fbpx
25 de setembro de 2021

Anime Xis

Notícias de Animes, Eventos, Reviews, Artigos, Podcast e muito mais!

Oscar 2020 tem mudanças na votação da categoria de Melhor Longa Internacional

Todos os membros elegíveis da Academia do Oscar agora podem votar nos cinco últimos indicados da categoria. Filme anime Tenki no Ko é o representante do Japão.

OscarA Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, já tinha alterado o nome da categoria Melhor Filme em Língua Estrangeiro para Melhor Filme Internacional (que é chamada popularmente de melhor filme estrangeiro aqui no Brasil). Agora temos uma nova mudança na dinâmica dessa indicação: todos os eleitores da Academia poderão escolher os indicados ao prêmio.

Até o ano passado, um comitê era responsável por fazer uma lista prévia de nove filmes entre todos os inscritos na categoria e depois definir a lista dos cinco finalistas. Um carta enviada a todos os membros da Academia agora indica que será uma lista de dez filmes pré-selecionados – sete dos quais serão selecionados no comitê e três deles serão “salvos” pelo comitê executivo.

Os filmes dessa lista prévia serão disponibilizados em um sistema de streaming do próprio Oscar com acesso a todos os membros votantes. Aqueles que assistirem a todos os filmes da lista poderão participar da votação para definir os indicados.

As mudanças fazem parte de um projeto para tornar o Oscar mais inclusivo,após as diversas críticas de falta de representatividade nas premiações. Nos últimos anos, a academia também passou a convidar muito mais membros, principalmente mulheres, não brancos, e de fora dos Estados Unidos.

Este ano, existem 93 países na disputa pelo melhor filme internacional. Entre nomes que já se destacam estão Parasita, da Coreia do Sul, e Dor e Glória, da Espanha. O filme brasileiro inscrito na premiação foi A Vida Invisível.

O Japão indicou nesta categoria o filme anime de Makoto Shinkai, Tenki no Ko: Weathering With You. Este é o primeiro filme anime apresentado pelo Japão nesta categoria desde Princess Mononoke (Mononoke Hime), de Hayao Miyazaki e Studio Ghibli, em 1998.

– NOTA: Nessa categoria de filmes estrangeiros não tem filmes de produtoras Norte-Americanas (Disney, Warner, etc) e, dependendo de seus concorrentes estrangeiros, logo é uma ótima oportunidade para que um anime volte a ganhar o Oscar e quem sabe não ganha duas de uma vez?! Vamos aguardar!

Além disso, 4 filmes animes foram pré-indicados na categoria de melhor filme de animação:

Children of the Sea (Kaijuu no Kodomo) de Ayumu Watanabe e do Studio 4°C
Wakaokami wa Shougakusei(Okko’s Inn) de Kitaro Kousaka e dos estúdios DLE e Madhouse
Promare de Hiroyuki Imaishi e do estúdio Trigger
Tenki no Ko / Weathering With You de Makoto Shinkai e da CoMix Wave Films

No máximo cinco filmes da lista receberão a indicação. Nem todos os filmes realizaram pelo menos sete dias de exibição em um teatro do condado de Los Angeles para se qualificar para consideração ainda.

Os 5 nomeados serão revelados a 13 de Janeiro de 2020 e a cerimônia de entrega dos Oscar será a 9 de Fevereiro de 2020.

A Academia alterou recentemente as regras de elegibilidade para a categoria Animação de longa-metragem, eliminando a exigência de que oito animações elegíveis tenham lançamentos cinematográficos num único ano civil para a categoria ser ativada. Além disso, a votação de nomeações é aberta automaticamente aos membros do Ramo de Curtas-metragens e Animações.

Em 2018 foram pré-indicados 25 filmes animados sendo nomeado o filme anime Mirai no Mirai de Mamoru Hosoda e do Studio Chizu, porém o grande vencedor do Oscar foi Spider-Man: Into the Spider-Verse.

Por enquanto isso é tudo, mas a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fonte: Deadline

– Leia mais sobre cinema aqui no Anime Xis!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!