450.000 em 2010, 470.000 em 2011 e 470.000 em 2013.

Esperamos que o novo portão seja colocado em breve.

Fontes: Mainichi Shimbun da Mantan Web, Net Lab via SoraNews24

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas