Recorde de visitantes, corre-corre na estação, forte calor e 4 dias em 2019. O Comiket 94 em detalhes!

Realizado nos dias 10, 11 e 12 de Agosto no Tokyo Big Sight em Odaiba, Tóquio, a edição de nº 94 do bi-anual Comic Market ou Comiket, com certeza entrará como um dos eventos para ser lembrado, assim como nós colocamos no título da última galeria de fotos que postamos. Este é o maior evento de doujins (auto-publicações de mangás, games, mercadorias, etc) do mundo e possivelmente o maior encontro de cosplays também, estes que sempre comparecem em milhares e são sem dúvida atrações para os visitantes e também para os leitores de sites do mundo todo, que assim como o Anime Xis, divulga as fotos do que de melhor… e mais bizarro… acontece por lá.

Ainda duvida de que tenha coisas bizarras no evento?

O Comiket 94 em números:

O evento desse ano teve um total de 530.000 participantes durante os 3 dias, sendo que apenas no domingo (12/08) o evento atraiu 210.000 pessoas, número este superior ao último dia do Comiket 93 e passa a ser o novo recorde de público para o último dia de evento. O Comiket não possui passes exclusivos para visitantes, portanto, uma pessoa que comparecer aos três dias será contada três vezes.

A participação total foi menor em relação ao evento Comiket 93 em Dezembro passado, que atraiu 550 mil participantes. No entanto, foi a partir do evento Comiket 92 de Agosto 2017, que atraiu 500 mil participantes. O Comiket 84 realizado em Agosto 2013 é o evento que obtém o recorde geral com 590.000 participantes em seus 3 dias de evento. Já o Comiket 87 em Dezembro 2014 detém o recorde de uma participação do Winter Comiket com 560.000 participantes.

Corre-corre! Loucuras na estação:

Já é de costume quando chega o primeiro dia do Comiket, vemos a chegada dos visitantes para o evento e que no decorrer desses anos tem virado atração para quem está na estação de trem de Odaiba. Batizado de Comiket Opening Dash, este evento faz com que a equipe de segurança da estação esvaziem as passagens e liberem as catracas para que esses malucos possam passar sem atropelar ninguém.

Essas imagens são do primeiro dia, horas antes do inicio do Comiket 94:

https://twitter.com/Mucho_0208/status/1027652368177848321

Aqui por outro ângulo:

https://twitter.com/L6xiLo_ss/status/1027652365921308672

De pertinho pra você:

E agora o lado de fora da estação:

Mas nem tudo é bagunça. Nessa reprodução feita por um usuário do twitter mostra a sensacional organização das filas de visitantes para entrar no Comiket:

Forte calor leva 180 pessoas a serem atendidas em apenas 3 horas:

Como já divulgamos em matérias anteriores, este está sendo um dos verões mais quentes já registrados no Japão com dias que passavam fácil dos 40ºC de média. O Japão teve recentemente uma onda de calor severa que levou a pelo menos 80 mortes, então os participantes do Comiket deste verão tiveram que ser particularmente cautelosos. Como vocês já devem imaginar, um lugar abarrotado de gente pode fazer com que um ou outro sinta a pressão do calor e passe mal.

A All-Nippon News Network informou na sexta-feira (10/08) que cerca de 180 pessoas receberam tratamento depois de não se sentir bem devido ao calor nas primeiras três horas de Comic Market. O vídeo abaixo mostra as multidões e o impacto que o sol quente causou nos visitantes:

https://youtu.be/8g1vPNuDcQA

A alta temperatura em Tóquio na sexta-feira, o primeiro dia da Comic Market 94, chegou a 34,5 graus Celsius. Cerca de 180 pessoas receberam tratamento devido ao calor entre a abertura do evento, às 10h e 13h. Muitos participantes do Comiket ficam do lado de fora por horas para chegar cedo às filas de estandes dentro do centro de convenções Tokyo Big Sight. No entanto, o grande número de visitantes também faz com que muitas linhas sejam conduzidas para fora e ao redor do prédio, mesmo depois que os convidados entram na área do evento. Na sexta-feira, os participantes relataram que as cadeiras de rodas se movimentavam com frequência entre as multidões para ajudar as pessoas que precisavam de assistência.

O vídeo acima também descreve o “Comike Cloud” observado dentro do Tokyo Big Sight há cinco anos. Essas “nuvens” provavelmente se formaram no centro de convenções depois que o suor e a umidade dos participantes que estavam do lado de fora se elevaram dentro do prédio. O ar frio do ar condicionado provavelmente fez com que a água se condensasse e formasse uma neblina parecida com uma nuvem perto do teto do espaço do evento. Apesar das altas temperaturas, o fenômeno não foi relatado no evento na sexta-feira.

De olho em 2019 – Espaço menor com 4 dias de eventos:

Durante o Comiket 94, foi anunciado que em 2019, as edições do Comiket passarão a serem realizadas em 4 dias. Ele será realizado entre os dias 9 à 12 Agosto próximo verão (Comiket 96) e depois de 28 à 31 de Dezembro no inverno (Comiket 97). Será a primeira vez desde o início do Comiket em 1975 que o evento terá a duração de quatro dias.

O Tokyo Big Sight, a casa do Comic Market há mais de duas décadas, está passando por reformas para os Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio, conforme já relatamos aqui no Anime Xis. Como resultado, o Comic Market não pode usar grande parte do East Exhibition Hall do local em 2019. No próximo ano, o evento colocará os círculos regulares de dojinshis no West Exhibition Hall existente e duas áreas no South Exhibition Hall (agora em construção). No entanto, os estandes de empresas comerciais estarão a cerca de 1,5 km de distância, no Aomi Exhibition Hall (também em construção), perto da estação de Teleporto de Tóquio da linha de trem Rinkai.

Apesar de ter o Comic Market em três diferentes áreas de exposição no próximo ano, sua área combinada é de apenas 75% da área atual do evento em Salões de Exposições Leste e Oeste. Como resultado, o Comitê Preparatório do Comic Market decidiu expandir o evento para quatro dias no verão e no inverno de 2019, para garantir que muitos círculos dōjinshis possam participar como no passado.

E as mudanças não param por ai, pois devido aos Jogos Olímpicos de Verão de 2020, os organizadores do evento já anunciaram que realizarão o evento Comiket 98 durante os feriados de Golden Week em Abril e Maio de 2020, em vez de durante o verão de 2020.

O planejado Pavilhão de Exposições Aomi abrangerá 24.000 metros quadrados (5,9 acres). Em comparação, a atual área de exposições da Tokyo Big Sight tem 80.000 metros quadrados (19.7 acres) de tamanho.

Se você não viu, confira as galerias de cosplays aqui no Anime Xis: 1º Dia Parte 1 e Parte 2 / 2º Dia Parte 1 e Parte 2 / 3º Dia Parte 1 e Parte 2.

Não vai dar nem saudades do evento muito pois o próximo já está perto. O Comiket 95 acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de Dezembro no Tokyo Big Sight.

E assim o Tokyo Big Sight estará lá, aguardando o próximo evento chegar.

Fontes: Mainichi Shimbun da Mantan Web, Hachima Kiko, ANN, SoraNews24

– Veja outras galerias de Cosplays aqui no Anime Xis!

– Confira outros eventos clicando neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Conhece nosso 
Canal no Youtube?

Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas