[Triste Notícia] Morre o criador prolífico de mangás, Hideo Azuma

Morreu no dia 13 de Outubro o mangaká Hideo Azuma devido a um câncer de esôfago aos 69 anos. A família fez um funeral privado. Azuma fez diversos mangás desde sua estreia na área, em 1969. Entre seus mangás mais notáveis, estão Olympus no Poron e Nanako SOS, ambos inspirando animações nos anos 80. Seu trabalho é geralmente considerado relevante para a criação da estética atual de “moe” e “lolicon” (embora ele não desenhava esse tipo de obra).

Em 2005, ele escreveu um mangá auto-biográfico, chamado Disappearance Diary. no qual contava diversos anos que passou como morador de rua, operário servil e também se recuperando de vício em álcool. Em 2013, ele escreveu Disappearance Diary 2: The Ward for Alcoholics, já mais voltado para a questão do álcool em sua vida.

Disappearance Diary ganhou um prêmio pelo Osamu Tezuka Cultural Awards, prestigiada premiação japonesa de mangás, em 2006. Ele também foi nomeado para o Ignatz Award com esta obra, sendo o primeiro autor japonês indicado ao prêmio. Em 2008, também foi nomeado para o Angouleme International Comics Festival, premiação francesa de quadrinhos. No inicio deste mês, o mangá recebeu o prêmio Gran Guinigi, na categoria Riscoperta di un’opera (“trabalho redescoberto) na Itália.

Nós da Equipe Anime Xis lamentamos o falecimento do mangaká Hideo Azuma e deixamos aqui nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs.

Fontes: Sankei News via ANN

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!