Sailor Moon Redraw, de onde veio a ‘moda’?

Muitos de vocês já deve ter esbarrado na imagem acompanhada da Tag Sailor Moon Redraw, um desafio bem bacana onde basicamente o artista pega uma cena específica do anime de Sailor Moon e redesenha a sua maneira, podendo viajar muito na ideia soltando a criatividade de modo que gerou alegria e desconforto em vários fans pelo mundo. Mas saiba você que essa ideia não é recente. Vem comigo!

Este que vos escreve ja esbarrou nessa ‘moda’ de redesenhar a Guerreira da Lua várias vezes no ano passado, achei interessante mas que era algo passageiro, como este ano voltou com força e vi muitos questionarem por ai, de onde e como tal moda havia surgido, assistindo a Live do Daniel HDR ART fazendo a sua versão, fiquei mais curioso e resolvi fazer uma pesquisa e trouxe aqui pra vocês o resultado.

A Tag #SailorMoonRedraw apareceu pela primeira em 02 de julho de 2019,  pelas mãos do artista coreano no Twitter @O_NL44 ganhando repercussão meteórica naquele dia.

A imagem vem exatamente do capitulo episódio 36 do anime de Sailor Moon S de 1995, onde aparecem a Sailor Uranu e Sailor Netuno estão presas e Serena/Usagi está caída ao chão depois de tentar impedir o ataque das duas contra a Sailor Saturno que está com a mente dominada.

Com a ideia de um desafio, entre julho e setembro de 2019 vários artistas asiáticos e também ocidentais entraram na brincadeira fazendo diversas artes engraçadas e curiosas, mas somente em agosto que a hashtag foi usada adequadamente para expor melhor a ideia entre os participantes e curiosos com o trabalho do usuário do twitter @Lazoomaiga


De lá pra cá a tag perdeu força até que em maio um alto índice de procura pelo desafio voltou com tudo depois de viralizar entre artistas japoneses, talvez motivado pelo isolamento na tentativa de distrair a cabeça do público não sei(?), mas podemos ver mais uma vez a guerreira da Lua inundar as redes, não só Twitter como Instagram, Facebook e vários sites com galerias.

Alguns artistas abaixo conseguiram mais de 20 mil retweets e  mais de 100 mil curtidas, tal é o nível de criatividade e qualidade de cada um deles com uma cena bem específica do anime.

Mas nem tudo são flores.

O artista Silverjow se diz muito fan da franquia e quis fazer sua arte desafio, mostrando como seria realmente a Sailor Moon com seus traços asiáticos ‘mais parecidos com o real’, isso foi suficiente pra dividir opinião nos comentários e mais uma vez o assunto de Whitewashing veio a tona e para quem não conhece o termo, normalmente é usado para atacar filmes e séries que trocam personagens de uma etnia ou região por ‘branco padrão americano’.

Na minha opinião acho que não foi intencional, como tudo que ganha repercussão forte, sempre surge alguém para fazer questionamentos duvidosos.

Além disso, com esse sucesso, alguns outros artistas resolveram ir  pra bem longe da ideia original causando diversas ‘guerras’ entre as pessoas que afirmam que Usagi não merece ser vista com esses olhos e mesmo apesar de estarmos em 2020, a personagem só tem 14 anos.

O texto acima pede basicamente para não sexualizar as personagens já que elas basicamente são menores de idade. Acho desnecessário seguir por esse lado, temos artes incríveis para serem vistas.

Alguns afirmam que a próxima a entrar nos trends do redraw é a vocaloid Hatsune Miku, mas acho que ela já tem suas poses repetidas bem antes.

Ainda não se sabe o que motivou o artista @O_NL44 a usar especificamente essa cena como inspiração, mas que é algo realmente interessante de se ver isso é, eu mesmo já perdi vários minutos no Instagram e Twitter admirado com o potencial de várias pessoas pelo mundo utilizando um único frame.

Aqui tem algumas de sucesso que também gostei, você ai já tem a sua imagem preferida?

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização!!!

Twitter:  @Anime_Xis 
InstagramAnime_xis 

Conhece nosso Canal no Youtube? 

Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!