Pela 1ª vez, mercado de mídias digitais superou as vendas das mídias físicas no Japão em 2019

A Japan Video Software Association (JVA) e o Digital Entertainment Group Japan (DEG Japan) divulgaram em 27 de Maio o relatório sobre o mercado de vídeo no Japão de Janeiro a Dezembro de 2019. Nele foi revelado que o mercado japonês de vídeo já estava avaliado em um total de 563,8 bilhões ienes (cerca de US$ 5,23 bilhões), um aumento de 0,2% em relação a 2018. O mercado abrange vendas e aluguéis físicos de home-vídeos, além de conteúdo digital pago, incluindo streaming, vendas digitais e aluguéis digitais.

Comparação Digital x Físico:

O ano de 2019 marcou a primeira vez que o conteúdo de vídeo digital pago gerou uma receita anual maior do que as vendas físicas de home-vídeo. O conteúdo de vídeo digital pago totalizou 240,4 bilhões de ienes (cerca de US$ 2,23 bilhões), um aumento de 21% em relação ao ano anterior e a primeira vez que essa categoria subiu acima de 200 bilhões de ienes. A categoria foi de 59,7 bilhões de ienes (cerca de US$ 547 milhões) em 2013 e superou 100 bilhões de ienes pela primeira vez em 2016, com 125,6 bilhões de ienes (cerca de US$ 1,15 bilhão).

Por outro lado, as vendas físicas de home-vídeo foram de 197,6 bilhões de ienes (cerca de US$ 1,811 bilhões), queda de 6,2% em relação ao ano anterior e queda de mais de 30% em relação ao pico de mais de 300 bilhões de ienes em 2007. O mercado de aluguel foi de 125,9 bilhões de ienes (cerca de US$ 1,153 bilhão de ienes), uma queda de 18,4% em relação ao ano anterior. Era cerca de um terço do seu pico de 360,4 bilhões de ienes (cerca de US$ 3,303 bilhões de ienes) em 2007.

Acho que a maior parte das mídias físicas já estão encalhando nas prateleiras das lojas.

Valores no Geral:

O mercado geral de vídeos do Japão estava em declínio até cair para 480,2 bilhões de ienes (cerca de US$ 4,416 bilhões) em 2012. No entanto, o JVA (com a DEG Japão) começou a incluir conteúdo digital pago no relatório em 2013 e registrou um mercado crescente desde então.

Streamings:

O Amazon Prime Video liderou os serviços de streaming de assinatura no Japão em 2019 com 53,5% da base de assinaturas, com a Netflix em segundo lugar em 20,1% e a Hulu Japan em terceiro. Os serviços de streaming Amazon Prime Video e U-NEXT relatam que “animes japoneses” foi a categoria de vídeos mais vistos, enquanto o Netflix e o Hulu relatam o drama no exterior como a categoria mais vista. A categoria “animes japoneses” foi a terceira mais assistida da Netflix.

Conteudo Digital
Bem mais fácil assim, né?

A Associação de Animações Japonesas (AJA) revelou em Abril que o mercado de distribuição de internet para anime em 2018 ultrapassou o mercado de home-vídeo no Japão pela primeira vez desde que a pesquisa sobre distribuição de internet começou há 16 anos. A JVA havia informado em Março que as vendas domésticas de DVDs e discos Blu-ray de animes do Japão para o público em geral, excluindo lançamentos de aluguel, diminuíram 0,8% em relação a 2018.

Lembrando que todos os dados divulgados acima são referentes APENAS o que ocorreu dentro do Japão no período citado.

Nota do editor: Como eu já vinha falando aqui no site e no meu Twitter, a tendência é tudo migrar pro digital e online, onde as coisas são de fácil acesso (é fácil de pagar por elas também) já que na comodidade do próprio smartphone do usuário, ele faz essas compras ou alugam por um períodio, evitando assim de sair de casa para adquirir uma mídia física, ligar um aparelho de DVD/Blu-Ray e por fim, ainda ter que achar espaço para estocar.

Por enquanto isso é tudo e a nossa central de animes continuará atenta para novidades.

Fontes: Site da JVAAnimation Business Journal via ANN 

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