O Coronavírus está cancelando animes e eventos?

Não todos, mas neste ano você já esbarrou em vários animes cancelados, sendo realocados para outras temporadas por causa da propagação do Coronavírus(COVID-19). Eventos de anime e outros tipos como Shows de música, teatro, cinema e até novelas também foram temporariamente cancelados para evitar ao máximo da propagação desse que é um dos acontecimentos mais importantes da atualidade mundial, fato este que está afetando diversas camadas da sociedade e com a produção de animes não está sendo diferente. Então vem comigo nesse papo onde você que está em dúvidas pode entender melhor essa situação.

Lembrando que caso você tenha dúvidas de como evitar ao máximo o contágio, vou deixar a imagem abaixo pra facilitar o entendimento maior dessa postagem:

Nota: As atitudes listadas acima servem para prevenir outras doenças também, como a gripe.

A origem do Coronavírus(G1.com):

“O vírus responsável pelo Covid-19 é apontado como uma variação da família coronavírus. Os primeiros foram identificados em meados da década de 1960, de acordo com o Ministério da Saúde.”

“ A OMS emitiu o primeiro alerta para a doença em 31 de dezembro de 2019, depois que autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan, metrópole chinesa com 11 milhões de habitantes, sétima maior cidade da China e a número 42 do mundo. O tamanho é comparável com a cidade de São Paulo, que tem mais de 12 milhões de habitantes.”

Com isso em mente várias empresas, escolas, industrias, comércios, basicamente todos os locais com aglomeração de pessoas estão tomando um novo posicionamento e evitando o máximo possível o contato uns com os outros. Ou seja, pessoas não saindo de casa, diminui drasticamente a mão de obra especializada desde a produção de matéria prima dos produtos empregados até a entrega no produto final(o anime na TV ou Cinema/Eventos).

Como a produção de animes acontece o mesmo, estúdios estão de portas fechadas para evitar novos focos de contaminação e mesmo vários deles que trabalharem no formato de células, onde cada parte de um determinado anime é feita em local e região diferente, ainda sim a aglomeração de pessoas acaba sendo inevitável.

Algumas dessas células estão distribuídas também na China e Coréia do Sul, principais regiões afetadas. Estas células possuem poucos profissionais, mas estes de alguma maneira precisam se deslocar de suas residencias até o trabalho, esse comportamento é um dos principais fatores de risco pois o transporte publico e nas ruas também, em sua grande maioria, possuem… aglomeração de pessoas.

Nos países asiáticos(regiões mais afetadas pelo Coronavírus), eles já possuem medidas sanitárias bem comuns por lá em casos de doenças, não é estranho ver imagens de pessoas e até personagens dos animes usando mascara quando estão doentes, isto é feito para evitar que o doente ou suspeita de doença espalhe germes contaminados para outras pessoas, um fato que ganhou força desde 1918 com o surto da Gripe Espanhola e hoje também é bem visto como educado.

Diante desses fatos animes como: Maou Gakuin no Futekigousha, Re:zero, Infinite Dendrogram, One Piece, Fate/Gran Order: Babylonia, Railgun T e eventos como: Annual Seiyuu Awards, E3 Game Show, TAAF 2020 e o Anime Japan 2020 que provavelmente é o evento  mais esperado e reúne a maioria dos fans japoneses de animes. Todos são alguns exemplos entre os prejudicados tendo sua produção paralisada/adiada para outras datas e temporadas por conta das dificuldades de logística e deslocamentos dos profissionais envolvidos.

“Diante do recente surto do novo coronavírus (COVID-19) e da requisição do governo japonês de cancelar eventos de grande escala, feita em 26 de fevereiro, mas ainda mais pensando na saúde e segurança dos nossos visitantes e todos os envolvidos no evento, decidimos cancelar o AnimeJapan 2020 e o Family Anime Festa 2020.

Sentimos muito por todos os fãs de anime que estavam empolgados com a edição deste ano e todos os grupos envolvidos que se preparavam para o evento, no entanto, a decisão foi tomada para prevenir a proliferação da infecção. Agradecemos a compreensão e cooperação.”

São atitudes séries e conscientes como estas que acabam de alguma maneira evitando que regiões fortemente afetadas deixem o vírus atingirem outras pessoas e localidades.

Estamos longe de encontrar uma definição completa, até o momento em que escrevo esse artigo, mesmo o Brasil tendo casos registrados e sob controle,  a situação não está favorável e temos que ficar atentos principalmente com nosso comportamento diante aos mais prejudicados como no caso de pessoas idosas, crianças e pessoas com saúde fragilizada. O fato de você não apresentar os sintomas, não indica que você não possa ser um condutor do vírus se caso você tenha sido exposto por alguém contaminado.

Várias autoridades e as mentes mais importantes na Saúde Mundial estão estudando meios de se chegar a uma cura, não é momento para desespero e sim de cuidados e muita calma. Seguindo os procedimentos listado pela OMS(Organização Mundial de Saúde) vamos sair dessa pois no fim das contas isso tudo vai passar e poderemos voltar a ficar tranquilos(pelo menos com esse surto), certo?

– Leia mais sobre os Animes da Temporada de Verão 2020 aqui no Anime Xis!

– Mais notícias de Animes, clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!