ACONTECEU: Anime da Suzumiya Haruhi ajuda a quebrar um enigma matemático de 25 anos

Agora até os religiosos Haruhiistas vão até ficar surpresos…Há um longo argumento dos fãs sobre a maneira correta de assistir a série em anime Suzumiya Haruhi no Yuuutsu (The Melancholy of Haruhi Suzumiya). Vamos voltar no tempo, para o ano de 2006, que foi quando a primeira temporada de anime estreou na TV e os episódios não foram mostrados em ordem cronológica. O anime foi então lançado em home-vídeo, mas com os episódios reorganizados sequencialmente. A ordem original dos episódios acrescentou um elemento de mistério a uma série que já inclui ESPers, viajantes do tempo e alienígenas. Dados os eventos sobrenaturais ocorridos à esquerda e à direita, há um argumento a ser feito sobre qual ordem de episódio é mais “correta”.

Um pôster no quadro de mensagens científicas do 4chan formulou uma pergunta simples em 2011: “qual é a maneira mais eficiente de observar todas as possíveis ordens dos 14 episódios de Suzumiya Haruhi no Yuuutsu?”. Ninguém esperava que a resposta tivesse aplicações da vida real fora do fandom de anime, muito menos ajudar a resolver um enigma que deixou os matemáticos perplexos nos últimos 25 anos.

O cientista da computação e matemático Robin Houston descobriu a questão na página wiki da Math e da Science e twittou sobre isso na terça-feira (23/10). Um pôster anônimo do 4chan ofereceu uma solução para a questão e inadvertidamente também ajudou a resolver parte de uma equação matemática focada em superpermutações.

Em termos de anime, uma permutação seria qualquer ordem de episódio em particular. A transmissão da TV de Suzumiya Haruhi é uma permutação, enquanto a ordem de lançamento das versões home-vídeo seria outra permutação. Uma super permutação, neste caso, estaria assistindo a cada permutação singular de Suzumiya Haruhi no Yuuutsu de uma só vez.

Nos últimos 25 anos, as mentes ainda não tinham descoberto uma fórmula para calcular a super mutação mais curta, mas o problema de Haruhi ajudou a busca. Greg Egan, um escritor de ficção científica, também fez uma descoberta no início deste mês descobrindo como encontrar a maior super permutação possível.

Os matemáticos profissionais verificaram o trabalho do pôster anônimo e checam. Jay Pantone, da Marquette University, ofereceu uma reescrita da prova da resposta para outros matemáticos.

Matemática pode causar diferentes tipos de reações nas pessoas, certo?

A fórmula de super permutação ainda não está completa, mas graças aos avanços do cartaz anônimo da série de Haruhi e Egan, os matemáticos estão muito mais próximos de martelá-la.

O The Verge pediu a Pantone para calcular a superpermutação mais curta possível de Suzumiya Haruhi no Yuuutsu e o resultado rivaliza com a experiência de Yuki no arco do 8 Infinito (The Endless Eight) incluso na versão de 2009 da série. Um espectador teria que assistir pelo menos 93.884.313.611 episódios para realizar esta tarefa.

– Eu só posso dizer que assisti Suzumiya Haruhi uma unica vez e se estava na ordem certa ou não só fui descobrir depois, pois na verdade nem me preocupei com isso, da mesma maneira que acompanho Monogatari Series na ordem que sai, mas claro, se for prestando atenção você vai encaixando os contextos de cada episódio e entende o que o anime quer te passar.

Independente do cronológico ou não, quem comemora são os matemáticos com a dancinha do encerramento da Haruhi:

Resultado de imagem para suzumiya haruhi ed

Fontes:  The Verge (Mary Beth Griggs), The Math and Science wiki, /sci/ 4chan thread (archived) via ANN

Agradecendo ao MisterGil pela dica de matéria.

– Confira outras curiosidades clicando neste link!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas