Efeitos do Corona: Empresa de papel pede falência após cancelamento do Comiket

Em um momento conturbado em que o mundo vive, onde países que tiveram grandes surtos da pandemia de Coronavírus tentam aos poucos retomar suas atividades e outros que tiveram grandes melhoras, mas após o relaxamento dos decretos de isolamentos sociais viram o número de pessoas contaminadas pela doença subir novamente, o setor econômico é colocado em jogo em várias partes do mundo, pegando em cheio indústrias, comércios, geração de empregos e consequentemente, as pessoas.

Segundo o site Yahoo! News, a empresa de fabricação de papel Kitamura Kamiten pediu falência no Tribunal Distrital de Tóquio em 14 de Maio. As informações foram registradas pela empresa de pesquisa financeira Teikoku Databank.

Comiket - Kitamura Kamitem
Frente da empresa Kitamura Kamiten (imagem via Yahoo! News)

Embora a Kitamura Kamiten tenha lidado com uma grande variedade de trabalhos na fabricação de papel, incluindo os estilos japonês e ocidental, o negócio foi particularmente afetado pelo cancelamento do Comic Market 98 (Comiket 98). A edição de verão da convenção de doujinshi estava originalmente programada para ocorrer de 2 a 5 de Maio, dentro da Golden Week, sendo esta edição antecipada de sua data convencional que seria em Agosto, já que o centro de convenções Tokyo Big Sight seria usado como sede do centro internacional de imprensa durante os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 (adiado para 2021).

Comiket
Capa do Catálogo do Comiket 98

A empresa já estava sofrendo dificuldades financeiras devido ao declínio na demanda por produtos de papel nos últimos anos. Em Fevereiro, a empresa obteve uma receita de 105 milhões de ienes (aproximadamente US$ 975.000), um declínio de um milhão de ienes em relação ao mesmo mês de 2003. A empresa contava com as vendas de doujins impressos (mangás, novels e outras mercadorias de auto-publicação) no Comiket para pagar seus empréstimos, mas os efeitos econômicos que são consequências do Coronavírus COVID-19 causaram um duro golpe nas finanças da empresa e decidiram fechar o negócio em 13 de Maio.

A Kitamura Kamiten foi fundada em 1970. A empresa era especializada na fabricação de papéis de embrulho e capas, além de “washi” ao estilo japonês usado para escrever cartas.

Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fonte: Yahoo! News, Otakomu via ANN

– Confira outros eventos clicando neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no twitter: @Anime_Xis
Conhece nosso 
Canal no Youtube?

Curtam nossa página no Facebook: Anime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!