Indústria de Produção de Animes atinge recorde com alta renda com 200 bilhões de ienes

Teikoku Databank

A empresa de pesquisa financeira Teikoku Databank publicou uma investigação da indústria de produção de animes em 10 de Agosto e informou que a indústria registrou um lucro recorde de 203,721 bilhões de ienes (cerca de US$ 1,8 bilhão) em 2017. A renda total aumentou 39,6% no ano passado em relação ao ano anterior, continuando uma tendência positiva de três anos. O lucro real apresentou um aumento de 54,9%.

O Teikoku Databank reuniu dados de 255 empresas de produção de animes em Julho de 2018. Cerca de 90% das empresas estavam localizadas em Tóquio e 150 foram criadas após o ano 2000.

Pela primeira vez em sete anos, a média por estúdio chegou a 800 milhões de ienes. Essa média chegou ao pico em 2007, com 1,175 bilhão de ienes, mas durante vários anos diminuiu devido ao aumento de empresas iniciantes e à terceirização da produção de animes para outras partes da Ásia.

Enquanto a renda média era superior a 800 milhões, 82 estúdios tinham renda inferior a 100 milhões de ienes e 72 tinham renda entre 100 e 300 milhões de ienes. Muitos dos estúdios são muito pequenos; 86 empresas tinham cinco funcionários ou menos, 83 tinham entre 6 e 20 e 51 entre 21 e 50 (No geral, 94,5% das empresas tinham menos de 100 funcionários).

Estúdios que são empreiteiros principais ou grandes subcontratados tiveram uma renda média de 1,65 bilhão de ienes, enquanto os estúdios especializados tiveram uma renda média de 273 milhões de ienes. Ambos os totais subiram em 2017. O Teikoku Databank atribuiu o aumento do rendimento do contratante primário à transmissão de vídeo e às taxas de licença dos comitês de produção. Por outro lado, a competição acirrada entre os estúdios de especialidades menores levou a um declínio no preço do trabalho de cada estúdio e a um aumento na quantidade de trabalho realizado, apesar da pequena equipe.

A Teikoku Databank observou que quatro das empresas estudadas entraram em falência em 2017, duas cessaram as operações e duas foram dissolvidas. Esse total de seis empresas fechando é o terceiro maior da história, após 2010, quando oito empresas fecharam e 2009 e 2011, quando sete empresas fecharam.

– Ainda sim com este total lucrado, há empresas pequenas entrando em crise e fechando as portas conforme o próprio texto acima mencionou e conforme nós temos publicado aqui no Anime Xis. Agora, as informações que despertariam a curiosidade de muitos não foram divulgadas, que seriam as médias salariais dos funcionários por setor desses estúdios pesquisados e também a média trabalhada. Tomara que eles pensem nessas informações nas próximas pesquisas.

Fonte: Teikoku Databank via ANN

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas