fbpx

Reviews

Aggretsuko: as 3 temporadas da Netflix, OVAs e o Game

| por:

Postado em: #Animes #Games

Aggretsuko: a forma mais criativa de representar a realidade do trabalhador comum. Vale a pena assistir este anime? Já conhece Aggretsuko mobile?

Review

Ficha Técnica

Nome
Aggretsuko
Nomes alternativos
Agressive Retsuko
Plataforma
Netflix
Diretores
Rareko, Yawaraka Sensha
Roteirista
Rarecho
Estúdio
Fanworks
Gêneros
Drama, comédia e musical
Mês/Ano
04/2018
Duração
Aprox 15 min cada
Game
Aggretsuko

Aggretsuko é um anime original da Netflix que tem se destacado pela forma que ele representa a vida de trabalhadores comuns, expondo situações e sentimentos cotidianos que temos que reprimir no mundo dos negócios.

A sinopse do anime é “Frustrada com o emprego, Retsuko, a panda vermelha, encara a luta diária cantando heavy metal em um karaokê depois do expediente”.

A personagem foi criada por “Yeti”, para a empresa da Hello Kitty, a Sanrio, sendo inicialmente apresentada em curtas de animação da Fanworks que foi ao ar na TBS entre abril de 2016 e março de 2018, até que finalmente foi lançada na Netflix, escrita e dirigida por Rarecho (que faz a voz da protagonista quando canta).

Para quem não deseja spoilers, pule até a parte sobre o jogo (indicado pelas bandeiras de spoiler) ou corre ver a série e volta aqui depois!

A opinião geral sobre a série e o jogo estarão no fim da publicação!

Confira o Trailer Oficial:

Agora vamos entrar nos comentários sobre a série.

Atenção, as imagens abaixo e alguns trechos podem um ou mais spoilers.
É por sua conta em risco continuar lendo.
1ª Temporada

A primeira temporada da série é basicamente a apresentação dos personagens centrais e do grande tema que é o abuso no trabalho, sendo assim, todo o contexto gira em torno da vida no escritório. Até hoje acho a primeira temporada a mais viciante, então aproveitem ela muito bem.

É muito fácil se identificar com algum dos personagens e ainda ver neles pessoas com as quais você já teve que conviver, certamente uma representação maravilhosa da vida de um empregado comum.

Retsuko vive sofrendo com a pressão do trabalho que diversas vezes é jogado em suas mãos por sua personalidade boazinha  e certinha (a qual no final a faz entrar em choques de fúria no banheiro ou no Karaokê).

Eu particularmente achei muito bonito como a Retsuko acabou fazendo amizade com a Washimi e a Gori e como elas a aceitaram da forma que ela é.

Ainda nesta temporada Retsuko se apaixona por outro panda vermelho, “o príncipe egoísta”, que na verdade é um grande bobalhão. Tinha esperanças de que ele fosse se tornar menos apático, mas não e exatamente por ser tão distraído o relacionamento não teve salvação.

2ª Temporada
aggretsuko retsuko tadano 2 temporada

Já na segunda temporada a mãe de Retsuko começa a ser um verdadeiro calo no calcanhar, insistindo que a Retsuko deveria se casar, arranjado até mesmo encontros para a filha que não sabe se livrar do autoritarismo da mãe.

Tivemos um personagem que de início foi 20% odiado, Anai. O estagiário novo causou muito, sendo um completo desequilibrado que se defendia com unhas e dentes de uma forma alucinada. Mas a senhorita Kabae foi capaz de lidar com ele (da mesma forma que com seus filhos), mostrando que ela tinha um lado incrível e logo Anai se tornou um membro ativo da equipe.

Em um ato de fuga de sua mãe que não parava de apresentar homens, Retsuko resolve tirar carta e sua mãe apoia. Neste momento ela conhece e se apaixona aos poucos por Tadano, que de início parecia um grande “vagabundo” e então surpreende sendo um gênio da tecnologia.

Confesso que torci muito pelos dois, mas a forma que Tadano tratou o relacionamento fez com que a Retsuko se sufocasse e então, ela com a ajuda de todos os amigos colocou um ponto final na relação.

3ª Temporada

Desta vez o foco não foi o escritório, mas sim coisas como a maturidade, a necessidade de um segundo emprego (ou investimento) e ainda a importância de ser você mesmo.

Ao início já é abordado a questão do vício, onde Retsuko lida com a perda do Tadano com um namorado virtual por Realidade Virtual, gastando mais do que podia e se endividando.

Então, um acidente de carro em um estacionamento lhe causa ainda mais problemas (de início), mas com a sabedoria de Washimi, o problema se torna uma motivação e melhor ainda, o talento de Retsuko é notado pelo Hyoudou que com sua persuasão a faz entrar para a banda de idols underground OTMGirls.

Washimi foi a única a ficar sabendo da vida dupla da Retsuko, que não sabia como se abrir com seus amigos, sendo que estes, juntos (Feneko, Haida, Gori e até mesmo Tadano) acabaram descobrindo tudo e se envolvendo com a situação.

Um ponto interessante foi o foco no Haida, ganhando grande destaque e até o surgimento de uma nova pretendente, Inui, que além de gostar dele, demonstrou ter muito em comum. Mas no fim, Haida não conseguiu se livrar do sentimento que tinha pela Retsuko.

Também foi possível notar que o Tadano percebeu o erro que cometeu com a Retsuko e que ainda gosta dela (isso partiu meu coração) e além disso ele ainda tenta ajudar o amor impossível do Haida por ela.

A banda fez muito sucesso com a adição de Aggretsuko e assim, Retsuko descobriu suas capacidades, mas infelizmente, quando ela finalmente estava confiante, teve que lidar com um fã lunático e o trauma a fez desistir de ser uma estrela, (novamente, Retsuko volta a decisão de continuar a ter sua vida “calma” e normal).


Caro leitor, os spoilers terminam por aqui, 
pode prosseguir com sua leitura tranquilamente.

 

O Jogo

O jogo é oficial e por isso basta procurar por Aggretsuko na play store.

É uma espécie de candy crush sofisticado (e viciante pra quem adora a série) com as bombas sendo os personagens, os poderes serem ativados também por personagens da série e ainda, ao final, a Retsuko cantando seu famoso death metal.

Vale lembrar que os personagens do jogo estão apenas até os da 2ª temporada e não temos informação de quando serão adicionados os pertencentes a 3ª, mas o jogo é atualizado constantemente.

Para quem já jogou garden scape é exatamente a mesma ideia. Você acumula estrelas para reformar o prédio inteiro. No início há 2 temas disponíveis, depois será necessário comprar (com moedas adquiridas no jogo) os próximos temas. Você pode ter até 10 amigos no jogo e o melhor de tudo são as OVAs.

O único defeito do jogo é uma certa instabilidade com a conexão de internet, mas raramente isso causa algum problema.

Opinião Final

A série vale cada minuto assistido! Os defeitos são mínimos (e para mim, nem sequer dignos de nota).

Vale ressaltar que a dublagem em português ficou maravilhosa!

Toda a maturidade abordada em uma animação com a utilização de furries fofinhos causa um contraste muito atrativo, os personagens são criativos e representam a realidade muito bem, além dos temas serem escolhidos de forma perspicaz.

O jogo é para quem curte puzzles e está a fim de curtir um pouquinho de OVAs (maravilhosos) de Aggretsuko enquanto não sai uma nova temporada ou outro episódio especial na Netflix.

  • E você? Assistiu Aggretsuko? Já se entregou ao jogo da série? O que achou do anime? Conte-nos sua experiência.
Aggretsuko – Análise – ptAnime

– Confira outros Reviews produzidos para nosso site clicando aqui!

– Mais notícias de Animes? Clique neste link!

Não perca nenhuma atualização, siga-nos no Twitter@Anime_Xis InstagramAnime_xis
Conhece nosso Canal no Youtube?
Curtam nossa página no FacebookAnime Xis e entrem no nosso Grupo: Anime Xis!

  • Nota

Sobre o autor

Sanyu

Hey ya minna san! Sou uma guria eclética e a cultura asiática está entre minhas favoritas. Sempre em busca de novidades!