Por que gostamos e assistimos Animes de Horror / Terror?

Olá pessoal, vamos seguindo com a nossa Semana do Halloween Anime Xis, onde estamos trazendo matérias especiais para vocês.

Vocês gostam de filmes de terror? Gostam de histórias que tenham espíritos, assombrações, superstições, creppypastas, cenas que dão sustos, monstros e tudo relacionado? Se você disse sim, então com certeza você já deve ter procurado ou ao menos se interessado por algum filme ou série de terror, seja um anime, um live-action, uma série de games e até mangás e HQs.

Agora, se for tentar refletir o que mencionei no título do artigo, eu particularmente percebi que o assunto pode se tornar de algo simples como algo mais abrangente e discutível. É claro que uma coisa temos que deixar claro, uma produção com caráter de horror / terror pode afetar pessoas diferentes de diferentes modos.

Para não ficar muito aberta a pesquisa e começar a incluir diversos tipos de produções, procurei apenas em centrar-se no assunto principal para esse artigo, que são os Animes de Horror / Terror.

O que nos atrai nos filmes de terror?

Há cerca de 15 dias antes de publicar este artigo, eu já havia procurado em alguns fóruns e grupos de discussões de animes internacionais tentando achar o “por que” dessa procura, mas pelo que eu fui lendo, vi que os resultados eram muito vagos e superficiais, sem um aprofundamento nas opiniões citadas. Alguns dias depois, conversando com algumas pessoas principalmente companheiros do server do Discord do Anime Xis, fiz a mesma pergunta e embora eu creio que não tenho obtido um resultado diferente, eles mencionaram o que procuram em séries assim.

Foram dias / horas de pesquisa, em grande parte sem sucesso, infelizmente (Anime: K-on!)

Abaixo, eu separei em tópicos o que foi mais destacado nas conversas de “O que atrai as pessoas para verem um anime desses gêneros”:

  • O Enredo: Para a grande maioria dos animes, talvez esta é a primeira coisa que chama a atenção, mas não acredito que seria a primeira coisa para um anime de terror.
Imagem relacionada
Será que só lendo o enredo, as pessoas não desconfiam de nada? (Game: Doki Doki Literature Club)
  • Os cenários: Muitos dizem que a pessoa que olha o cenário e já julga o anime, estaria fazendo o mesmo de julgar um livro pela capa. Nesse ponto eu não estaria me referindo diretamente ao background dos animes, mas sim ao contexto no qual a trama se desenvolve, ou seja, praticamente seria no universo em que a história do anime se passa.
Dizem que os cenários da história podem assustar mais que o personagens (Anime: Another)
  • Os monstros / zumbis / criaturas macabras: Isso é importante. Geralmente, muitos gamers que curtem jogos como “Left 4 Dead” e “Resident Evil”, sempre citam que esses tipos de criaturas, embora inimigos, são de bastante influência no contexto da história e dependendo de suas ações, podem mudar o impacto inicial de que a obra faz nas pessoas (principalmente na parte dos sustos).
Zumbis não me assustam, mas se eles começam a dançar, corro como nunca na vida! (Anime: Denki-ga no Honya-san!)
  • O espiritismo: Essa é uma das coisas que eu mais gosto nesses tipos de produções. Muitas delas quando se tem fantasmas, espíritos malignos ou benéficos, shinigamis e assombrações, podem ligar diretamente a coisas relacionadas a algum tipo de crença, ceita ou religião. Em muito animes em que as histórias se passam diretamente no Japão sejam elas de terror ou não, vemos coisas relacionadas ao Xamã, Budismo, Xinto e em algumas vezes ligadas à Igreja Católica. Só que, embora muitas obras são de bases ficcionais (com pouca ou nenhuma relação com a vida real), muitas das coisas mostradas ligadas a essas crenças podem ser ou não verdades (algo que causa muita controversa em pessoas ligadas a elas).
Que eu me lembre, a Botan foi um dos primeiros shinigamis que eu vi num anime, só que no caso, era de um anime de ação e muita comédia! (Anime: Yu Yu Hakusho)
  • Lendas / Liras / Contos Históricos: É nesse ponto que entram as chamadas Lendas Urbanas, Creppypastas, Famosos contos históricos de Séculos anteriores, Fábulas e Superstições (incluindo aquelas de Sexta-Feira 13). Muitos deles não tem choque com a realidade, mas ainda sim são bases para ótimas obras (Os animes curtos da série Yami Shibai e os OVAs Corpse Party retratam bem isso).
– Venha, já comprei a sua passagem de ida! (Anime: Jigoku Shoujo)
  • Os personagens: Esse foi um dos tópicos levantados tanto nos fóruns como no Server do Anime Xis no Discord. Mas eu meio que questiono se os personagens são tão relevantes para atrair as pessoas a verem um anime desse gênero. Pode ser que, apenas não mostrando os visuais dos personagens, mas também mostrando o que cada um faz e sua influencia na história possa se tornar suas atrações mais interessantes.
– Não se preocupe, está tudo tranquilo como você pode ver. É só mais um anime escolar de personagens fofinhas! (Anime: Gakkou Gurashi)
  • Suspense / Mistério / Investigação: Essa parte fui eu que cheguei a citar que em um anime de terror pode haver algum tipo de “caso” relacionado aos acontecimentos, porém, o MisterGil acabou não concordando comigo, pois para ele se o filme tem algum tipo de suspense e mistério, deixa de ser de terror e passa a ser simplesmente de suspense e mistério.
Resultado de imagem para anime detective
Mais um caso para a Mestre Detetive que acerta tudo… bem, quase tudo (Anime: Ryuugajou Nanana no Maizoukin)
  • Sangue e Gore: Seriam estes os quesitos número 1 que atraem as pessoas para assistir um anime de terror? Há muita gente sim que acabam impactadas ao verem sangue e pedaços de corpos voando para todo lado (se o Lau ver ele fica 3 dias sem dormir) e acabam indo procurar saber mais da série a partir disso. Porém, há quem afirma que nem todas os animes que apresentam muito disso são bons animes de horror ou terror, podendo ser atribuído à outras categorias (Talvez entram apenas no suspense como o MisterGil já havia dito).
Nem tudo que tem Sangue e Gore é terror (Filme: Monthy Python’s and Holy Grail)
  • Os sustos: Talvez hoje em dia esse não seja o principal motivo que leva uma pessoa a ver um anime desse gênero, a não ser que ela queira testar se consegue ver um anime assim até o final ou se simplesmente ela curte tomar um sustos (e testar seus batimentos cardíacos).
Imagem relacionada
Nem todos estão preparados estas ocasiões!

Apesar de tudo isso acima, eu realmente fiquei com muitas dúvidas e cheguei a pensar se eu teria que fazer uma auto-avaliação sobre o que esses tipos de animes causam impactos a mim. Particularmente não é sempre que eu assisto animes de horror / terror (como muitos que me conhecem a mais tempo ou lê meus artigos frequentemente, sabem eu realmente prefiro comédias).

Na minha época….

Mas sendo mais especifico, as principais lembranças que eu tenho de produções relacionadas à horror / terror nem são os animes ou tokusatsus, mas sim, são os filmes do fim da década de 1970 até os produzidos até a década de 1990, que eram os que eu assistia quando era criança e pré-adolescente. Me lembro de vários e vários filmes que passaram nas noites da TV Globo e do SBT (sendo alguns exibidos em reprises no meio das tardes das emissoras).

Lembro claramente que quando anunciavam nas chamadas filmes como “A hora do Pesadelo”, “O Exrocista”“O Mestre dos Brinquedos”, “Chuck, o Brinquedo Assassino”, “Sexta-Feira 13” e, já que estamos na semana do Halloween tinha também “Colheita Maldita”, brigava em casa para ficar acordado até mais tarde só para assistir esses filmes. Imagine, um moleque que nem 10 anos de idade tinha e ficava acordado até o fim da “Sessão das Dez” do SBT vendo filmes de terror com sua mãe brigando que você tinha aula no dia seguinte (claro, também brigava com meus pais para ver filmes de guerra ou de lutas da época).

Aqui dois exemplos do tipo de filme que passava nas noites na TV Brasileira (e sem classificação indicativa):

Um detalhe: As chamadas desse nível passavam o dia todo no canal, ou seja, podiam serem exibidas dentro da programação infantil!

O que eu gostava muito era saber: O que ou quem era o ser por traz de todo o mal do filme? O que ele queria? Como os personagens se envolviam nas histórias? Será que todos terminarão o filme vivos? Como os personagens conseguiram resolver todo esse problema? Nisso, eu ganhava de carona as cenas de acontecimentos sobrenaturais, sangue, mortes e claro, muito susto.

Lá nos anos 90, quando crianças, nós ficávamos que nem a Vigne, assusta com qualquer barulhinho, mas assistíamos o filme até o final! (Anime: Gabriel Dropout)

Conclusão:

Bom, mesmo lembrando um pouco do “Por que eu assistia filmes de terror”, não dá para ter uma clareza ou uma definição do “Por que as pessoas gostam de Animes de Terror”. Mas vendo meu exemplo em comparação aos citados pelos outros no Discord e nos fóruns, apenas reafirma o que mencionei antes, que produções de Horror / Terror atingem pessoas diferentes de maneiras diferentes. Pode ser que há quem assiste para sentir medo, outros podem assistir porque simplesmente acham divertido, muito outros pela curiosidade e tantos outros para ver monstros, espíritos, sangue e tudo mais.

Acima de tudo e principalmente nesta época de Halloween, com certeza animes ou qualquer outra produção desse tipo, é um grande entretenimento.

Hyouka Halloween
– GOSTOSURAS OU TRAVESSURAS! (ANIME: HYOUKA)

OBS: As imagens nesse artigo podem ou não estar ligadas diretamente ao tema, sendo apenas ilustrativas.

Vocês aí que leram, gostam de Animes de Horror / Terror? O que vocês procuram nesse tipo de animes? Que outros tipos de produções relacionadas a esse assunto vocês gostam? Comentem abaixo pois eu também estou curioso para saber. Claro, não deixe de clicar no coraçãozinho vermelho ♥ lá no alto do post para sabermos o quanto esse artigo foi bom.

Continue ligado aqui no Anime Xis e acompanhe nossas matérias da Semana do Halloween.

– Confira outros Artigos produzidos para nosso site clicando aqui!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas