fbpx

Caso da Madhouse: Práticas abusivas do estúdio não mudaram, diz animador

Em Abril deste ano, o estúdio de animação Madhouse virou notícia de forma negativa quando um assistente de produção se juntou a um sindicato, exigindo o pagamento de centenas de horas extras não pagas. O assistente de produção falou aos jornalistas sobre as práticas de exploração que ele teve na Madhouse, incluindo trabalhar até 393 horas em um mês.

De acordo com o animador freelancer Mizue Ogawa, as coisas não mudaram nos meses seguintes. Em um tweet postado na segunda-feira (17/06), foi escrito: “Recebi uma mensagem de um assistente de produção de um certo estúdio ‘M’ que ele ainda trabalha à meia-noite. Quando perguntei a ele: ‘Não deveria haver reformas sobre as condições de trabalho? Ele disse que o caso em questão era simplesmente a reivindicação do ex-assistente de produção e acrescentou que o assunto ainda estava no meio das negociações. Em outras palavras… nada mudou em nada.”

Em 5 de Abril, um assistente de produção da Madhouse se juntou a um sindicato e iniciou o processo de negociação coletiva. O assistente anônimo está pedindo indenização por horas extras não pagas, bem como um pedido de desculpas pelas várias formas de assédio de poder que recebeu.

O estúdio de animação Madhouse foi fundado em 1972 por ex-animadores do Mushi Pro, incluindo Masao Maruyama , Osamu Dezaki , Rintaro e Yoshiaki Kawajiri. Maruyama deixou a empresa em 2011 para formar o Studio MAPPA. Madhouse é um dos estúdios de animação que tem uma das maiores quantidades de fãs pelos seus trabalhos, muitos deles bem conhecidos como Cardcaptor SakuraDeath Note e a primeira temporada de One-Punch Man, por exemplo.

– Não sei de vocês, mas esse caso vai longe, loooooooonge de acabar. Só não espero acabar em pizza.

Por enquanto isso é tudo, mas a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fonte: Otakomu via ANN

– Mais notícias de animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curta nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

amazon-mangas
Anime Xis