Administrador site pirata Mangamura é extraditado para o Japão

Pirataria? Tem naquele filme, Piratas no Caribe!

Romi Hoshino, também conhecido como Zakay Romi, o suposto administrador de Mangamura, chegou ao Aeroporto Internacional Ninoy Aquino em Metro Manila na manhã de terça-feira (24/09), como parte de sua extradição de volta ao Japão. A polícia da província de Fukuoka o prenderá quando ele chegar ao Japão.

O Departamento de Imigração das Filipinas prendeu Hoshino, de 27 anos, sob custódia em 7 de Julho.

A polícia também prendeu outro suposto indivíduo relacionado ao Mangamura chamado Wataru Adachi (37 anos de idade) em 10 de Agosto, além de dois outros indivíduos: um homem de 26 anos chamado Kōta Fujisaki e uma mulher de 24 anos chamada Shiho Itō, que ambos eram amigos de Hoshino. Fujisaki recentemente se declarou culpado, enquanto Itō se declarou inocente em sua acusação no início deste mês.

O site de Mangamura foi lançado em 2016. As autoridades japonesas revelaram em Maio de 2018 que estavam investigando ativamente Mangamura depois que Kodansha e outros editores entraram com queixas criminais nos departamentos de polícia no verão até o outono de 2017. As editoras KadokawaKodanshaShueishaShogakukanSquare Enix e Hakusensha estão atualmente considerando ação civil para recuperar danos sofridos pelos autores e editores.

O governo japonês oficialmente pediu provedores de internet no Japão para bloquear o acesso a três sites piratas manga incluindo Mangamura em Abril de 2018. O Mangamura em seguida, tornou-se inacessível em 17 de Abril de 2018. No entanto, o Asahi Shimbun informou no mesmo dia que o site não foi desligado devido ao bloqueio de sites de provedores de serviços da Internet. Segundo a fonte do jornal de um provedor de serviços, a ação não poderia ter sido executada por ninguém além dos administradores do site.

A solicitação do governo japonês pediu aos fornecedores que voluntariamente bloqueassem o acesso, mas o governo planejou criar uma nova legislação em 2019 para expandir o escopo do bloqueio de sites. Atualmente, a lei de bloqueio de sites é aplicável apenas à pornografia infantil.

De acordo com a CODA (Content Overseas Distribution Association) do Japão, entre Setembro de 2017 e Fevereiro de 2018, os usuários acessaram Mangamura cerca de 620 milhões de vezes. A associação estimou que isso causou 319,2 bilhões de ienes (cerca de US$ 2,92 bilhões) em danos aos detentores de direitos autorais no Japão durante esse período.


RIZE: Quem é mesmo que está ai acessando sites piratas? Estamos de olho. (Anime: Gochuumon wa Usagi Desu Ka?)

 Como eu disse em matérias anteriores sobre esse assunto, se a pirataria vai ter fim, já não tem como sabermos. Vale lembrar que recentemente tivemos algumas ações vindas por parte do grupo NTT e o Comitê Anti-Pirataria japonês em alguns sites hospedados no ocidente como Anitube, MioMio, entre outros e, que tinham muitos acessos vindos por internautas do próprio Japão. Alguns sites foram descontinuados de vez, mas aqui do Brasil teve o efeito de “fechou 1, abriu 2 ou mais”.

Talvez outra coisa que poderia ajudar é o governo japonês se tornar um pouco mais flexível em alguns pontos e tentar tirar aquela faixada de que obras do Japão são produzidas para japoneses. Embora hoje se tornou comum a vinda de obras originais como mangás, novels, games e licenças de animes em sites de streaming legais e mais recentemente na TV, por outro lado, ainda é algo bem pequeno perto de muitas coisas que estão presentes nos sites alternativos e não tem nos sites legais como, por exemplo, muitos filmes e várias séries mais antigas que fizeram sucesso.

Vamos ficar de olho e ver o que vai rolar nesses próximos movimentos que serão feitos lá no Japão e o que pode mudar aqui no ocidente, principalmente aqui no Brasil.


Por enquanto isso é tudo, mas a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fonte: TBS NewsNHK News Web via ANN

– Leia mais sobre Mangás aqui no Anime Xis!

– Mais notícias de animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Conhece nosso Canal no Youtube?

Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!