Especial de Finados: Os mortos muito vivos nos animes!

Olá pessoal, hoje trago para vocês última postagem da Semana do Halloween Anime Xis e recordando um pouquinho sobre o que mencionei no primeiro artigo no domingo (28/10),Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado anualmente em 2 de Novembro.

No Brasil, esta data é um feriado nacional. A celebração de Finados é muito importante para algumas religiões, principalmente para os católicos, pois se presta homenagem a todos os entes queridos que já morreram.

Mas como surgiu o Dia de Finados?

Desde o século XI, os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX já recomendavam os cristãos a dedicarem um dia por ano a rezarem por quem já havia falecido e que não era lembrados. A partir do século XII, o Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica em 2 de Novembro. No entanto, desde o século I os cristãos têm o costume de rezar por seus mortos. Neste período, as pessoas iam às catacumbas e túmulos para rezar pelos que morreram sem martírio, com esperança de terem suas almas salvas.

A partir do século IV, a Igreja começou a incluir em suas celebrações a “Memória dos Mortos” – um momento de orações dedicadas a todos os que já faleceram. Nesta data, o movimento nos cemitérios é intenso, pois muitas pessoas vão deixar flores e fazer orações nos túmulos de familiares ou amigos que já partiram.

Cemitério Municipal, aonde vivem os mortos! (Anime: Sora no Method)

Conforme também mencionei no artigo anterior, no México, o Dia dos Mortos transformou-se numa atração turística devido a enorme festa que se faz, substituindo o tom habitual de lamentações que é atribuído à esta data, por animação e alegria. As pessoas saem às ruas com pinturas de caveiras no rosto e em outras partes do corpo, além de decorarem suas casas com esqueletos. A festa é conhecida como “El Día de los Muertos”, e é caracterizada misturar elementos pagãos à solenidade cristã e assim ser bastante diferente da tradicional celebração cristã. A celebração é seguida ao Dia das Bruxas, ou Halloween, comemorado em grande parte do mundo dois dias antes em 31 de Outubro.

Para os mexicanos, a melhor maneira de homenagear os mortos é com alegria (Imagem: Internet)

Animes com personagens Mortos que parecem estar Vivos?

Respeitando a data de finados e a todos que seguem a crença e, fechando então esta semana macabra com artigos especiais da Semana do Halloween aqui no Anime Xis, hoje vamos falar daqueles que já se foram, mas claro, nos animes. Como vocês sabem, em muitos deles há personagens que já foram para outro mundo e ainda sim influenciam direto na história, seja em corpo presente, seja apenas em alma, ou seja das duas formas.

Para montar este artigo, pedi à alguns amigos no Server do Discord do Anime Xis (link ao lado) para dar dicas de personagens que já morreram, mas fazem parte do enredo e tive algumas respostas interessantes:

Angel Beats!

Imagem relacionada

Sem dar muito spoiler, a sinopse inicial é simples: Começa com todo mundo morto. Isso mesmo, todos que aparecem na série já passaram dessa para melhor… ou quase todos. No desenrolar dessa fantástica história (que eu fortemente recomendo a todos a assistirem) alguns personagens vão se destacando dentro da história e também contando um pouco de como suas vidas terminaram (algumas são emocionantes).

Dragon Ball

Imagem relacionada

Se morrer significa você só estar em outro plano, mas pode voltar ao seu mundo e lutar, você faz parte de Dragon Ball. Em todos os animes da franquia, mesmo o personagem estando morto e, como sempre, a Terra correndo perigo, o pessoal dá um jeito de trazer de volta não só o Goku, mas outros personagens fortes para lutar. Quem não se lembra daquelas aureolas nas cabeças dos personagens que morreram, mas passam bem?!

AnoHana (Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai)

Resultado de imagem para AnoHana

Não preciso de muita explicação já que muita gente já sabe o que se passa a série lendo o enredo. A protagonista que morreu aparece em forma real diante de seus amigos de infância após alguns anos de seu falecimento e a história se desenrola em cima disso (quem assistir, prepare algumas caixas de lenços e um calmante, vai precisar!)

Shigofumi: Letters from the Departed

Resultado de imagem para Shigofumi

Segundo o MisterGil, neste anime são entregues cartas dos mortos para os vivos e uma deles é um defunto, tem drama, tem bullying e muita coisa pesada.

Death Parade

Imagem relacionada

Nesse anime muito legal, que infelizmente dependendo da Madhouse nós nunca iremos ver uma sequência, as almas dos personagens que morrem vão para uma especie de bar com cassino, onde são disputados jogos contra os bartenders. Se vencer, você pode se reencarnar, se perder será banido para o vazio.

Ghost Hunt

Resultado de imagem para Ghost Hunt

Uma série com paranormais, exorcistas e caçadores de assombrações onde até fantasmas aparecem nos sonhos do protagonista. Ahhh, tem uma pitada de romance também.

Udon no Kuni no Kiniro Kemari (Poco’s Udon World)

Resultado de imagem para Udon no Kuni no Kiniro Kemari

Neste anime, o protagonista se muda de Tóquio até uma cidade menor onde morava com seus pais e sua irmã, na casa em que ele viveu quando criança. Lá ele encontra um garoto cujo tem um segredo que faz chamar a atenção dele. Bom, a partir daí já não posso spoliar, mas deixo para vocês conferirem quando assistir.

High School of The Dead

Imagem relacionada

Premissa simples: Apocalipse Zumbi, não preciso dizer mais nada né, afinal nada mais relaxante de se assistir uma invasão de mortos-vivos pela cidade e todos querendo pegar você. Está certo, este virou um dos animes preferidos de fãs de ecchi.

Gakkou Gurashi! (School-Live)

Imagem relacionada

É praticamente quase o mesmo enredo do anime de cima, só que com estudantes kawaii-desu que na primeira impressão nem parece que o bicho estava pegando no anime, principalmente para a personagem principal, mas coisas terríveis… EU DIGO TERRÍVEIS acontecem na série. Além disso, uma personagem em particular que já passou dessa pra melhor tem uma grande influência no desenrolar da trama.

Kyoukai no Rinne

Imagem relacionada

Espíritos podem fazer coisas que não conseguiram fazer enquanto vivos, mas de tabela causar transtornos aos humanos? Se sim, chame o shinigami Rokudou Rinne, que ele pode ajudar esses espíritos mandando eles de volta para o outro mundo e dando o seu merecido descanso. Mas prepare a carteira, pois os itens shinigami para realizar as tarefas custam um bom dinheiro (a crise financeira também chegou aos animes).

Yu Yu Hakusho

Resultado de imagem para yu yu hakusho

O que pensar de um anime muito comédia, onde o protagonista morre logo no primeiro episódio? Bom, essa é a premissa de Yu Yu Hakusho. Um dos animes mais queridos pelos fãs de animes brasileiros tem um pouco disso também.

Blood Lad

Resultado de imagem para Blood Lad

Este anime tem uma boa premissa de fazer parte do Halloween, já que tem vampiros, lobisomem, fantasmas, mas também tem algum morto muito vivo, que na verdade é uma garota, que sem querer passa por um portal para o outro mundo. Lá sua alma fica vagando até conseguir a ajuda de um dos chefes desse lugar, que embora poderoso, é um otaku fã de games, mangás e animes. Sim, é uma boa comédia que recomendo para quem gosta de rir um pouco.

Monogatari Series

Resultado de imagem para Hachikuji mayoi

Na série de animes que adaptam as novels de NisiOisin, temos diretamente uma das personagens que faz o nosso protagonista pervertido/lolicon Koyomi Araragi ficar feliz e puto. O espirito caracol das lendas japonesas representado por Hachikuji Mayoi é um dos mistérios que Araragi tem que resolver, além das outras bizarrices e peculiaridades que acontecem quase que simultaneamente (quem for assistir, ela já aparece na primeira animação Bakemonogatari).

Ikkitousen: Great Guardians

Imagem relacionada

Nesta terceira temporada de Ikkitousen, uma das personagens importantes da primeira temporada acabou sendo ressuscitada por uma maga, só que ela voltou praticamente sem memórias. Ao se envolver com outros personagens principais e com uma facção por trás de tudo, a história se desenrola (e como em todas as temporadas de Ikkitousen, são incontáveis as cenas de calcinhas por episódio).

Yuragi-sou no Yuuna-san

Resultado de imagem para yuragi sou anime

Esse anime é desse ano e estreou em Julho. Na história, o protagonista vai morar em uma pensão, que na verdade é uma hospedaria e casa de banhos desativada, com algumas garotas peculiares. Tudo parece normal, até ele conhecer sua companheira de quarto indesejada, um espirito de uma garota que vive ali e causa as maiores das confusões.

Zombieland Saga

Resultado de imagem para zombieland saga

Claro que eu não poderia esquecer desse anime. A série estreou agora em Outubro 2018 e já está fazendo muitos fãs. Assim como Yu Yu Hakusho, a protagonista, que tem um sonho de se tornar idol morre atropelada em frente a sua casa logo no começo da história. Quando ela recobra a consciência, ela percebe que está sendo atacada por outras garotas em forma de zumbis e é daí que ela descobre que ela também é um zumbi. Ela e as outras acabam vivendo juntas numa mansão velha em Saga, junto a um cara muito esquisito que tem o objetivo de agencia-las transformando no primeiro grupo musical apenas com mortas-vivas. Até o fim desse artigo, o anime ainda está em exibição. Só pergunto, será vai dar certo até o final?

Bom pessoal, é claro que devem ter muitos e muitos outros que entrariam fácil para a lista, mas destaquei apenas alguns. Agradecendo ao Wendel e ao MisterGil que me ajudaram neste artigo.

Não esqueça de comentar sobre a matéria, os animes com personagens mortos que estão muito vivos e principalmente, não deixe de dar um like clicando no coraçãozinho vermelho ♥ lá em cima.

E assim, fechamos a Semana do Halloween Anime Xis. Espero que vocês tenham se divertido assim como eu adorei fazer essas matérias e principalmente passar um pouquinho de algum conteúdo alternativo para vocês. Se quiserem ler as outras matérias, é só clicar neste link aqui.

Fonte Texto de Finados: Calendarr

– Confira outros Artigos produzidos para nosso site clicando aqui!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas