Coronavírus causa os cancelamentos da Anime Expo 2020 e San Diego Comic-Con

Assim como aconteceu com diversos eventos no Japão, na Ásia, na Europa, agora dos maiores eventos de cultura pop dos Estados Unidos também são vítimas da nova doença de Coronavírus COVID-19.

Ray Chiang, CEO da The Society for the Promotion of Japanese Animation (SPJA) anunciou na sexta-feira (17/04) que a convenção Anime Expo deste ano foi cancelada devido à situação da doença Coronavírus COVID-19. O evento estava programado para ser realizado nos dias 2 a 5 de Julho em Los Angeles. Chiang declarou:

Com a situação do COVID-19 mudando continuamente, bem como mais restrições em todo o mundo e em nossa cidade anfitriã, Los Angeles, não podemos de boa fé avançar com o evento deste ano. Sabemos que isso afetará todos vocês de maneira diferente e não tomamos essa decisão de ânimo leve.

Chiang acrescentou que os detentores de crachás terão a opção de obter reembolsos ou passar o crachá para o evento do próximo, que está previsto para os dias 2 e 5 de Julho 2021. Ele pediu paciência, pois o processo de reembolso levará tempo. Além disso, os quartos reservados através do ConferenceDirect no bloco oficial do hotel AX serão automaticamente cancelados. Aqueles que reservaram hotéis fora desse serviço precisarão entrar em contato diretamente com o hotel.

Os organizadores da convenção San Diego Comic-Con também anunciaram mais cedo na sexta-feira que o evento deste ano foi cancelado devido a COVID-19 e após as declarações do governador da Califórnia, Gavin Newsom. O evento deste ano foi originalmente agendado para 23 e 26 de Julho no San Diego Convention Center. Os clientes que compraram crachás para a Comic-Con 2020 terão a opção de solicitar um reembolso ou transferir seus crachás para o evento do próximo ano, que será realizado de 22 a 25 de Julho de 2021.

A situação também afeta a renovação da Comic-Con do edifício federal do Balboa Park para a grande inauguração do Museu Comic-Con no verão de 2021. Os organizadores estão reformulando as grandes reformas planejadas do museu, mas não reduzirão a experiência do visitante para a abertura.

Os organizadores da convenção de Colossalcon também anunciaram na sexta-feira que o evento deste ano será adiado de 2 para 6 de Setembro. O evento foi originalmente agendado para os dias 4 e 7 de Junho no Kalahari Resort em Sandusky, Ohio.

Após a proibição nacional da Alemanha de grandes eventos até 31 de Agosto devido a preocupações com a expansão do COVID-19, a feira de games da Gamescom anunciou na quinta-feira (16/04) que cancelou o evento deste ano. Os ingressos para o evento serão reembolsados. Os organizadores revelarão informações nas próximas semanas sobre um evento digital da Gamescom. A Gamescom 2020 estava originalmente programada para acontecer de 25 a 29 de Agosto no Centro de Exposições de Colônia, na Alemanha.

O prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, anunciou na CNN na quarta-feira (15/04) que a cidade pode proibir grandes reuniões até 2021 devido ao COVID-19. Garcetti afirmou que “seria difícil ver” grandes reuniões recomeçarem até que uma vacina ou intervenção farmacêutica esteja disponível, ou até que a imunidade das pessoas se desenvolva.

O governador da Califórnia Newsom havia anunciado em uma coletiva de imprensa na terça-feira (14/04) que grandes eventos na Califórnia em Junho, Julho e Agosto são “improváveis”. Newsom afirmou que a perspectiva de encontros em massa é “insignificante até conseguirmos ter imunidade e… conseguirmos uma vacina”.

Vale lembrar que os Estados Unidos é neste momento o país com o maior número de casos da COVID-19, sendo até o fechamento desta matéria aqui no Anime Xis, 710.272 casos da doença, com 37.175 mortes e 63.510 pessoas recuperadas.

Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fontes: Anime ExpoComic-Con de San Diego , CNN, Siliconera , Colossalcon via ANN – Link 1, Link 2

– Confira outros eventos clicando neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Conhece nosso 
Canal no Youtube?

Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!