Comiket 97: 3 cosplayers são cercadas e constrangidas por fotógrafos no evento

Que os eventos do Japão chamam a atenção no resto do mundo pela sua total organização desde as filas, os espaços para vendas de mercadorias, vendas de alimentos, atendimento ao público e auxilio médico, isso é indiscutivel, mas infelizmente como em qualquer parte do mundo, há alguns engraçadinhos que se aproveitam de alguma situação para levar certa vantagem.

Comic Market, ou Comiket, a maior feira de doujinshis do mundo e como sempre dissemos, possivelmente o maior encontro de cosplays também que está em sua 97ª edição, tem como por tradição receber muitos fotógrafos, tanto profissionais de revistas e sites como amadores, que buscam bons cliques das mais belas cosplayers que participam do evento. Quando aparece algumas cosplayers em destaque, eles se organizam, fazem um grande circulo e as fotografam sempre de maneira muito profissional e muito respeitosa… embora há sim alguns que se aproveitam e pegam aquele ângulo indesejado.

O caso aqui ocorreu no 3º dia do Comiket 97, onde um grupo de três cosplayers customizadas com visuais das personagens da franquia de games e animes Kantai Collection, foi surpreendida pelos fotógrafos que as rodeavam e se aproximaram de maneira eufórica, uma experiência assustadora que felizmente, não teve um final no estilo ‘eroge’.

Aqui uma imagem enquanto tudo aparentemente estava normal e duas elas pousavam para as lentes:

Nana Matsuoka, uma das cosplayers envolvidas, enviou um vídeo do acontecimento no terceiro dia do evento e pediu que as pessoas testemunhassem o “lado escuro do Comiket” (acumulando 1,5 milhões de visualizações em cerca de um dia):

Matsuoka respondeu como ela estava rindo durante o ocorrido (partindo de alguma pergunta que alguns poderiam estar fazendo), dizendo que ela não tinha muita escolha a não ser rir. Explicando o que exatamente ocorreu, a cosplayer afirmou que o cerco formado pelos fotógrafos ao seu redor era considerado muito amplo, então todos os homens de sangue quente tentaram diminuí-lo, mas acabaram chegando muito perto.

Matsuoka descreveu a experiência como um pouco assustadora, mas a equipe de staff veio imediatamente e logo retirou as três garotas; nenhuma das meninas foi ferida ou tocada de maneira inadequada e a cosplayer concluiu afirmando que solicitaria um aumento de pessoal para a próxima vez.

View post on imgur.com


Vale lembrar que já alguns anos atrás, este tipo de ato começou a ser proibido nos Comikets, pois haviam muitos fotógrafos se aproveitando das cosplayers e batendo fotos ângulos indesejaveis. Na edição de inverno de 2014 (Comiket 87), alguns cartazes foram espalhados pela área dos cosplays com um aviso severo denominado “Surround Photography”, que é quando vários fotógrafos cercam alguma cosplayer a fim de tirar fotos de ângulos baixos (Sim! Exatamente isso que você entendeu).

Comiket 87 - advertence

Estes avisos feitos pela organização do Comiket impõem regras e regulamentações mais rigorosas na área dos cosplays para proteger ainda mais as participantes fantasiadas do evento. Esta decisão de fazer isso foi tomada após vários incidentes ocorridos no Comiket 86, realizado em Agosto de 2014, onde o público japonês ficou revoltado com alguns fotógrafos otakus que cercaram várias cosplayers, principalmente as que estavam fantasiadas da personagem Shimakaze (Kantai Collection), para tirarem fotos de ângulos baixos dela:

Comiket 86 - Day 1 - 046

Nota do Editor: Creio que vai ter gente que vai falar “mas também, olha o tamanho das roupas das garotas”… mas isso não significa que pode um ou mais pessoas chegarem e se aproveitar disso, tem que lembrar que alí, apesar das roupas, é uma representação de uma personagem e não que a garota está alí “se oferecendo”. O que tem que mudar não são as roupas das garotas, o aumento do staff no evento ou, se tem ou não que colocar mais placas de advertências, mas sim o comportamento dos homens que lá estão. Isso é chato, triste e constrange as garotas que foram no evento para se divertir, já que este é o real proposito de qualquer evento em qualquer lugar que seja.

Ficou feliz que elas não se machucaram nisso e torço para que elas não se sintam abaladas e, futuramente voltem a realizarem seus cosplays.

O Comiket 97 é realizado de 28 a 31 de Dezembro 2019 no Tokyo Big Sight, na capital japonesa. Continue acompanhando nossas matérias com mais galerias de fotos através deste link.

Já lembrando que o Comiket 98 em 2020 não será realizado no verão japonês por causa dos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020. O evento acontecerá excepcionalmente mais cedo, na Golden Week, de 2 a 5 de Maio. O Comiket 99 acontecerá em Dezembro 2020.

Fonte: Twitter de Nana Matsuoka via SankakuComplex

– Veja outras galerias de Cosplays aqui no Anime Xis!

– Confira outros eventos clicando neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Conhece nosso 
Canal no Youtube?

Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!