Tragédia na Kyoto Animation: Resumo dos fatos, arrecadação de fundos e últimas atualizações

NOTA: As atualizações desta matéria poderão ser feitas a qualquer momento, dependendo das notícias oficiais que se confirmam nas agências japonesas. Últimas informações foram atualizadas aqui às 18h45 (horário de Brasilia) de 19/07.


A notícia que abalou não apenas o mundo dos animes, mas também a sociedade japonesa nesta quinta-feira (18/07) vai tendo diversos desdobramentos, várias comoções e, embora as horas foram se passando, muitas notícias desencontradas. Este artigo foi montado conforme as informações oficiais que foram divulgadas pelas agências de notícias japonesas até a madrugada desta sexta-feira.

O ocorrido:

Por volta das 10h30 da manhã de quinta-feira, 18 de Julho 2019, um homem cuja identidade não foi revelada invadiu o estúdio da Kyoto Animation, localizado perto da estação de Rokujizō na cidade de Uji em Kyoto. Ele começou a espalhar gasolina no local aos gritos de “morram” e ateou fogo. O incêndio atingiu os três andares do prédio do estúdio, onde as autoridades dão conta de que 74 pessoas estavam no local. O incêndio durou cerca de 5 horas até ser contido pelo Corpo de Bombeiros local.

A polícia informou que muitos corpos foram encontrados um em cima do outro em uma escadaria que leva do terceiro andar até o telhado, as pessoas tentaram ir para a cobertura mas não conseguiram. O criminoso fugiu da cena do crime, mas foi capturado pela polícia a cerca de 100 metros do estúdio no fim da tarde. A polícia ainda não interrogou o homem, pois ele precisava ser tratado em um hospital para queimaduras graves que ele sofreu, assim que ele melhorar irá começar o interrogatório.

Números confirmados até o momento: 34 vítimas fatais – sendo 33 anunciadas na quinta: 20 mulheres, 12 homens e 1 não identificado. 36 feridos (variando no grau de ferimento) e 7 saíram sem machucados. Dos 33 mortos encontrados, 2 foram encontrados no primeiro andar, 11 no segundo andar e 20 no terceiro andar e entre as escadas para o telhado.

ATUALIZAÇÃO – 19/07, 18H45: A polícia de Kyoto informou que um homem que estava internado no hospital recebendo tratamento médico faleceu, elevando assim o número de vitimas fatais para 34. [Fonte: ANN]

Dentre os principais membros do estúdio, foram confirmadas que estão em segurança: Naoko Yamada, Tatsuya Ishihara, Taichi Ishidate e Hideaki Hatta.

Informações divulgadas no começo desta tarde davam conta de que o diretor Yasuhiro Takemoto havia falecido durante o atentado no prédio da Kyoto Animation. Segundo novas informações divulgadas em fóruns e nas redes sociais, a informação oficial até agora é de que O DIRETOR ENCONTRA-SE DESAPARECIDO E SEM CONTATO COM NINGUÉM. Até o momento dessa atualização não foi confirmado ou descartado de que ele possa ou não ter falecido. A emissora japonesa NHK divulgou a informação de que ele e outras pessoas importantes do estúdio seguem desaparecidas e infelizmente temem o pior. Até o fechamento desta matéria, não foram divulgadas mais informações.

Outra informação noticiada é de que esta tragédia com este grande número de mortos passa a ser o segundo maior homicídio em massa no Japão desde o final da Segunda Guerra Mundial. O maior foi em 2001 onde um incêndio também de caráter criminoso matou 44 pessoas em um prédio comercial.


O responsável pela tragédia:

Segundo as informações que foram sendo divulgadas pelas autoridades, o criminoso tem 41 anos de idade e era morador de Saitama, segundo a sua carteira de motorista que a polícia apreendeu. A cidade fica em Kanto e o prédio da KyoAni fica em Kyoto, sendo que a distância das duas cidades dão cerca de 4h50 vindo de trem. Segundo novas informações, ele morava em Saitama mas não se sabe seu endereço de residência atual.

O criminoso comprou 40 litros de gasolina em um posto próximo e os transportou para o estúdio em um balde, ele também tinha várias facas e um martelo, que foram encontradas próximo do prédio da KyoAni.

Imagens divulgadas pelas TVs japonesas sobre as facas encontradas no estúdio e o possível criminoso. (imagem: divulgação)

O criminoso também se feriu e saiu correndo do local, onde foi detido. Ele estava sendo tratado no hospital e só seria interrogado após ser liberado, informação esta que até o momento deste post não foi confirmada.

Um post no 2chan feito na manhã do dia do crime possivelmente está relacionada ao criminoso, ele postou no fórum que iria aparecer nas notícias de hoje:

Página no 2chan com mensagens do criminoso.

Segundo testemunhas, o homem gritava ‘‘Morra” e jogava um líquido inflamável que a polícia desconfia ser gasolina no prédio e nas pessoas, ele bloqueou a entrada, muita gente tentou subir para a cobertura, mas não conseguiram e acabaram desmaiando nas escadas, tudo aconteceu muito rápido.

Imagem mais aproximada do homem capturado pela polícia de Quioto. (imagem: AbemaTV)

Segundo outra testemunha, o homem disse que a KyoAni roubava trabalhos, não ficou claro se era trabalho dele ou de outros, o termo que ele usou não identifica isso de forma clara. Segundo o presidente do estúdio da KyoAni, eles vem recebendo e-mails com ameaças há algum tempo e em todos, as ameaças estavam sendo comunicadas a polícia, que irá investigar se este homem foi o mesmo que enviou os e-mails.

ATUALIZAÇÃO – 19/07, 18H45: A policia já identificou o criminoso [para não causar uma comoção maior desnecessária, optamos por não postar o nome do criminosos na matéria, por enquanto], que segundo as informações, ele já tem passagens pela polícia pelo crime de roubar uma loja de conveniência em 2012 e foi condenado a 3 anos e meio de prisão. Ele vivia de apoio do estado e estava a ser tratado por problemas mentais.


Danos irreparáveis:

Em uma entrevista para a imprensa japonesa nesta sexta-feira (19/07), o presidente da Kyoto AnimationHideaki Hatta, afirmou que todos os materiais de animação e computadores do primeiro prédio da Kyoto Animation foram destruídos no incêndio de quinta-feira. Hatta disse à mídia: “A quantia [monetária] do dano? Extrema. Eu não conheço todos os detalhes”.

Hideaki Hatta - Presidente da KyoAni

Hatta declarou na entrevista: “Estou profundamente desolado. Não posso suportar. Nunca, nem em meus sonhos, teria pensado que um desastre tão grande aconteceria.” Mais tarde, ele acrescentou: “Este é um duro golpe para a nossa empresa e para a nossa indústria. Cada um deles foi um excelente e maravilhoso colega”.


Comoção Pública:

Ainda nos primeiros momentos em que se confirmava a notícia do incêndio no Japão (ainda final da noite de quarta aqui no Brasil), muitos fãs dos trabalhos do estúdio e fãs de animes e cultura japonesa em geral começaram a compartilhar a notícia e buscar mais detalhes do que estava acontecendo. Rapidamente, algumas hashtags com os dizeres #PrayForKyoAni , #PrayForKyotoAnimation e #KyoAniStrong foram levantadas e serviram para que os fãs mandassem suas condolências às vitimas da tragédia.

Muitas artes e vídeos de demonstrações de carinho dos fãs com o estúdio foram publicadas pelas redes sociais.

Aki Toyosaki:

A dubladora japonesa Aki Toyosaki, que fez a voz da personagem Yui Hirasawa no anime K-on! da KyoAni, estava participando de um programa de rádio em Tóquio quando surgiram as informações do incêndio, o que fez ela começar a chorar ao vivo no programa e dizer:

”K-ON foi um grande ponto de virada para minha carreira” e ”Um trabalho insubstituível que ampliou o mundo pra minha carreira’‘.

Ela falou ainda sobre a situação da KyoAni e das pessoas: ”Eu rezo pela restauração da saúde física e mental de todos que sofreram”.

O papel da protagonista de K-on! foi um passo importante na carreira da seiyuu, que fez ela decolar em sua carreira de dubladora e cantora.

Além disso, outros estúdios de animações, empresas e pessoas relacionadas ao mundo dos animes e á cultura japonesa postaram suas mensagens de apoio às vitimas em redes sociais.

Crunchyroll:

Em um post no seu site oficial em inglês, a Crunchyroll pede para que as pessoas mandem uma mensagem de apoio para a Kyoto Animation, seja só em texto ou texto e uma foto sua, ou de algum produto de um anime deles. No texto:

”Estamos arrasados ​​com o ataque à Kyoto Animation e lamentamos a perda da vida sem sentido. Nossos corações vão para todos aqueles que são afetados. A Kyoto Animation é uma das instituições mais queridas da indústria de anime, e com razão – suas obras poderosas como Liz and the Blue Bird, Violet Evergarden, Sound! Euphonium e Free! ressoou com o público em todo o mundo. 

Estamos juntos nessa. Enquanto esperamos receber de volta da Kyoto Animation as maneiras pelas quais podemos fornecer assistência significativa, apoiamos plenamente os esforços e a contribuição da Sentai . Para os fãs que gostariam de compartilhar uma mensagem com o Kyoto Animation, você pode fazê-lo aqui e compartilharemos isso com eles e nossa comunidade quando apropriado”.

Você pode enviar a sua mensagem para a KyoAni pela Crunchyroll, Clique aqui para enviar sua mensagem.


Arrecadações de fundos:

Logo nas primeiras horas após o incêndio que estava ocorrendo em Quioto ser divulgado, uma campanha de arrecadação de fundos foi aberta pela licenciadora de animes Sentai Filmworks através do GoFundMe com uma meta inicial de US$ 750.000,00, para as pessoas ajudarem o estúdio a se reerguer e também ajudarem as vítimas.

No texto:

Embora a situação ainda esteja em desenvolvimento, está claro que nossos amigos da Kyoto Animation (KyoAni) sofreram muito. Além da perda de vidas, muitas vidas serão mudadas para sempre. Como todos vocês, queríamos agir para ajudar da maneira que pudermos. Esse é o propósito deste esforço do Gofundme.

Conhecemos a KyoAni através de seus muitos trabalhos que nos inspiraram, influenciaram e nos divertiram ao longo dos anos. Eles são verdadeiros mestres de sua arte e um dos tesouros nacionais do Japão. 

Suas promessas e os fundos que levantamos visam fornecer a assistência mais direta e significativa possível às vítimas dessa tragédia comovente. Estamos nos coordenando com outros na indústria de anime japonesa no Japão para garantir que os fundos coletados atinjam os que precisam. Continuaremos a fornecer atualizações à medida que esses detalhes forem sendo desenvolvidos. 

Por enquanto, quero agradecer a todos pela gentileza, generosidade e apoio a esse esforço. O derramamento de promessas e mensagens de apoio tem sido tremendo. Por favor, ajude-nos a continuar esse esforço. 

John Ledford 
Sentai Filmworks
Presidente

Até o momento da publicação deste artigo, a campanha já arrecadou mais de US$ 1.240.000,00.

IMPORTANTE:

▶️ Doações a Kyoto Animation – como você pode contribuir:

⚠️ Antes um alerta: Tomem cuidado com algumas páginas de crowdfunding online que dizem estar arrecadando dinheiro para o estúdio. Já há relatos de que muitos deles são falsos e são de pessoas mundo afora agindo de má fé.

? Se você quiser/puder contribuir, abaixo você tem opções seguras:

1 – A equipe da licenciadora de animes, Sentai Filmworks ( https://www.sentaifilmworks.com ), está arrecadando dinheiro para doar para a KyoAni. Link da campanha: https://www.gofundme.com/f/help-kyoani-heal

2 – Comprando itens diretamente do site da KyoAni (página em japonês)http://www.kyotoanimation.co.jp/

ATUALIZAÇÃO – 19/07, 18H45: Da mesma forma, a cadeia de varejo Animate anunciou na sexta-feira (19/07) que começou a coletar doações para as vítimas em todas as suas lojas no Japão. A empresa também ainda não declarou especificamente como o dinheiro será usado e ainda não decidiu quando a campanha de arrecadação de fundos terminará.

Caso encontrarmos outras maneiras seguras, compartilharemos aqui. Continuaremos atentos com as informações que chegam do Japão através das agências de notícias. Qualquer novidade vamos trazer aqui.


Sobre a Kyoto Animation:

O primeiro estúdio da Kyoto Animation está localizado perto da estação de Rokujizō na cidade de Uji em Kyoto. A maior parte da produção da linha principal do estúdio ocorre dentro do prédio. A empresa também tem uma sede, um segundo edifício de estúdio, um escritório de Tóquio e o prédio de animação em outros locais.

Algumas das diversas produções da Kyoto Animation.

Yoko Hatta fundou a empresa como Kyoto Anime Studio em 1981, com o marido Hideaki Hatta como presidente. Os dois eram ex-funcionários da Mushi Production. Desde então, a empresa trabalhou em várias co-produções de animes notáveis, mas talvez seja mais conhecida inicialmente por suas produções próprias tendo destaque Suzumiya HaruhiK-ON!Lucky Star e Clannad, e mais tarde para trabalhos como Free!Hibike! Euphonium, Nichijou, Chuunibyou Demo Koi ga Shitai, Kyoukai no Kanata, Tamako Market, Amagi Brilliant Park, Musaigen no Phantom WorldKobayashi-san chi no Maid DragonKoe no Katachi (A Silent Voice), Violet Evergarden, entre muitos outros.

Algumas informações divulgadas por diversos sites mundo afora dão conta de que o estúdio já cancelou algumas de suas produções, entre elas o que seria o próximo filme de Free!


Opinião:

Como muitos que me acompanham no Twitter ou no Instagram sabem, eu sou fã da Kyoto Animation de carteirinha. Muitos dos animes que eu mais gostei foram feitos pela KyoAni e desses eu destaco Clannad como uma das obras que mais me emocionou e K-on!, o anime que está no meu “Top 3 ever” e que incentivou a aprender a tocar contrabaixo, embora eu não seja tão bom quanto a Mio e, falando nela, tenho aqui uma action-figure e um poster dela. Para os meus irmãos o estúdio também tem grande importância, já que um deles é fã da Yui do K-on! e outro da Suzumiya Haruhi, assim como Lau aqui do Anime Xis também é fã dela.

Bom, não preciso dizer o quanto essa tragédia na KyoAni deixou todos nós aqui tristes e creio que muita gente ai do outro lado, mesmo não sendo fã do estúdio, devem estar sentindo o mesmo. Ao mesmo tempo é um sentimento de indignação e tristeza pelo ocorrido, afinal nada justifica alguém invadir o local de trabalho das pessoas e aprontar algo assim. Ontem quando pintou a notícia e conforme as horas estavam passando, era dificil de acreditar no que estava acontecendo e ainda está sendo bem dificil processar tudo.

Noticiar os fatos fazem parte de quem trabalha com informação e nessas horas que aprendemos que nem toda informação é boa. Como eu escrevi ontem nas redes sociais, em quase 14 anos que eu escrevo na internet, foi uma das notícias mais difíceis para mim postar, mas é nessas horas que aprendemos que tudo isso é como um álbum de fotos, nas quais você tem aquelas ótimas fotos e aquelas que não ficaram tão legais, mas elas estão lá porque fazem parte dele.

Deixo aqui minhas condolências ás vítimas e seus familiares e faço votos para a recuperação dos feridos e futuramente o retorno da KyoAni, pois apesar de tudo, creio em algo que os próprios animes dela sempre mostram que é um possível Happy End.

Imagem de um chaveiro pendurado numa bolsa encontrado dentro do estúdio da Kyoto Animation após o incêndio, com uma imagem do anime K-on! Vocês ainda não acreditam que teremos um Happy End?!

As informações continuam sendo atualizadas e a nossa central de animes segue atenta para trazer os últimos detalhes.

Fontes: Mainichi Shimbun – Link 1, Link 2NHKThe Kyoto Shimbun, ANN

– Mais notícias de animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Conhece nosso Canal no Youtube?

Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!