RErideD – Um anime sábio e vou defende-lo! – por MisterGil

Hoje novamente quem nos escreve é o nosso companheiro e moderador do Server Anime Xis no Discord, MisterGil, que trouxe um pouco sobre o anime RErideD, um dos bons achados da Temporada de Outono 2018. Não esqueça de clicar no coraçãozinho ♥ lá em cima do post para avaliarmos o alcance das matérias. Divirta-se!

Como promessa é dívida, estou aqui de volta para encerrar o ano com um último artigo, esse daqui é um pouco diferente não será uma análise, nem uma review, nem uma recomendação como foi o caso de Karakai Jouzu no Takagi-san, será uma defesa pública de um anime, espero que gostem e, por favor, cliquem no coraçãozinho pra deixar o nosso amigo Luiz feliz.

Antes de começar o texto preciso contextualizar, esse anime não estava nas minhas apostas porque não esperava nada dele, obra do Geek Toys um estúdio inexperiente, a capa promocional tinha cara de ser um anime full CG daqueles bem vagabundos, resumindo não existia qualquer motivo que me fizesse assistir esse anime, porém  em um dia de domingo decidi ver o primeiro episódio por curiosidade, ao término do anime posso afirmar que foi uma escolha acertada da minha parte.

Esse é o motivo que me faz assistir qualquer anime.

RErideD não é  um anime que te fará rir, chorar, não apresenta lutas inesquecíveis, se você está atrás de ecchi ou harém, muito obrigado por ler até aqui, mas provavelmente você não se interessará pelo anime. RErideD é um anime  que tem como pontos fortes sua história, se você prestar atenção verá que a história do anime é muito bem interligada, todas frases de efeito, conversas, atitudes dos personagens tem consequência direta na história, e principalmente a filosofia, é um anime distópico que tem como objetivo questionar, é um dos poucos animes que abordam a questão de ética profissional, além do fato de que cada personagem traz consigo um questionamento ao protagonista, mas vale também para todos nós. Prometo que esses questionamentos serão abordados posteriormente.

Sim e irei cumprir, fique calma Mayuka.

Mas não é isso que faz esse anime ser sábio, tem uma frase de Sócrates que diz: “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”, RErideD é sábio por saber suas limitações e trabalhar de maneira inteligente para ocultá-las, várias cenas são desenhadas com os personagens a distância, por outro lado as cenas com natureza (neve, vento) são extremamente bem feitas, essa é uma decisão sábia, as cenas de paisagem ficam mais marcantes na nossa mente do que as de diálogo, exemplo: Você se lembra da cena das raposas em Erased, mas a do diálogo do Satoru com a mãe não. Em cenas com pouco orçamento, o estúdio fez uso de neblina e da escuridão para esconder suas limitações.

Um exemplo de cena bem trabalhada no anime

Outro recurso bem utilizado foi à computação gráfica nos robôs (sim eu estou elogiando o CG), uma vez li em algum lugar que o problema da computação gráfica é que é perfeita, a animação manual é cheia de inconsistências, porém a nossa movimentação humana é cheia de falhas, por isso a computação nunca conseguirá representar a movimentação humana realisticamente, RErideD não faz movimentação dos personagens em CG, apenas dos robôs, a inconsistência é reduzida pelo fato das lutas não serem físicas, mas com armas de fogo.  Outro fator bem pensado foi a escolha de inventar uma teoria científica de viagem temporal para o universo do anime, isso evita a necessidade de pesquisa científica, retira a preocupação teórica. Por fim, cabe o destaque em evitar polêmicas, diferentemente do que o Laudelino pensou, o anime em nenhum momento seguiu o caminho do harém, ou do ecchi, até mesmo o romance fica por escolha sua.

Outro exemplo de paisagem

Hora de abordar as questões filosóficas, utilizarei como recurso os personagens do anime.

O primeiro personagem será o Schmidt:

O questionamento por trás dele está relacionado à força dos nossos ideais e a nossa resiliência diante das adversidades, em todas as participações dele ele questiona os ideais do protagonista,  a frase mais marcante  dele é : “Nenhum sonho ou ideal pode mudar o resultado final”, trazendo para nossa realidade, ele nos questiona, por que fazer o certo se todo mundo faz o errado? Você acredita que sua atitude pode mudar algo? Por que não desistir?

A segunda personagem que merece atenção é a Mage, ela não nos questiona, mas nos exemplifica dois sentimentos: Confiança e esperança:

Não só por isso Mage.

Já que ela não questionou, eu faço o questionamento, primeiro sobre confiança: O quanto você acredita no seu trabalho? Na sua fé? O quanto você abriria mão do seu tempo livre, dos seus recursos, dos seus amigos para ver seu trabalho realizado? Você luta para realizar seus objetivos, ou desiste diante da adversidade, do primeiro não, do primeiro deboche? Já sobre esperança, você acredita que o impossível pode tornar-se possível? Que mesmo que ocorram falhas, um dia o acerto virá? Mesmo que não seja por suas mãos, mesmo que não seja hoje, mesmo que demore, algum dia o seu sonho se realizará?

Hora de falar sobre Vidaux:

O primeiro ensinamento do Vidaux é digamos que econômico, é aquela questão o quanto vale uma vida?, Quanto você pagaria pela sua vida?, o que te faz achar que merece estar vivo? O segundo questionamento é sobre vingança, “A vingança nunca é plena mata a alma e a envenena”, espera esse é o seu Madruga, o ensinamento do Vidaux é nesse sentido, quando você busca vingança, as consequências disso te acompanharão por toda a sua vida.

Hora de falarmos sobre Graham e Mayuka:

Derrida você tem de concordar com a Mayuka

Até um carro falante e uma criança em um anime nos ensina algo, o carro automata Graham nos faz questionar até que ponto uma ordem superior deve ser obedecida? A Mayuka é um exemplo, de que você não precisa de muitas coisas para ser feliz, essa menina passa boa parte do anime sozinha com o um carro falante, a alimentação dela é com rações militares, o único lazer dela é inventar finais de histórias para os livros com várias páginas faltantes que ela tem, mesmo assim ela está sempre feliz, não é spoiler.

Penúltima personagem que abordarei será a Yuri:

É febre

Para evitar entrar em possíveis spoilers não abordarei muito conteúdo filosófico, só farei essa questão: Você abriria mão da sua felicidade em nome de um bem maior?

Hora de abordar o dilema de Donna, mas antes fiquem com esse trecho de uma música que marcou a juventude dos nossos adms (Não a pedra em teu caminho, não há ondas no teu mar, não há ventos ou tempestade que te impeçam de voar):

Provavelmente a morte.

Todo mundo que se forma em alguma faculdade faz um juramento, esse juramento é muitas vezes o chamado código de ética da profissão, porém a ética vem do conhecimento e da sua consciência não do que está escrito em um papel.

A personagem Donna questiona a ética científica, o por quê do ser humano criar tantas tecnologias que nunca trarão a felicidade? Você pensa nas tragédias e infelicidades que suas criações e ações poderão causar aos demais? Você se questiona se seu trabalho será usado para saciar a ganância dos outros? Essas questões provavelmente marcaram a vida de Santos Dumont, que teria se suicidado ao ver sua invenção sendo utilizada em combates.

Por fim deixo um ensinamento do protagonista, precisaria abordar muitos spoilers  e escrever um outro artigo inteiro para abordar todos, mas acho que esse é o mais importante e o que menos tem spoilers é o de que não faça mudanças drásticas quando tudo estiver errado, isso só levará você a continuar na mesma situação, não existe caminho fácil e rápido, mude pouco a pouco, pequenas mudanças positivas em si mesmo causarão grandes mudanças positivas em todos a sua volta.

SATANYA AGRADECE A VOCÊ POR TER LIDO A MAIS UM ARTIGO AQUI NO ANIME XIS!

Muito obrigado a você que leu até aqui, espero que tenha refletido todos esses questionamentos, desculpe pelo tamanho do texto, FELIZ NATAL e um ótimo ano novo para todos.


– Se você também ideias de matérias, artigos e reviews, entre em contato conosco aqui no site ou através de nossas redes sociais [Facebook – Twitter – Instagram]. Por favor, também não esqueçam de clicarem no Coraçãozinho vermelho ♥ lá no alto da página para sabermos o alcance dessa publicação.

  • E ai, o que acha? Gostou desse trabalho? Gostou do artigo de hoje? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário aqui pra gente!

– Confira outros Artigos produzidos para nosso site clicando aqui!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas