Tragédia na Kyoto Animation: Contribuições, Comunicados e Últimas Atualizações [AT]

NOTA: As atualizações desta matéria poderão ser feitas a qualquer momento, dependendo das notícias oficiais que se confirmam nas agências japonesas. As informações abaixo são dados colhidos até as 01:50h desta quinta-feira (25/07).


Nossa equipe fez um compilado das últimas informações consequentes do incêndio criminoso ocorrido no estúdio 1 da Kyoto Animation, que está completando 1 semana no dia de hoje.

Contribuições:

Nesta quarta-feira (24/07), a Kyoto Animation anunciou que abriu uma conta para aceitar doações. As pessoas que desejam enviar doações diretamente para o estúdio podem usar as seguintes informações da conta:

Nome do banco: The Kyoto Shinkin Bank
Swift: KYSBJPJZ
Nome de ramo: Minami Momoyama Branch
Número do Banco: 048
Endereço: 16-50, Yosai, Momoyama-cho, Hushimi-ku, Kyoto-shi, Kyoto-hu, 612-8016, Japan
Número da conta: 0002890
Titular da conta: Kyoto Animation, Co., Ltd., diretor representante Hideaki Hatta

A Kyoto Animation afirmou que vai dar fundos para as famílias das vítimas mortas e mortas do incêndio da última quinta-feira no prédio do 1º Estúdio de Kyoto Animation. A empresa também usará os fundos para a reconstrução, mas não especificou se usará os recursos no prédio atual ou em um novo. O estúdio está buscando transparência em relação aos fundos recebidos na conta e planeja revelar essas informações o mais rápido possível. Além disso, o estúdio observou que irá postar informações em seu site sobre atividades de arrecadação de fundos após confirmá-las.

8º Volume do Mangá Flying Witch, que terá parte de suas vendas destinadas a ajudar a Kyoto Animation.

A Associação de Animadores Japoneses (AJA) também anunciou na segunda-feira (22/07) que abriu uma conta para aceitar doações para a Kyoto Animation. A AJA planeja revelar os detalhes da conta quando possível e começar a aceitar doações.

O mangaká Chihiro Ishizuka escreveu em seu twitter em 19 de Julho que as vendas parciais do 8º volume do mangá Flying Witch (imagem ao lado) serão doadas para a Kyoto Animation. A edição especial inclui um drama CD. Ishizuka doou anteriormente as vendas do sétimo volume do mangá para ajudar as vitimas de desastres depois que fortes chuvas atingiram o Japão no ano passado.

Várias organizações, como a Sentai Filmworks, a Crunchyroll, a rede de varejo Animate, a cidade de Uji e outras, estão coletando doações ou mensagens de apoio para a empresa e as vítimas. A Eleven Arts está atualmente realizando uma campanha de produção de origami e planeja entregar a arte dobrada dos fãs ao estúdio. O Mainichi Shimbun escreve que mais de uma dúzia de empresas em todo o mundo ofereceram apoio financeiro.

O GoFundMe da Sentai Filmwork arrecadou mais de US$ 2 milhões para a Kyoto Animation. Na página da campanha foi deixada a seguinte mensagem:

Obrigado a todos que mostraram o seu apoio aos atingidos pela tragédia na KyoAni. Juntos, podemos trazer luz a esse tempo incrivelmente sombrio. Estamos a fazer uma parceria com o GoFundMe para garantir que os fundos arrecadados sejam distribuídos com segurança. O dinheiro permanecerá em espera enquanto coordenamos como eles alcançarão os que precisam. Por favor, continue a compartilhar e doar, se puderem.


Comunicados:

Visual mais recente do Filme Anime de Violet Evergarden.

Uma das informações que vêm sendo divulgadas é que embora o incêndio tenha ocorrido, o estúdio decidiu manter a data de lançamento do filme anime Violet Evergarden. A confirmação vem dos organizadores do evento alemão AnimagiC, que vão a “pedido expresso da Kyoto Animation” manter a estréia antecipada do filme de Violet Evergarden no evento que vai decorrer de 4 a 5 de Agosto. Isso significa que o filme estará praticamente concluído e deverá estrear oficialmente nos cinemas japoneses sem nenhum problema em 10 de Janeiro de 2020.

Violet Evergarden é uma adaptação para série anime da novel de Kana Akatsuki (história)Akiko Takase (ilustração) pelo estúdio Kyoto Animation.

O diretor comentou no seu twitter:

Agora, com a ajuda de muitas pessoas, tenho escrito uma nova história de Violet. Para fazer um trabalho que pode deixar o público satisfeito. E, para fazer uma história que pode fazer Violet feliz. Com esses pensamentos, eu tenho trabalhado nisso todos os dias. Eu acho que deverá ser uma história verdadeiramente linda como as cartas escritas por Violet.

Apesar de não ter confirmações ainda, possivelmente alguns outros projetos poderão ser mantidos como os novos filmes de Hibike! Euphonium e Free! que estavam em produção (lembrando que o trailer de Free! que era para ser divulgado na última sexta-feira foi cancelado). Nesses casos, resta apenas um comunicado do estúdio a respeito deles.

No fim de semana, o Presidente da Kyoto Animation, Hideaki Hatta disse em uma entrevista que especulava demolir o estúdio incendiado e construir no lugar um parque com um memorial às vitimas da tragédia.

Na segunda-feira (22/07), a própria Kyoto Animation fez um comunicado oficial a imprensa sobre as vítimas fatais e sobreviventes da tragédia. Diretores como Naoko Yamada (K-On!, A Silent Voice)Tatsuya Ishihara (Hibike! Euphonium)Taichi Ishidate (Violet Evergarden) estão alegadamente a salvo, no entanto, diretores famosos como Yoshiji Kigami (Munto, episódios de Hibike! Euphonium, animador chave de Grave of the Fireflies)Yasuhiro Takemoto (Kobayashi-san chi no Maid Dragon, Suzumiya Haruhi-chan, Hyouka) seguem como desaparecidos até o momento desta publicação.

Abaixo, o comunicado na integra:

Como resultado do terrível incidente que ocorreu às 10h30 do dia 18 de Julho de 2019, primeiro ano da era Reiwa, muitos dos nossos funcionários, incluindo muitos jovens promissores, foram feridos e alguns até perderam a vida.

Com a sua paixão por criar animação, os nossos jovens funcionários, que se reuniram de todo o país [Japão], juntamente com veteranos que trabalharam connosco durante muitos anos – para que o seu futuro seja cortado de tal maneira é de partir o coração e verdadeiramente lamentável, e é impossível encontrar as palavras certas para expressar isso. Eles eram colegas e amigos verdadeiramente incríveis, talentosos e muito amados. Este é um golpe devastador para nós [Kyoto Animation] e para a indústria [Animação].

Os detalhes deste incidente são exatamente como a Polícia de Fushimi relatou [durante uma conferência de imprensa realizada no dia 19]. Não temos mais nada para adicionar neste momento.

No momento, estamos a trabalhar incansavelmente, com os feridos e as suas famílias, bem como com as famílias daqueles que perderam as suas vidas, fazendo tudo ao nosso alcance para ajudá-los nestes tempos difíceis.

Além disso, pedimos humildemente que a mídia direcione quaisquer dúvidas ou solicitações de informações aos nossos parceiros legais descritos abaixo. Por enquanto, pedimos humildemente que a mídia não entre em contacto diretamente connosco.

Outra informação levantada, é de que a maioria dos estúdios e empresas de entretenimento, não só do Japão, mas de várias partes do mundo mandaram mensagens de condolências à KyoAni, seja elas feitas publicamente via seus canais oficiais de comunicação ou de maneira formal por e-mail ou cartas, porém a informação de quais empresas e suas formas de envio não foram divulgadas.


Últimas Atualizações:

Os últimos números atualizados seguem sendo de 34 pessoas que morreram e 36 que ficaram feridos.

[ATUALIZAÇÃO – 25/07 – 01:50h] A Polícia de Kyoto anunciou que terminou de confirmar as identidades de todas as 34 vítimas fatais. Atualmente, as autoridades estão em conversa com a Kyoto Animation para saber como e quando serão feitos os anúncios dos nomes. [Fonte: Kyodo News]

Até o momento da publicação desta matéria, não se tem oficialmente divulgado o nome de nenhuma vitima fatal e nenhum sobrevivente. Como se sabe, o Japão é um país de pessoas muito reservadas e para não causar uma comoção maior, tanto a KyoAni como as autoridades japonesas estão aguardando o momento oportuno para que se tenha estas informações, algo que pode levar semanas (conforme as pessoas internadas vão recebendo alta dos hospitais) ou até meses para que se divulgue.

Além disso, o Mainichi Shimbun informou na terça-feira que as entradas do público e dos funcionários no primeiro andar do primeiro estúdio da Kyoto Animation tinham persianas antes do incêndio, mas permaneceram abertas durante o horário comercial e as portas permaneceram destrancadas. Segundo o que se foi divulgado, é que as portas do estúdio estavam destrancadas justamente naquele dia, pois eles estavam aguardando visitas.

Além da informação acima, segundo a imprensa japonesa, vizinhos que moram ao redor do estúdio afirmaram terem visto uma pessoa semelhante ao homem que causou a tragédia circulando pelo estúdio dias antes. Num desses dias anteriores, uma mulher que mora vizinha ao estúdio afirmou ter visto esta pessoa carregando algo semelhante à um botijão de gás de fogão portátil. O prédio também tinha câmeras de segurança em quatro lugares ao redor das entradas, mas ainda não se sabe como serão feitas ou se haverão condições para recuperação das imagens dessas câmeras.

Pessoas vêm deixando flores e fazem suas orações na calçada frente ao estúdio da KyoAni (imagem: BBC)

O prédio que pegou fogo segue interditado para pericia e na frente do estúdio, mas durante a semana toda desde o dia o acontecido, pessoas vêm deixando flores, mensagens de apoio e fazem suas orações e agradecimentos à KyoAni.


Live do Anime Xis sobre a Kyoto Animation:

Na última segunda-feira (22/07), decidimos usar nossa live semanal #BoaNoiteOtaku no Youtube para falarmos um pouco da Kyoto Animation. O Lau e eu falamos um pouco sobre os fatos ocorridos, as consequências e é claro, demos uma panorâmica sobre o estúdio, destacamos alguns trabalhos e sua importância para a indústria. A ideia foi fazer algo mais descontraído ao invés de ser uma live com clima mais pesado.

Clique e confira a Live dessa semana:

  • Não se esqueça de se inscrever no nosso canal no Youtube, clique no sininho das notificações, comentem e compartilhem o vídeo e também não deixem de participarem da Live#BoaNoiteOtaku! com o Lau toda as segunda-feiras, às 20h30.

Resumo do ocorrido:

Por volta das 10h30 da manhã de quinta-feira, 18 de Julho 2019, um homem cuja identidade não foi revelada invadiu o estúdio da Kyoto Animation, localizado perto da estação de Rokujizō na cidade de Uji em Kyoto. Ele começou a espalhar gasolina no local aos gritos de “morram” e ateou fogo. O incêndio atingiu os três andares do prédio do estúdio, onde as autoridades dão conta de que 74 pessoas estavam no local. O incêndio durou cerca de 5 horas até ser contido pelo Corpo de Bombeiros local.

O criminoso fugiu da cena do crime, mas foi capturado pela polícia a cerca de 100 metros do estúdio no fim da tarde. Ele tem 41 anos de idade e era morador de Saitama e, segundo informações ele já tinha passagem pela polícia por roubo à uma loja de conveniência em 2012, ficando preso por 3 anos e recebia tratamento do governo. As pessoas que moravam próximo onde ele vivia relatavam que vivia o dia todo jogando videogames e era muito agressivo. Ao ser capturado, o homem começou a gritar que “o estúdio roubou seu trabalho”, mas segundo o presidente da KyoAni, ele relatou nunca ter vistou ou conhecido esta pessoa, já que todos os trabalhos que a KyoAni acata, passam por processos de triagem com os staffs.

Nota do editor:  Para não causar uma comoção maior desnecessária, optamos por não postar o nome do criminosos na matéria.

Esta tragédia com este grande número de mortos passa a ser o segundo maior homicídio em massa no Japão desde o final da Segunda Guerra Mundial. O maior foi em 2001 onde um incêndio também de caráter criminoso matou 44 pessoas em um prédio comercial.


Danos irreparáveis:

Em uma entrevista para a imprensa japonesa nesta sexta-feira (19/07), o presidente da Kyoto AnimationHideaki Hatta, afirmou que todos os materiais de animação e computadores do primeiro prédio da Kyoto Animation foram destruídos no incêndio de quinta-feira. Hatta disse à mídia: “A quantia [monetária] do dano? Extrema. Eu não conheço todos os detalhes”.

Hideaki Hatta - Presidente da KyoAni

Hatta declarou na entrevista: “Estou profundamente desolado. Não posso suportar. Nunca, nem em meus sonhos, teria pensado que um desastre tão grande aconteceria.” Mais tarde, ele acrescentou: “Este é um duro golpe para a nossa empresa e para a nossa indústria. Cada um deles foi um excelente e maravilhoso colega”.

Já no fim de semana, além da informação de que Hatta especula demolir o prédio e construir um parque memorial, o ele agradeceu as doações e mensagens de apoio que tem recebido e disse que a reconstrução total da KyoAni pode levar entre 5 à 10 anos.


IMPORTANTE:

▶️ Doações a Kyoto Animation – como você pode contribuir:

⚠️ Antes um alerta: Tomem cuidado com algumas páginas de crowdfunding online que dizem estar arrecadando dinheiro para o estúdio. Já há relatos de que muitos deles são falsos e são de pessoas mundo afora agindo de má fé.

? Se você quiser/puder contribuir, abaixo você tem opções seguras:

1 – A equipe da licenciadora de animes, Sentai Filmworks ( https://www.sentaifilmworks.com ), está arrecadando dinheiro para doar para a KyoAni. Link da campanha: https://www.gofundme.com/f/help-kyoani-heal

2 – Comprando itens diretamente do site da KyoAni (página em japonês)http://www.kyotoanimation.co.jp/

3 – Através da Conta divulgada pela própria KyoAni, que está logo acima na matéria.

Da mesma forma, a cadeia de varejo Animate anunciou na sexta-feira (19/07) que começou a coletar doações para as vítimas em todas as suas lojas no Japão. A empresa também ainda não declarou especificamente como o dinheiro será usado e ainda não decidiu quando a campanha de arrecadação de fundos terminará.

Caso encontrarmos outras maneiras seguras, compartilharemos aqui.


Sobre a Kyoto Animation:

O primeiro estúdio da Kyoto Animation está localizado perto da estação de Rokujizō na cidade de Uji em Kyoto. A maior parte da produção da linha principal do estúdio ocorre dentro do prédio. A empresa também tem uma sede, um segundo edifício de estúdio, um escritório de Tóquio e prédios de animação em outros locais, além da Animation Do localizada em Osaka, que também pertence a Kyoto Animation.

Alguns dos animes produzidos pela Kyoto Animation

Yoko Hatta fundou a empresa como Kyoto Anime Studio em 1981, com o marido Hideaki Hatta como presidente. Os dois eram ex-funcionários da Mushi Production. Desde então, a empresa trabalhou em várias co-produções de animes notáveis, mas talvez seja mais conhecida inicialmente por suas produções próprias tendo destaque Suzumiya HaruhiK-ON!Lucky Star e Clannad, e mais tarde para trabalhos como Free!Hibike! EuphoniumNichijouChuunibyou Demo Koi ga ShitaiKyoukai no KanataTamako MarketAmagi Brilliant ParkMusaigen no Phantom WorldKobayashi-san chi no Maid DragonKoe no Katachi (A Silent Voice), Violet Evergarden, entre muitos outros.

Por enquanto estas são todas as informações divulgadas até aqui, assim que tivermos mais novidades publicaremos aqui no Anime Xis.

Fontes: ANN – Link 1, Link 2, Mainichi Shimbun – Link 1, Link 2, animeanime.jp, OtakuPTAJA, Kyoto Animation Press

– Mais notícias de animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Conhece nosso Canal no Youtube?

Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!