COMIKET 98 é cancelado devido ao surto de Coronavírus COVID-19

Uma das notícias mais tristes para os criadores e círculos de doujins e cosplayers japoneses, que já era de se esperar que acontecesse, foi confirmada nesta sexta-feira (27/03). A edição de verão do evento bi-anual Comic Market, na qual seria o Comiket 98 foi cancelada pelos seus organizadores devido ao surto de Coronavírus COVID-19 no Japão e em grande parte do mundo. A edição de verão do evento, que na maioria das vezes acontece no mês de Agosto, estava programada para ser realizada durante o feriado da Golden Week no início de Maio devivo ao local, o Tokyo Big Sight, ser usado como centro de imprensa para os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 (que por sua vez foi adiado para 2021).

Os organizadores do Comic Market soltaram uma nova falando a respeito do cancelamento do evento (traduzida da original em japonês):

“O Comic Market 98 (realizado de 2 a 5 de Maio em Tokyo Big Sight) será cancelado para evitar a propagação de novas infecções por Coronavírus (COVID-19). Desde o anúncio no site oficial do Comic Market em 15 de março (https://www.comiket.co.jp/info-a/C98/C98Covid19Notice1.html), observamos atentamente os anúncios do governo de Tóquio e outras áreas relacionadas. Nós tentamos continuar como o planejado., no entanto, como o governo do Japão e o governo metropolitano de Tóquio fizeram nos interromper um mês antes da realização do Comic Market sem a perspectiva de reiniciar o evento em larga escala devido ao fortalecimento e à ampliação de solicitações de auto-restrição para eventos em larga escala etc.,  

Capa do Catálogo do Comiket 98

Como mencionado no anúncio anterior, o Comic Market se baseia na idéia de que “é um” lugar “para expandir as possibilidades de expressão com o objetivo de aceitar e continuar com todos os criadores, principalmente doujinshi”. (https://www.comiket.co.jp/info-c/C86/C86comiketmanual.pdf) É uma decisão difícil cancelar o evento.

 Desde o início do evento, em 1975, o mercado de quadrinhos sofreu uma série de crises devido a vários problemas, como problemas com locais, mas desta vez foi a primeira vez que o próprio Comic Markets teve que ser descontinuado.

 Gostaríamos de agradecer aos participantes e a todos os envolvidos na preparação e cooperação do Comic Market 98 durante esse período. Gostaria de expressar nossos sinceros respeito e apreço pelos esforços dos profissionais de saúde e de outras pessoas que estão enfrentando a nova infecção por coronavírus.

 Há pouco que podemos fazer agora, além de tentar manter o “lugar” do Comic Market, nossos corações estão sempre com vocês. Continuaremos a envidar todos os esforços para continuar o evento o máximo possível, e esperamos que os participantes e as partes interessadas entendam e cooperem.

 Não apenas o evento de venda de doujinshi, incluindo o Comic Market, mas também vários eventos, exposições e eventos de venda diferem em tamanho, região e características.

O Catálogo do Comic Market 98 ainda estará à venda em 11 de Abril e o comitê solicita às pessoas que comprem o catálogo para apoiar o evento no futuro. No entanto, as pulseiras usadas como entrada para o evento não serão mais vendidas no mesmo dia, nem a edição em DVD-ROM do catálogo originalmente prevista para 18 de Abril.

Entre outras informações divulgadas, inclui-se o re-embolso da taxa de participação, das loterias realizadas pelos circulos de doujins durante os dias do evento e também valores de estacionamento para veículos. Além disso, os organizadores citaram a possibilidade de adiar o evento para Julho / Agosto, devido ao adiamento das Olimpíadas de Tokyo para o ano que vêm, na qual seriam as datas realizadas como de costume, mas eles acreditam que o evento poderá não acontecer devido a entrega do Tokyo Big Sight aos organizadores dos jogos, que do mesmo modo põe em evidência a realização da edição de inverno do evento, o Comic Market 99 que está programado para 28 à 31 de Dezembro 2020.

Comiket
Interior de um dos halls do Tokyo Big Sight. Pense que cada mesinha ali é um círculo de doujin diferente. Imagina quanta mercadoria para se comprar lá. Haja cartão de crédito.

O evento bi-anual Comic Market, ou Comiket é realizado desde 1975 e sempre no Tokyo Big Sight em Odaiba, distrito da capital japonesa. Ele é o maior encontro de círculo de doujins (auto-publicações de games, mangás, novels, animes e outras mercadorias) do mundo e também um dos maiores encontros de cosplays. O evento tem por sua tradição ser realizado uma vez no verão (geralmente em Agosto) e no inverno, sendo este nos últimos dias do ano.

Em 2019, devido ao inicio das obras para os jogos olímpicos e uma redução da área dos expositores no local, o Comiket passou a ser realizado de 3 para 4 dias de evento, que recebe em média a cada dia cerca de 170.000 pessoas, num total médio de mais de 550.000 pessoas nos dias em que ele é realizado. A edição de verão deste ano havia sido antecipada para a semana da Golden Week (importante feriado japonês) nos dias 2 à 5 de Maio, devido a realização dos Jogos Olímpicos e Palímpicos de Tokyo 2020.

Comiket - Tokyo Big Sight
E com isso, só nos resta nos contemplarmos com as belissimas luzes do Tokyo Big Sight.

Nota do Editor: Embora seja por um motivo muito sério o cancelamento do Comiket e já era algo de ser esperado que acontecesse, nós por aqui ficamos muito tristes com esta informação, pois embora estamos do outro lado do mundo, é sempre bacana acompanhar este evento, suas novidades, curiosidades e, claro, a enorme quantidade de cosplays que se divertem por lá e exibem belas produções de representar seus personagens preferidos de animes, games, mangás, etc, sempre nos rendendo boas matérias e galerias de fotos de cosplays, com enorme aceitação dos leitores do site. 

Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta a novidades.

Fontes: Comiket – Nota no Site Oficial, Twitter do Comic Market

– Confira outros eventos clicando neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Conhece nosso 
Canal no Youtube?

Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!